TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (20 a 26 de Maio)

MESMO AFUNDADA EM CRISE, VENEZUELA REELEGE MADURO

    Apesar de não reconhecida por muitas nações, a eleição presidencial foi realizada, no domingo (20), e reelegeu o presidente Nicolás Maduro (Foto) a um novo mandato de 6 anos na Venezuela. Com uma participação baixa nas urnas, apenas 46% do eleitorado, e a falta de grandes nomes da oposição na concorrência, Maduro foi reeleito com 5,8 milhões de votos, cerca de 68% dos válidos. Os outros dois candidatos, Henri Falcón (21%) e Javier Bertucci (11%), denunciaram irregularidades nas eleições e pediram novo pleito. A comunidade internacional também afirmou que não reconhecerá a eleição, que teve a data alterada, por acreditar que o atual presidente "sufoca a democracia" no país. O Brasil foi um dos países que condenaram a eleição, considerada "Ilegítima".

CAMINHONEIROS PROTESTAM POR VALOR DO COMBUSTÍVEL

   Manifestações contra os sucessivos reajustes do diesel foram registradas em pelos menos 16 estados na segunda-feira (21). Os atos aconteceram no início da manhã, paralisando as principais rodovias em seus respectivos estados. Em Pernambuco, os caminhoneiros fecharam a BR-101 Sul, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. Em muitos estados, pneus foram queimados nas vias, impedindo a passagem. O protesto aconteceu no mesmo dia em que a Petrobras anunciou a primeira alta nas refinarias da semana, de 0,97% a partir do dia seguinte. Na semana anterior, foram cinco reajustes seguidos. No acumulado do ano, o valor do diesel já teve alta média de 8%, acima da inflação acumulada no ano, que é de 0,92%, segundo o IBGE. Em reunião no Planalto, no mesmo dia, o governo decidiu cancelar o imposto Cide, reduzindo o valor do diesel nas refinarias, em troca da aprovação no Congresso da reoneração da folha de pagamento para alguns setores da cadeia produtiva. Mesmo assim, os protestos continuaram em todo o país.


ALBERTO DINES MORRE AOS 86 ANOS EM SP

   O jornalista morreu na terça-feira (22), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima de complicações de uma gripe, que acabou se transformando em pneumonia. Ele sofreu uma deficiência respiratória e não resistiu. Alberto Dines (Foto) começou a carreira em 1952, como crítico de cinema da revista "A Cena Muda". Passou por várias publicações, como "Visão", "Manchete", "Fatos e Fotos", entre outras. Também dirigiu jornais como "Folha de São Paulo", "Jornal do Brasil" e "Última Hora". Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-RJ, e por 18 anos, de 1998 a 2016, apresentou o programa "Observatório da Imprensa", em que discutia assuntos relacionados aos veículos de comunicação. O jornalista foi velado e enterrado em São Paulo. Ele deixou a mulher e quatro filhos.

EX-GOVERNADOR SE ENTREGA EM MG

   Eduardo Azeredo se entregou a Polícia, na quarta-feira (23), após ter seu último recurso, contra a condenação no processo do "Mensalão Mineiro", negado por unanimidade pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O ex-governador do estado e ex-presidente do PSDB foi condenado a 20 anos e 1 mês pelos crimes de lavagem de dinheiro e desvio de verbas. O tucano foi acusado pelo Ministério Público de desviar cerca de R$ 3,5 milhões de três estatais mineiras: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) e Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge). O dinheiro teria sido repassado para conta de Marcos Valério e utilizado na campanha de Azeredo a reeleição no Senado nas eleições de 1998. A denúncia é de 2007, quando ele ainda era Senador. Só em 2014, após quatro anos como deputado federal, o processo foi encaminhado a Justiça comum, quando Azeredo deixou o cargo e perdeu o foro privilegiado. O ex-deputado fez exames no IML e foi conduzido ao presídio, onde começará a cumprir pena em regime fechado.

AVIÃO DA FAB CAI: OS DOIS OCUPANTES SE SALVAM

   Uma aeronave da Força Aérea Brasileira caiu, na manhã da quinta-feira (24), no Rio de Janeiro. Uma pane, ocorrida minutos após a decolagem, resultou na queda do avião, modelo F-5 Tiger, pertencente a 1º Grupo de Aviação de Caça. O piloto e o copiloto da aeronave, que fazia um voo de treinamento, conseguiram se ejetar antes da queda, que aconteceu às margens da rodovia Rio-Santos, em uma região desabitada. Os tripulantes foram encaminhados ao Hospital da FAB e uma equipe da corporação ficará responsável para investigar as causas do acidente.   

GOVERNO USA FORÇAS ARMADAS PARA ACABAR GREVE

   No quinto dia de paralisação dos caminhoneiros, o presidente Michel Temer solicitou apoio das Forças Armadas para desobstruir estradas em todo o país, na sexta-feira (25). Na coletiva, realizada no Palácio do Planalto, Temer criticou uma "minoria radical" que não cumpriu um acordo fechado com lideranças, na noite anterior, para suspender a mobilização por 15 dias. O Governo Federal disse ter atendido 12 reivindicações prioritárias dos profissionais para resolver o impasse. Além da extinção do imposto Cide, o governo sinalizou com a redução na cobrança dos impostos PIS/Cofins por tempo determinado. O ato dos caminhoneiros aconteceu em 24 estados e contou com apoio de diversas categorias. O desabastecimento de combustível e alimentos levou caos a diversas cidades do país.

REAL MADRID CONQUISTA 13º TÍTULO DA CHAMPIONS LEAGUE

   O estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, foi palco da final da Liga dos Campeões da UEFA, no sábado (26), entre Real Madrid e Liverpool. A partida teve um primeiro tempo acirrado entre as duas equipes, porém, uma falta cometida por Sérgio Ramos em Mohamed Salah, aos 25 minutos de jogo, tirou o egípcio da partida, que foi substituído por Lallana. Minutos depois, o lateral do Real, Dani Carvajal, sentiu o tornozelo e também deixou o jogo, sendo substituído por Nacho. O primeiro tempo terminou com o empate sem gols entre as equipes. A segunda etapa, porém, teve início com Benzema abrindo o placar para o clube espanhol, aos 5 minutos. Aos 9, Mané deixou tudo igual para o Liverpool. O empate, porém, durou pouco. Bale aumentou a conta para o Real, aos 18 minutos. A falha do goleiros inglês ajudou a fechar o placar em Kiev. Bale chutou aos 38 minutos, após chute forte de Bale. Com a vitória, O Real chegou ao 13º título da competição, a principal da Europa. 

Fontes: G1, O Globo, Ig.
Fotos: Nicolás Maduro (Carlos Jasso / Reuters); Alberto Dines (Divulgação).

Comentários