TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (11 a 17 de Fevereiro)

AVIÃO CAI E MATA SETENTA NA RÚSSIA

   A aeronave da companhia Saratov caiu na região de Moscou, na manhã de domingo (11) e matou 71 pessoas. O serviço de tráfego aéreo do país informou que o avião havia acabado de decolar do aeroporto de Domodedovo, quando perdeu o contato com a torre. Das 71 pessoas mortas no acidente, 65 eram passageiros e as outras 6 eram tripulantes. O voo 6W703 viajava de Moscou para Orsk, que fica a cerca de 1.700 km da capital russa, já na fronteira com o Cazaquistão. A região onde o avião caiu estava coberta de neve e cerca de 180 pessoas trabalharam no resgate dos corpos e dos destroços da aeronave, modelo Antonov AN-148. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a criação de uma comissão para investigar as causas da tragédia, embora o Ministério dos Transportes acredite que as condições climáticas tenham contribuído para o acidente.

TEMER ANUNCIA PLANO PARA CONTROLAR MIGRAÇÃO EM RR

   O presidente Michel Temer visitou Roraima, na segunda-feira (12), e anunciou uma força-tarefa para cuidar da crise migratória no estado. A preocupação é com a quantidade de venezuelanos que fogem do país em função da crise financeira e humanitária que assola a Venezuela. Em encontro com autoridades do estado, no palácio do governo, Temer foi cobrado pela governadora Suely Campos a intensificar a segurança na fronteira com o país governado por Nicolás Maduro. O presidente brasileiro informou que realizará um censo nos próximos dias para saber a quantidade exata de venezuelanos no estado. O trabalho será realizado por um gabinete Federal. A Prefeitura de Boa Vista estima que cerca de 40 mil pessoas estão vivendo em abrigos e praças da cidade. Só em janeiro, 15 venezuelanos pediram refúgio ao estado de Roraima.   

ACADÊMICO DO TATUAPÉ É BI CAMPEÃ DO CARNAVAL DE SP

   Com o enredo "Maranhão, os Tambores vão Ecoar na Terra da Encantaria", a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé (Foto) conquistou o segundo título consecutivo, na terça-feira (13), em São Paulo. A apuração aconteceu no sambódromo do Anhembi e só foi definida na última nota. A agremiação da zona leste teve apenas uma nota 9,9, que foi eliminada pelos critérios de eliminação, valendo assim, nota 10 em todos os quesitos. Chegou a empatar com a Mocidade Alegre, Mancha Verde e Tom Maior, com 270 pontos cada, mas levou a melhor no quesito "Alegoria", utilizado como critério de desempate. O enredo foi assinado pelo carnavalesco Wagner Santos e foi defendido por 3.200 componentes no primeiro dia de desfiles. Acadêmicos do Peruche e Independente Tricolor caíram para o Grupo de Acesso em 2019.

CRITICANDO VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO, BEIJA-FLOR VENCE NO RJ

   A Beija-Flor de Nilópolis (Foto) venceu seu décimo quarto carnaval, na quarta-feira (14), após a apuração dos desfiles do Grupo Especial, ocorrida na Praça da Apoteose da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Levando para a avenida duras críticas a violência contra as minorias e a corrupção na política, o enredo "Monstro é Aquele que não Sabe Amar (Os Filhos Abandonados da Pátria que os Pariu)", levou as mazelas do país e causou comoção nos espectadores, que invadiram a avenida ao término do desfile, e nos jurados. A Paraíso do Tuiuti também destacou os problemas do país, a partir da ótica da escravidão, e conquistou o inédito segundo lugar de sua história. Salgueiro, Portela, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel, na ordem crescente de classificação, também voltam a avenida no sábado, para o Desfile das Campeãs.   

CHUVAS LEVAM CAOS A CIDADES DO RJ

   As fortes tempestades que atingiram o Rio de Janeiro levaram transtornos a população e causaram mortes na madrugada da quinta-feira (15). Quatro mortes foram registradas por deslizamentos e quedas de árvores em várias localidades da cidade. Enchentes causaram transtornos nas principais vias da cidade, inclusive a Avenida Brasil, complicando o trânsito e a circulação de transportes coletivos. Já durante a madrugada, foi decretado o estado de emergência na cidade. Problemas com queda de energia também complicaram a vida dos cariocas, interrompendo a circulação de trens, BRT e VLT. Um trecho da ciclovia Tim Maia, na região de São Conrado, desabou. Em viagem pela Europa, o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, afirmou está acompanhando a situação da cidade.


FAMÍLIAS COMEÇAM A ENTERRAR VÍTIMAS DE ATIRADOR NOS EUA

   Tristeza e revolta marcaram os enterros, na sexta-feira (16), das vítimas de Nikolas Cruz (Foto), de 19 anos, que invadiu a escola do ensino médio Marjory Stoneman Douglas, na Flórida, nos Estados Unidos. O ataque deixou 17 mortos, entre alunos e estudantes da escola, e feriu outras 15, dois dias antes. O episódio fez com que o país retomasse duas discussões: A segurança nas escolas norte-americanas e a epidemia de violência com armas de fogo, assim como sua comercialização. O jovem passou por um primeiro julgamento na quinta-feira, em que foi decidida sua permanência na prisão sem direito a fiança. Ele é acusado por 17 homicídios premeditados. Em entrevista, a defensora pública Melissa McNeill afirmou que Nikolas estava arrependido e triste com o ocorrido. Ele postava a paixão por armas de fogo em redes sociais e havia sido expulso da mesma escola no ano passado por mau comportamento.


MICHEL TEMER SE ENCONTRA COM AUTORIDADES PARA TRATAR DE INTERVENÇÃO NO RJ

   O presidente (Foto) se reuniu com ministros, o governador Luis Fernando Pezão e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, na manhã do sábado (17), no Palácio Guanabara. O encontro discutiu o decreto que estabeleceu a intervenção militar na segurança pública da cidade, assinado um dia antes, em Brasília. Segundo Temer, a intervenção foi costurada entre o governador do estado, Luis Fernando Pezão, e o general Walter Souza Braga Neto, que foi nomeado o interventor. No discurso que seguiu a assinatura do decreto, o presidente afirmou que o crime organizado está em metástase no Rio e que será necessário uma medida extrema para garantir a tranquilidade da população. A situação de insegurança se escancarou durante os dias de Carnaval, com constantes registros de arrastões, roubos a turistas e tiroteios em várias regiões da cidade. Estiveram presentes no ato o governador do Rio, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os ministros da Defesa, Raul Jungmann, da Justiça, Torquato Jardim, e da Fazenda, Henrique Meirelles. Ainda não há data para o início da intervenção. No mesmo dia, começou a especulação de um possível adiamento da intervenção em função da votação da Reforma da Previdência. Implantar a medida causaria o adiamento da votação na Câmara e no Senado até o fim do ano.   

Fontes: G1, Valor Econômico, O Globo, Bol, Reuters.
Fotos: Acadêmico do Tatuapé (Divulgação / Liga Carnaval SP); Beija-Flor (Daniel Pinheiro / Ag News); Nikolas Cruz (Reprodução); Michel Temer (Reprodução / NBR).

Comentários