TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (24 a 30 de Junho)

TOCANTINS ESCOLHE NOVO GOVERNADOR

   Cerca de 1,5 milhão de eleitores voltaram às urnas, no domingo (24), para escolher o novo governador do estado, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar os mandatos de Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lélis (PV). Governador e Vice deixaram os cargos em abril e uma primeira eleição foi realizada 3 de junho. Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR) disputam o pleito. O primeiro conseguiu 30,3% dos votos no primeiro turno, enquanto Vicentinho recebeu 22,2%. Além de Tocantins, outras sete cidades espalhadas por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará também tiveram o segundo turno das eleições suplementares para prefeitos e vice-prefeitos. Ao término da apuração, Mauro Carlesse (Foto) foi eleito com 75,14% dos votos e cumprirá o mandato-tampão até 31 de dezembro. Vicentinho Alves teve 24,86%.

DEFESA DE LULA PEDE "RECONSIDERAÇÃO" AO STF

   Os advogados de defesa do ex-presidente Lula entrou com um recurso, na segunda-feira (25), contra a decisão do ministro Edson Fachin, que retirou a análise de um pedido de habeas corpus da pauta do Supremo Tribunal Federal. O pedido de liberdade seria analisado pela segunda turma do STF na sessão do dia seguinte. Segundo Fachin, que retirou o julgamento do recurso três dias antes, o pedido de liberdade havia sido prejudicado pela decisão de TRF-4 de negar que Lula recorresse ao Supremo contra a condenação no caso do triplex do Guarujá. O ex-presidente cumpre em regime fechado a pena de 12 anos e 1 mês, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, desde o dia 7 de abril. Fachin remeteu o pedido ao plenário do STF.

SEGUNDA TURMA DO STF MANDA SOLTAR JOSÉ DIRCEU

   Condenado a 30 anos e 9 meses pelo TRF-4, José Dirceu, que atualmente cumpre a pena no Presídio da Papuda, em Brasília, ganhou o direito de aguardar o julgamento de recursos em liberdade, na terça-feira (26). O ex-ministro foi beneficiado com a decisão de 3 magistrados da Segunda Turma do Supremo Tribunal federal (Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandovski). Apenas Edson Fachin foi contra a liberdade de Dirceu. Celso de Melo não esteve presente e não votou. Toffoli, o relator do processo, alegou "plausibilidade jurídica" para conceder o benefício, em caráter liminar. É provável que a pena seja reduzida nas instâncias em que a defesa ainda possa recorrer, caso do STJ e do plenário do STF. A Procuradoria-Geral da República se posicionou contra a decisão, citando a decisão do próprio Supremo, que autoriza a prisão após condenação na segunda instância. O petista deixou o presídio na madrugada seguinte.

PAI DE MICHAEL JACKSON MORRE NOS EUA

   O empresário musical Joe Jackson (Foto) morreu, aos 89 anos, na quarta-feira (27), em um hospital de Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele estava internado há cerca de 1 mês, em tratamento de um câncer no pâncreas em estado terminal. Desde 2015, Jackson sofria com problemas de saúde, como derrame e ataques cardíacos, e chegou a ficar internado em São Paulo por 8 dias, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Joseph Walter Jackson foi o responsável pelo aparecimento do "The Jackson 5" e o sucesso global do grupo integrado por cinco dos dez filhos. Joe ficou conhecido por acusações de maus-tratos durante os ensaios dos garotos. A maior parte delas foram feitas por Michael Jackson, o mais bem sucedido da família. Janet Jackson foi outra filha a destacar no mundo artístico.

ATAQUE DEIXA CINCO MORTOS NOS EUA

   Um novo atirador atacou, na tarde da quinta-feira (28), funcionários na redação do jornal "Capital Gazette", da cidade de Annapolis, capital do estado de Maryland, nos Estados Unidos. No total, 5 pessoas morreram e 3 ficaram feridas. O suspeito foi preso e passou por interrogatório. O pedido de ajuda a Polícia partiu de um estagiário do periódico, de propriedade do Grupo de Mídia "Baltimore Sun". Após o ataque, a Polícia realizou uma inspeção a procura de possíveis explosivos, mas nada foi encontrado. O homem portava uma mochila e a espingarda utilizada no atentado. Os motivos serão investigados. Jarrod W. Ramos, de 38 anos, movia uma ação judicial contra o jornal desde 2011, por uma acusação de assédio sexual.

STF VALIDA FIM DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

   A votação sobre a constitucionalidade da contribuição sindical obrigatória, questionada por um conjunto de 20 ações, que deixou de ser norma na Reforma Trabalhista aprovada em 2017 pelo Congresso Nacional, foi concluída na sexta-feira (29). Por 6 votos a 3, os ministros decidiram que o trabalhador pode optar pela contribuição, como prevê as mudanças em vigor desde novembro. Votaram a favor da norma os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Melo, Gilmar Mendes e a presidente do STF, Cármen Lúcia. O relator das ações julgadas, Edson Fachin, deu parecer favorável a obrigatoriedade da cobrança. Rosa Weber e Dias Toffoli seguiram o relator. Ricardo Lewandovski e Celso de Mello não participaram do julgamento.

MILHARES PROTESTAM CONTRA SEPARAÇÃO DE IMIGRANTES NOS EUA

   Moradores de cerca de 700 cidades participaram de uma manifestação, no sábado (30), contra a separação de imigrantes e os filhos que entravam ilegalmente nos Estados Unidos. Os protestos aconteceram uma semana após o presidente Donald Trump assinar uma resolução que impedia que crianças fossem separadas de seus pais e colocadas em abrigos. Só na capital do país, Washington, cerca de 30 mil pessoas participaram da marcha. Políticos e personalidades também protestaram contra medida de "Tolerância Zero", que prevê o processo de imigrantes que entram ilegalmente em solo norte-americano.

Fontes: G1, Uol, O Globo, Folha de São Paulo.
Fotos: Mauro Carlesse (Extraída do site "Norte do Tocantins"); Joe Jackson (WEEN.com).

Comentários