TOP SEVEN (11 a 17 de Fevereiro)

CORONEL ENVOLVIDO EM TENTATIVA DE GOLPE É PRESO NO DF

   Bernardo Romão Corrêa Netto (Foto) foi preso, na manhã do domingo (11), ao desembarcar no aeroporto de Brasília. Ele era um dos alvos da operação, deflagrada na semana anterior, que investiga a tentativa de golpe após as eleições presidenciais de 2022. Como o militar estava realizando um curso no Colégio Interamericano de Defesa em Washington, nos Estados Unidos, a prisão temporária só foi cumprida após seu retorno. Do terminal, Corrêa Netto foi levado para o Batalhão da Guarda Presidencial, onde passou por audiência de custódia horas depois. Na audiência, a Justiça converteu a prisão temporária em preventiva. De acordo com a Polícia Federal, o coronel foi responsável por organizar uma reunião no dia 28 de novembro de 2022 para discutir o golpe com as Forças Especiais do Exército. Ele era o assistente do Comando Militar do Sul na época e era o homem de confiança de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

FUNDADORA DO MAGAZINA LUIZA MORRE EM SP

   Luiza Trajano Donato (Foto) morreu de causas naturais, aos 97 anos, na segunda-feira (12), na cidade de Franca. A informação foi divulgada pela família da empresária através de nota. Luiza nasceu em 1926, na cidade de Cristais Paulista, no interior de São Paulo, e começou a vida profissional como vendedora. Em 1956 conheceu o marido, José Donato, que era um caixeiro-viajante. Juntos, ele adquiriram uma loja de presentes na cidade de Franca, que foi batizada como "A Cristaleira". Um tempo depois, foi rebatizada como "Magazine Luiza". Como a empresária não tinha filhos, transferiu o controle do negócio para a sobrinha, Luzia Helena Trajano, em 1990. A partir de então, a Magazine se tornou uma das maiores varejistas do país, com lojas espalhadas por todo o Brasil. O corpo de Luiza Donato foi enterrado no Cemitério da Saudade, em Franca.

ESCOLAS DE SAMBA CELEBRAM CAMPEÃS EM SP E NO RJ

   Levando para a avenida o enredo "Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país", a Mocidade Alegre (Foto) conquistou o 12º título da sua história (o segundo consecutivo) na tarde da terça-feira (13). Ao final da apuração no Sambódromo do Anhembi, a escola de samba da zona norte de São Paulo somou 270 pontos e empatou com a Dragões da Real. O quesito "Harmonia" foi utilizado como critério de desempate e deu a vitória a Mocidade, que também já levantou o troféu em 1971, 1972, 1973, 1980, 2004, 2007, 2009, 2012, 2013 e 2014. Além da bicampeã, Dragões da Real (270 pontos), Acadêmicos do Tatuapé (269,8), Gaviões da Fiel (269,6), Mancha Verde (269,6) e Império de Casa Verde (269,6) voltam ao sambódromo no sábado (17) para o desfile das campeãs. Nas 13ª e 14ª colocações, Tom Maior e Independente Tricolor, respectivamente, foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 1 de 2025.

   Na quarta-feira (14), a festa foi da Unidos do Viradouro. Na apuração dos nove quesitos, realizada na Cidade do Samba, a escola somou 270 pontos, seguida por Imperatriz Leopoldinense (269,3), Grande Rio (269,2), Salgueiro (269), Portela (268,9) e Vila Isabel (268,8). As seis escolas voltam à avenida neste sábado para o "Desfile das Campeãs". A Viradouro foi a última agremiação a passar pela Marquês de Sapucaí e levou para a avenida o enredo "Arroboboi, Dangbé", que exaltava as guerreiras africanas voduns. Este foi o terceiro título da escola no Grupo Especial (Já havia vencido em 1997 e 2020). Última colocada na apuração, a Unidos do Porto da Pedra somou 264,9 pontos e foi rebaixada para a Série Ouro (Grupo de Acesso 1) de 2025.

