TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (4 a 10 de Fevereiro)

ESTRUTURA CAI E ESMAGA 25 CARROS NO DF

   Uma laje caiu, na manhã do domingo (4), e causou prejuízos para 25 pessoas, em um prédio residencial da Quadra 210 da Asa Norte, em Brasília. A estrutura, que fica na garagem do condomínio cedeu e atingiu 25 veículos, não houve registro de feridos. As equipes da Defesa Civil estiveram no local é descartaram a possibilidade de desabamento do prédio. Por medida de segurança, a energia e a água do prédio foram cortados, já que no momento do deslizamento, as tubulações de água e esgoto se romperam. Horas depois, o prédio, construído a 40 anos, foi liberado. O trabalho de remoção dos escombros iniciou no dia seguinte ao acidente. Infiltrações na estrutura são apontadas como as causas do desabamento. Durante a semana, outra estrutura caiu no Distrito Federal. Parte de um viaduto desabou atingindo quatro carros na região central da cidade. Ninguém se feriu. A principal via da cidade foi interditada nos dois sentidos.

GOVERNO LANÇA PROJETO-PILOTO DO DNI EM BRASÍLIA

   O Documento Nacional de Identificação (DNI - Foto) foi apresentado, em coletiva realizada na segunda-feira (5), no Palácio do Planalto, em Brasília. O novo documento havia sido sancionado pelo presidente Michel Temer e maio de 2017 e agora entra na fase de testes. Inicialmente, 2 mil servidores do Ministério do Planejamento e do Tribunal Superior Eleitoral farão uso do novo instrumento, mas a expectativa do Governo é de que até julho a população tenha acesso ao dispositivo. Para portar o documento, o cidadão fará a solicitação do documento digital, realizará o cadastramento biométrico e deverá baixar o aplicativo em um telefone ou tablet. Ainda há a ideia de incluir outros documento no dispositivo, além do CPF e o título de eleitor.

MENINA MORRE DURANTE ASSALTO NO RJ

   Emily Sofia, de 3 anos, foi vítima fatal de um assalto na terça-feira (6), em Anchieta, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. O carro com a família da garota foi abordado por um grupo de criminosos, que abriu fogo contra o veículo. Emily e os pais ficaram feridos e foram socorridos. A menina, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu na UPA de Ricardo de Albuquerque. O pai foi atingido nas costas, mas sem gravidade, enquanto a mãe teve ferimentos leves. O grupo fugiu em um carro roubado e o abandonou horas depois. A primeira operação para tentar encontrar os criminoso aconteceu no mesmo dia no Complexo da Pedreira, também na zona norte. As investigações estão sendo realizadas pela Delegacia de Homicídios (DH).

GOVERNO APRESENTA NOVO AJUSTE NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

   O relator da Reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), apresentou as alterações no texto do projeto na quarta-feira (7), em Brasília. Ele afirmou que há uma tendência a flexibilizar pontos da Reforma, porém, a determinação de manter uma idade mínima, de 65 anos para homens e 62 para mulheres, será mantida. O tempo de contribuição mínima para o benefício, porém, foi reduzido de 25 para 15 anos. A ideia é que ao final do período das regras de transição, os trabalhadores do serviço público e privado sejam regidos pelas mesmas regras. A principal mudança foi quanto ao pagamento de pensão para viúvas e viúvos de policiais. Eles deverão receber o valor integral e não uma porcentagem, como estava no texto anterior. A previsão é que a Reforma seja votada no dia 28 de fevereiro. Para aprovar, serão necessários 380 votos favoráveis. 

DEPUTADO É PRESO EM SP

   João Rodrigues (PSD-SC-Foto) foi preso, na quinta-feira (8), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ele estava nos Estados Unidos e havia alterado a passagem de volta, trocando Brasil por Portugal. Ele foi preso dois dias após a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar o cumprimento da pena imediatamente. O deputado foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região a 5 anos e 3 meses de prisão, em regime semiaberto, por crimes da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Licitação ocorridos durante seu mandato de prefeito da cidade de Pinhalzinho, em Santa Catarina. A defesa do parlamentar negou qualquer irregularidade durante o mandato. Ele aguardava a decisão, sobre o cumprimento da pena, em liberdade, contudo, a Procuradoria-Geral da República já havia solicitado o cumprimento da pena por risco de prescrição. Polêmico, Rodrigues já foi flagrado vendo vídeos pornográficos durante sessão na Câmara dos Deputados.

JOGOS DE INVERNO COMEÇAM NA COREIA DO SUL

   A cidade de Pyeongchang foi palco da abertura dos Jogos de Inverno, na sexta-feira (9), na Coreia do Sul. O momento apoteótico aconteceu no momento dos desfiles das delegações, quando os grupos de atletas das Coreias do Norte e do Sul desfilaram juntas e utilizando uma bandeira única. Nem o frio de cerca de 10 graus negativos afastou o público. Outro momento de destaque foi o aperto de mãos entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e a irmã do presidente da Coreia do Norte Kim Jong-un, Kim Yong-nam (Foto). Inteiramente dedicado a passar a mensagem de paz, o evento contou com uma mega estrutura tecnológica. A pira olímpica foi acesa pela patinadora Yuna Kim, campeã olímpica nas olimpíadas de 2014, em Sóchi. 

CARNAVAL COMEÇA EM TODO O BRASIL

   Conhecido com "Sábado de Zé Pereira", o primeiro dia oficial de Carnaval no país começou no sábado (10), com dois dos maiores blocos de rua do país. No Recife, a ruas do centro foram tomadas por mais de 1,5 milhão de foliões, que comemoraram o 40º aniversário do "Galo da Madrugada". No total, cerca de 30 trios elétricos animaram os 9 km de trajeto e as 9 horas de desfile. No Rio de Janeiro, a festa ficou por conta do "Cordão da Bola Preta", que completou 100 anos de desfile levando mais de 1,5 milhão de pessoas às ruas cariocas ao som de marchinhas carnavalescas e sambas. Além do "Cordão", outros 63 blocos desfilaram no Rio. Outra cidade a movimentar milhões de pessoas foi Salvador. Trios e bandas animaram os foliões nos tradicionais circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra/Ondina). Em São Paulo, o dia clareou com o final da primeira noite de desfiles das Escolas de Samba. No total, sete agremiações passaram pelo sambódromo do Anhembi.  

Fontes: G1, Extra, Ig, Correio.
Fotos: DNI (Divulgação / TSE); João Rodrigues (Agência Câmara); Moon Jae-in e Kim Yong-nam (Extraída do site "Ig"). 

Comentários