TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (18 a 24 de Fevereiro)

EXAMES CONFIRMAM MORTE DE LÍDERES DO PCC

   O promotor de Justiça Marcio Sérgio Christino confirmou, no domingo (18), que dois dos corpos encontrados dois dias antes em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, são de líderes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Rogério Jeremias de Simone, o GeGê do Mangue (Foto), e Fabiano Alves de Souza, o Paca, eram fugitivos da Justiça e suspeitos de controlarem o tráfico de drogas do Paraguai. Ambos foram mortos a tiros e facadas, possivelmente por facção rival ou por retaliação do próprio PCC, segundo suspeitas da Polícia. Os corpos estavam em uma área de reserva indígena sem identificação. GeGê era considerado o número 1 da facção ainda em liberdade e havia sido condenado em 2017 a 47 anos, 7 meses e 15 dias de prisão por homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha. Já o Paca estava entre os 6 principais do PCC. A Polícia irá investigar as mortes.

CENTRAIS SINDICAIS PROMOVEM PROTESTOS POR PREVIDÊNCIA

   Grupos liderados por centrais sindicais promoveram protestos em 17 estados, no início da manhã da segunda-feira (19). As pessoas foram às ruas para protestar contra a Reforma da Previdência em tramitação na Câmara dos Deputados. O trasporte público foi afetado em três cidades da Grande São Paulo. Em vários pontos, vias foram fechadas e deixaram o trânsito complicado. Em Sergipe, cerca de 32 mil alunos ficaram sem aula devido ao fechamento de 75 escolas municipais. A emenda constitucional estava prevista para votação na casa no dia 28 e precisaria de 308 votos para ser aprovada, mas o governo decidiu suspender a tramitação até o fim do ano em função da intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro.

CÂMARA E SENADO APROVAM INTERVENÇÃO NO RJ

   Com um placar de 340 votos favoráveis, 72 contrários e 1 abstenção, o decreto de intervenção das Forças Armadas na segurança pública do Rio de Janeiro foi aprovada na madrugada da terça-feira (20), na Câmara dos Deputados em Brasília. A sessão teve início às 20h da noite anterior, quando o quórum mínimo para a votação, de 257 parlamentares, foi atingido. Era necessária maioria simples para a aprovação do decreto, que no mesmo dia seguiu para o Senado. Lá, foi apreciado, votado e aprovado com o placar de 55 votos a favor, 13 contra e 1 abstenção. Apesar de já estar em vigor desde o sábado anterior, a intervenção passou a valer na prática com a aprovação nas duas casas. Essa foi a primeira vez que o Congresso analisa um decreto de intervenção desde a implantação da nova Constituição. A primeira operação das Forças Armadas no estado aconteceu no dia seguinte na penitenciário Milton Dias Moreira, na Baixada Fluminense, durante rebelião, e contou com 250 homens.

WESLEY BATISTA DEIXA A CARCERAGEM DA PF EM SP

   O empresário, um dos donos da J&F, deixou a carceragem da Polícia Federal de São Paulo na madrugada da quarta-feira (21). Ele foi beneficiado pelo habeas corpus concedido pela sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na noite anterior. Tanto Wesley (Foto) quanto Joesley Batista tiveram a prisão substituída por medidas cautelares pelo relator do caso na corte, ministro Rogério Schietti Cruz. A votação final terminou 3 a 2 pela liberdade aos irmãos, no entanto, Joesley seguiu preso por ter um novo mandado de prisão expedido. Wesley foi levado para casa e aguardará o andamento do caso em liberdade. Ambos estavam presos por crimes contra o mercado financeiro.

PF DEFLAGRA 48ª FASE DA OPERAÇÃO "LAVA JATO"

   Equipes da Polícia Federal deflagaram a primeira fase da operação "Lava Jato" de 2018, na quinta-feira (22), no Paraná, e cumpriram cerca de 50 mandados judiciais. A 48ª etapa da operação investiga esquemas de corrupção, fraude a licitações e lavagem de dinheiro na concessão de rodovias no Paraná. No total, 6 pessoas foram presas, entre elas, o diretor-geral do DER/PR, Nelson Leal Júnior. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em outros três estados além do Paraná: Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Carlos Nasser, considerado o braço direito do governador Beto Richa (PSDB) foi alvo de um dos mandados de busca e apreensão. O juiz Sérgio Moro ainda solicitou o bloqueio de cerca de R$ 20 milhões dos investigados.

GOVERNO ANULA NOMEAÇÃO DE CRISTIANE BRASIL

   O decreto que anulou a nomeação de Cristiane Brasil (PTB-RJ-Foto) como ministra do Trabalho foi publicado, na sexta-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU). A desistência aconteceu após vários entraves jurídicos ao longo de dois meses. A deputada teve a posse barrada devido a uma condenação na Justiça do Trabalho. O Governo recorreu várias vezes a Justiça, mas o PTB na última semana sinalizou uma nova indicação. Em nota, dois dias antes, o partido agradeceu o empenho do Governo em manter a nomeação de Brasil e afirmou que deve apresentar um novo nome em breve. Enquanto isso, o advogado Helton Yomura segue como ministro interino da pasta.

TRAFICANTE DE ARMAMENTO É PRESO NOS EUA

   A prisão de Frederik Barbieri, considerado o maior traficante de fuzis dos Estados Unidos para o Brasil, foi confirmada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na manhã do sábado (24). Junto com o homem, que morava na Flórida desde 2010, a Polícia local encontrou uma carga com cerca de 40 fuzis que seriam enviados para o Brasil. Barbieri já responde a outros processos envolvendo o tráfico de armas, inclusive, é apontado como o responsável pela carga apreendida em junho de 2017, no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Na ocasião, a carga avaliada em cerca de R$ 5 milhões continha 70 fuzis e foi a maior apreensão do tipo em 10 anos no país. Por ter vários processos em andamento no Brasil, a Justiça pediu a extradição do homem para que responda pelos crimes. A Justiça norte-americana solicitou documentos e ainda não respondeu ao pedido brasileiro. Estima-se que as principais facções criminosas do Brasil tenha ligação com Frederik.

Fontes: G1, Bol, Ig, Uol.
Fotos: Gegê do Mangue (Divulgação / Veja SP); Wesley Batista (Evaristo Sá / AFP); Cristiane Brasil (Gilmar Felix / Agência Brasil).

Comentários