TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (6 a 12 de Maio)

AUTORIDADES PEDEM RETIRADA DE HAVAIANOS POR VULCÃO

   O avanço dos danos causados pela erupção do vulcão Kilauea fez autoridade do Havaí pedirem que moradores deixassem suas casas, no domingo (6), nos Estados Unidos. A nova fissura se abriu na área de Leilane Estates, a cerca de 20 quilômetros do vulcão e destruiu casas. Além do fluxo de lava, a emissão de gases, como o dióxido de enxofre, foram determinantes para a evacuação da área, já que pode provocar mortes. Desde que o vulcão entrou em atividade, três dias antes, 26 casas foram destruídas e mais de 1.500 pessoas tiveram de deixar suas residências. A Defesa Civil do Havaí não registrou mortos, feridos nem grandes danos causados pelo Kilauea.

MINISTRO DO STF PRORROGA INVESTIGAÇÃO SOBRE TEMER

   Luis Roberto Barroso prorrogou, na segunda-feira (7), o inquérito que investiga se o presidente Michel Temer beneficiou empresas com o "Decreto dos Portos" em troca do pagamento de propina. O tempo de investigação foi prorrogado por mais 60 dias e deverá confirmar se houve ilegalidade na concepção do documento, assinado pelo presidente em maio de 2017. No mesmo dia, Barroso também negou o arquivamento do processo, que havia sido pedido pela defesa de Temer. Além do presidente, outras pessoas são envolvidas no esquema, entre ela, o coronel João batista Lima, preso no ano passado durante operação derivada do inquérito. O recebimento de propina por Temer, pago por empresas que atuam no Porto de Santos, é investigado desde 2004. 

IRMÃOS DEPUTADOS VIRAM RÉUS POR BUNKER de R$ 51 MILHÕES

   Por unanimidade, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal tornou os irmãos Geddel Vieira Lima e Lúcio Vieira Lima, ambos do MDB da Bahia, réus no processo que envolve o bunker de R$ 51 milhões descoberto em um apartamento em Salvador, em 2017. A decisão foi proferida na terça-feira (8), apesar das tentativas da defesa em afirmar que o dinheiro não pertencia aos irmãos parlamentares. Também foram indiciados, pelo crime de Lavagem de Dinheiro, a mãe dos políticos, Marluce Vieira Lima, o assessor parlamentar Job Ribeiro Bandão e o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho. No processo, apenas o Gustavo Pedreira Ferraz, ex-diretor da Defesa Civil de Salvador, teve a acusação negada. Os ministros também decidiram manter a prisão de Geddel, que está na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

VEREADOR NEGA ENVOLVIMENTO EM MORTE DE MARIELLE NO RJ

   Marcello Siciliano (PHS/RJ - Foto) se defendeu da acusação de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco durante entrevista coletiva na quarta-feira (9), no Rio de Janeiro. A acusação foi feita por uma testemunha e relatada em reportagem do jornal "O Globo" no dia anterior. Segundo a pessoa, que não teve a identidade revelada, o plano do atentado foi feito por Siciliano e pelo ex-PM Orlando Oliveira de Araújo, chefe de uma das milícias que estavam sendo prejudicadas pelos projetos sociais da vereadora do PSOL na Zona Oeste do Rio. A ordem do assassinato teria saído de dentro do presídio de Bangu 9. Além de Marielle, que foi atingida por quatro tiros na cabeça, o motorista dela, Anderson Gomes, também terminou morto. Só a assessora da vereadora sobreviveu ao ataque, ocorrido no dia 14 de março. Sicialiano também negou que um colaborador seu, Carlos Alexandre, morto dois dias depois do seu primeiro depoimento, em abril, tenha sido alvo de "Queima de Arquivo". 

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA CRIMES CIBERNÉRTICOS

   Sessenta mandados de prisão e oito de busca e apreensão foram cumpridos, na quinta-feira (10), nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Santa Maria, Vila Velha e Recife. Os alvos da operação "Bravata", são acusados de crimes cometidos no ambiente online da internet. Entre os presos, está Marcelo Mello, que já foi condenado por crimes cibernéticos. Além de propagar conteúdos racistas, ele incentivava pessoas a fazerem o mesmo. Todos os investigados serão denunciados pelos crimes de associação criminosa, ameaça, incitação ao crime e racismo. No total, 60 agentes da PF participaram da ação, que investiga casos em que os alvos propagam intolerância em sites e fóruns de internet. Os investigados também incentivavam crimes como estupro, assassinatos e terrorismo. Todos os presos ficarão a disposição da Justiça.

POLÍCIA RECONSTITUI ASSASSINATO DE VEREADORA NO RJ

   A reconstituição do atentado que matou a vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março, foi realizada pela Polícia Civil na madrugada da sexta-feira (11), no bairro do Estácio, região central do Rio de Janeiro. Cerca de 200 homens do Exército e da Polícia Militar deram apoio a ação, que durou 5 horas. Agentes da CET e da Guarda Municipal interditaram as principais vias do trajeto feito pela vereadora no dia do crime. Além dos agentes, quatro testemunhas acompanharam o passo a passo. Para o momento dos disparos, foram utilizadas munições verdadeiras. A ideia era que as testemunhas pudessem reconhecer, através dos sons dos tiros, o armamento utilizado nos assassinatos. Ao término da reconstituição, o trânsito na região foi liberado. O delegado do caso, Giniton Lages, não se pronunciou sobre os próximos passos da investigação, que segue com a Delegacia de Homicídios da Capital. 

ATAQUE DEIXA UM MORTO E QUATRO FERIDOS NA FRANÇA

   Um homem atacou pessoas a faca, no sábado (12), em Paris, na França. O atentado deixou uma pessoa morta e outras quatro feridas. Em seguida, o autor do ataque foi abatido a tiros pela Polícia local, após tentativas sem sucesso de contê-lo. A investigação do caso ficou a cargo da seção antiterrorista da Promotoria de Paris. No mesmo dia, o presidente do país, Emmanuel Macron lamentou o ocorrido, prestou solidariedade as vítimas e afirmou que não cederá aos terroristas. A resposta aconteceu em uma rede social logo após o grupo radical "Estado Islâmico" reivindicar a autoria do ataque.  

Fontes: G1, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Agência Brasil, Extra, Exame.
Fotos: Marcelo Siciliano (Tomaz Silva / Agência Brasil).

Comentários