TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (29 de Abril a 5 de Maio)

MORTOS EM CHACINA SÃO ENTERRADOS NO RJ

   O corpo das cinco pessoas mortas em chacina na Favela Vila Operário foram enterradas, no domingo (29), no Rio de Janeiro. A comunidade que fica em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi surpreendida com um grupo de criminosos, que invadiu as ruas da localidade disparando tiros. No total, Três homens e duas mulheres foram atingidos quando saiam de um baile funk que acontecia na Praça Governador Paulo Torres. Os enterros aconteceram no Cemitério Nossa Senhora das Graças, próximo ao local do crime. Morreram Rosângela Ribeiro, de 49 anos, Félix Fonseca, de 46, Karla Gomes, 37, Douglas Carneiro, de 35, e Marlon de Souza, de 19 anos. Segundo a Polícia Civil, encarregada pelas investigações, os crimes têm indícios de execução.   

EX-TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA É AFASTADO DE CLUBE

   Fernando de Carvalho Lopes (Foto) foi afastado do Mesc (Movimento de Expansão Social Católica), na segunda-feira (30), após uma enxurrada de denúncias por abusos cometidos contra ginastas. O clube anunciou que Lopes trabalhava apenas administrativamente e sem nenhum cargo ligado a ginástica. A investigação, exibida em uma reportagem um dia antes pelo programa "Fantástico", da Rede Globo, contou com depoimentos de mais de 80 pessoas, entre ginastas e ex-ginastas, e durou quatro meses. A maioria afirmou ter sido vítima de abusos físicos, morais e sexuais pelo ex-técnico da Seleção Brasileira de Ginástica. As investigações apontaram que o comportamento criminoso de Lopes durou cerca de 15 anos, com relatos de abusos entre 2001 e 2016. Ele chegou a ser afastado antes de olimpíadas do Rio, de 2016, após uma denúncia de um atleta menor de idade. Fernando, porém, tem negado as acusações.

PRÉDIO DESABA DURANTE INCÊNDIO NO CENTRO DE SP

   O edifício Wilton Paes de Almeida (Foto), de 24 andares, desabou após mais de uma hora de incêndio, na madrugada da terça-feira (1), no Largo do Paissandu, na região central de São Paulo. O fogo teve início no quinto andar, segundo testemunhas, por uma briga de um dos casais que viviam irregularmente no local. Como existia uma grande quantidade de materiais inflamáveis, o fogo se alastrou rapidamente. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu retirar mais de 400 pessoas. Uma das pessoas que eram socorridas acabou sendo atingida pela estrutura no momento do desabamento e desapareceu entre os escombros. O corpo de Ricardo Pinheiro foi encontrado na sexta-feira. No total, 169 famílias viviam no prédio, antes pertencente a Polícia Federal. Com a queda do edifício, outros prédios do entorno foram evacuados e interditados por risco de danos a estrutura. Bombeiros trabalharam no resfriamento do escombros e deram início às buscas de sobreviventes e corpos.

STF DECIDE SOBRE FIM DO "FORO PRIVILEGIADO"

   Os ministros do Supremo Tribunal Federal retomaram, na quarta-feira (2), o julgamento sobre o "Foro Privilegiado" para deputados e senadores. a apreciação do tema tinha sido suspenso desde novembro de 2017, após um pedido de vista (Mais tempo para estudar o processo) do ministro Dias Toffoli. O julgamento foi concluído com 10 votos a favor de que o parlamentar só seja julgado pelo STF por crimes cometidos durante o mandato ou cometidos em função do mandato. Dos 10 que já votaram, três querem que todos os crimes cometidos após as diplomações sejam julgados pelos corte. O último voto, do ministro Gilmar Mendes, foi proferido na quinta-feira. O magistrado seguiu o voto dos demais, resultando em decisão unânime.

FILHA DO PRESIDENTE DEPÕE SOBRE REFORMA EM CASA

   Por cerca de quatro horas, na quinta-feira (3), Maristela Temer, filha do presidente, prestou depoimento a Polícia Federal com relação a reforma da sua casa. O delegado do caso, Cleyber Malta Lopes, investiga a origem do dinheiro investido no trabalho. Suspeitas de que o investimento teria sido feito com recursos oriundos de propina da JBS são o principal motivo do inquérito. Segundo investigadores, o ex-coronel da Polícia Militar João Batista Lima, amigo de Michel Temer, investiu cerca de R$ 1 milhão na reforma. O arquiteto da obra, Carlos Roberto Pinto, também foi ouvido. Em nota, a defesa de Maristela informou que ela esclareceu os questionamentos da PF e que continuará colaborando com as investigações. No mesmo dia, Temer, que participava em um evento no interior de São Paulo, se irritou ao ser questionado sobre o assunto.

MINISTROS DO STF ENVIAM PROCESSOS À PRIMEIRA INSTÂNCIA

   Um dia após o Supremo Tribunal Federal confirmar o fim do foro privilegiado de deputados e senadores, o ministro Dias Toffoli começou a enviar processos e investigações a juízes de primeira instância na sexta-feira (4). No total, foram seis ações e uma investigação envolvendo parlamentares enviadas para outras esferas da Justiça. Com o fim do foro privilegiado, os magistrados relatores poderão decidir quais processos ficam no STF e quais poderão ser enviados a primeira instância. A expectativa é que cerca de 540 processos deixem de ser julgados pela Suprema corte. Entre os deputados que tiveram processos enviados a primeira instância estão Wladimir Costa (SD-PA) e Alberto Fraga (DEM-DF), que apresentou um recurso contra a condenação por porte ilegal de armas. O crime ocorreu em 2011, antes dele assumir o mandato. 

MAIS DE MIL PESSOAS SÃO PRESAS EM PROTESTOS CONTRA PUTIN

   As manifestações contra a posse do presidente Vladimir Putin terminaram com 1.600 presos na Rússia, no sábado (5). O atual mandatário do país assumirá o novo mandato no dia 7, mas milhares de pessoas foram às ruas fazer oposição a Putin, convocados pelo oposicionista Alexei Navalni. O protesto aconteceu em 27 cidades e a maior parte dos presos, 708, foram detidos na capital do país, Moscou. Alguns foram liberados horas depois. A segurança foi reforçada para evitar tumulto e danos à cidade, às voltas com a proximidade do início da Copa do Mundo, que começa em junho. Navalni foi um dos presos nas manifestações.

Fontes: G1, Glogo Esporte, O Globo, Folha de São Paulo.
Fotos: Fernando de Carvalho Lopes (Itambé Agora); Incêndio (Corpo de Bombeiros de São Paulo).

Comentários