DUPLA FOGE DE PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA NO RN

   Rogério da Silva Mendonça, o "Tatu", e Deibson Cabral do Nascimento, o "Deisinho", fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró na quarta-feira (14). De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, ambos estavam na penitenciária desde 27 de setembro de 2023. A unidade foi inaugurada em 2009 e conta com 12 celas, que juntas comportam cerca de 200 presos. Os dois fugitivos haviam participado da rebelião ocorrida em julho do ano passado no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves. O motim resultou na morte de cinco detentos. Rogério tem vasta ficha criminal e começou a cumprir a pena no Acre. Ele é apontado como membro da facção criminosa "Comando Vermelho", assim com Deibson, que estava preso desde 2015 e responde por crimes como assaltos, furtos, roubos, homicídio e latrocínio. As primeiras investigações apontaram que a dupla deixou o complexo pelo teto das celas e câmeras registraram a fuga por volta das 3h. As faltas só foram sentidas duas horas depois. Foi a primeira vez que uma penitenciária de segurança máxima do Brasil registrou a fuga de detentos. Cerca de 300 agentes trabalham nas buscas e contam com a ajuda de helicópteros e drones.

LULA FALA DE GUERRA E FECHA ACORDOS NO EGITO

   Em seu último dia de viagem oficial ao Egito, na quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o líder egípcio Abdel Fattah al-Sisi (Foto) e fechou acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. No país, o brasileiro também visitou a Liga dos Estados Árabes (LEA), onde discursou para representantes dos países membros e falou sobre as relações políticas e econômico-comerciais entre Brasil e Egito. Durante a viagem, Lula agradeceu o apoio do país durante a retirada de brasileiros da Faixa de Gaza no ápice da guerra travada entre Hamas e Israel desde outubro de 2023. Ele também se colocou a disposição para ajudar nas conversas para encerrar os conflitos e criticou membros do Conselho de Segurança da ONU que fomentam a guerra ao invés de defender a paz. Após concluir a agenda, Lula seguiu para a Etiópia, onde participou da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que reuniu os 55 países do continente africano.

OPOSITOR DE PUTIN MORRE EM PRISÃO DA RÚSSIA

   O serviço penitenciário de Yamalo-Nenets divulgou, na sexta-feira (16), a morte de Alexei Navalny (Foto). De acordo com o comunicado, o opositor de Vladimir Putin passou mal quando realizava uma caminhada. Ele chegou a ser atendido por uma ambulância, mas não resistiu. O ex-advogado e ativista de 47 anos ganhou fama ao fazer oposição ao presidente russo, inclusive com acusações de corrupção. Na década de 2010, Navalny liderou manifestações nas ruas contra o governo de Putin e passou a ser perseguido. Ele anunciou sua candidatura à presidência em 2016, mas foi impedido após ser condenado a 5 anos de prisão pelo crime de fraude. Os problemas de saúde surgiram em 2019, com uma suspeita de envenenamento, enquanto ele estava preso por participar de protestos contrários a Putin. No ano seguinte, na Alemanha, ele passou duas semanas em coma induzido. Após se recuperar do envenenamento, Navalny voltou a ser preso em 2021, foi levado para a unidade que fica no Círculo Polar Ártico e chegou a ser impedido de falar com os advogados em dezembro de 2023.

HOMEM É PRESO APÓS SER ESFAQUEADO NO RS

   Uma agressão à faca, ocorrida no sábado (17), revoltou pessoas que estavam no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Na ocorrência, um motoboy que estava próximo ao restaurante Aurora e sentado em frente a um prédio residencial foi agredido com uma facada por um idoso sem motivo aparente. O ataque foi filmado por testemunhas, que acionaram a Guarda Municipal. De acordo com a pessoa responsável pela filmagem que viralizou nas redes sociais, os agentes trataram agressor e vítima de formas diferentes, acusando os guardas de racismo. O motoboy foi preso supostamente por desacato enquanto o idoso subiu até o apartamento livremente, vestiu uma roupa e também foi levado à delegacia. Segundo moradores da região, o idoso costuma xingar entregadores que aguardam atendimento no restaurante. Após cinco horas detido, o motoboy foi liberado. O agressor deixou a delegacia depois de prestar depoimento e o caso foi registrado como "agressão". A Corregedoria da Brigada Militar vai apurar a conduta dos agentes.    

Fontes: Ig, Terra, Uol, O Globo.

Fotos: Bernardo Romão Corrêa Netto (Reprodução); Luiza Trajano Donato (Divulgação / Magazine Luiza); Mocidade Alegre e Viradouro (Extraídas do site "Carnavalesco"); Lula e Abdel Fattah al-Sisi (Ricardo Stuckert / PR); Alexei Nalvany (Divulgação / Sundance Institute).

Comentários