TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (22 a 28 de Outubro)

SOMÁLIA ANUNCIA PRISÃO DE ENVOLVIDOS EM ATENTADO

   A informação de que quatro suspeitos de participação no ataque que matou 358 pessoas foi dada, no domingo (22), pelo ministro de Segurança da Somália, Islow Dualle. Entre os presos, está o motorista de um dos caminhões-bomba que explodiram e uma pessoa que facilitou a entrada no veículo no local do atentado. Além dos mortos, 228 pessoas ficaram feridas, sendo 122 com gravidade, e 56 seguem desaparecidas há mais de uma semana dos ataques. Os casos mais graves foram levados para outros países, como Turquia, Quênia e Sudão, para receberem tratamentos adequados. Os presos são ligados ao Grupo "Al Shabaad", responsável pelo atentado. Reuniões entre autoridades locais estão sendo realizadas para debater ações e reformas para frear as ações do grupo jihadista, que se filiou ao grupo Al Qaeda, que controla territórios nas regiões centro e sul do país, em 2012.  

TURISTA MORRE APÓS CARRO FURAR BLITZ NO RJ

   Maria Esperança Ruiz Jimenez (Foto), de 67 anos, morreu após ser atingida por um tiro, na segunda-feira (23), na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. Ela estava acompanhada do cunhado, do irmão e do motorista de uma empresa de turismo. O motorista não viu o bloqueio da Polícia e avançou. Os policiais abriram fogo contra o carro, que parou metros adiante. Eles só se deram conta de quem estava no veículo quando fizeram a abordagem. Jimenez ainda foi levada para o Hospital Miguel Couto, na zona sul do Rio, mas não resistiu ao ferimento no pescoço e morreu. A Corregedoria da Polícia Militar e a Divisão de Homicídios da Polícia Civil vão investigar o caso. No mesmo dia e na mesma região, outras três pessoas foram baleadas, sendo dos policiais e um criminoso.

SENADO ARQUIVA NOVO PEDIDO DE CASSAÇÃO DE AÉCIO NEVES

   O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), arquivou, na terça-feira (24), o pedido de cassação do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A representação havia sido feita pelo PT com base nas delações premiadas dos executivos da J&F. Segundo assessores de João Alberto, o parlamentar seguiu a recomendação da Advocacia Geral do Senado. A defesa de Aécio Neves divulgou nota em que reafirma a inocência do tucano nas acusações que alegavam que Aécio havia solicitado dinheiro em troca de benefícios aos executivos da controladora do frigorífico JBS. A decisão aconteceu uma semana após o próprio Senado reintegrar Neves, suspenso das atividades pela primeira turma do STF no fim de setembro. 

CÂMARA ARQUIVA SEGUNDA DENÚNCIA CONTRA TEMER

   Em votação aberta, no início da noite da quarta-feira (25), a Câmara dos Deputados arquivou a segunda denúncia, de organização criminosa e obstrução de Justiça, feita pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. A votação foi mais apertada que a primeira, realizada em agosto, e terminou com 251 votos a favor do arquivamento e 233 contra. O presidente havia sido denunciado junto com os ministros Eliseu Padinha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência. A oposição tentou obstruir os trabalhos e o quórum mínimo de abertura da sessão só foi atingido após cerca de 7 horas. No mesmo dia, Temer foi hospitalizado, após se sentir mal, e liberado pouco antes da decisão.

COMANDANTE DA PM É MORTO EM ATAQUE NO RJ

   Luiz Gustavo de Lima Teixeira morreu após ser atacado a tiros, na quinta-feira (26), na região do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro. Ele tinha 49 anos e era comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar do RJ. Ele e outro PM estavam em um carro descaracterizado quando foram alvos dos tiros. Luiz ainda foi socorrido por companheiros, mas morreu enquanto passava por cirurgia. O outro policial ficou ferido, mas conseguiu sobreviver. Com a morte, o número de policiais executados no estado chegou a 111 só em 2017. Comunidades do entorno foram fechadas para que os policiais fizessem buscas aos criminosos. Em nota, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, afirmou que não vai descansar enquanto não prender os culpados. No dia seguinte, o corpo do policial foi enterrado e um dos acusados foi reconhecido como Matheus do Espírito Santo Severiano, de 22 anos. 

GOVERNO LEILOA BLOCOS DO PRÉ-SAL

   O leilão de 8 blocos do pré-sal aconteceu na sexta-feira (27) e o resultado foi comemorado pelo Governo Federal. Dos blocos postos em questão, dois não tiveram lances, enquanto a Petrobras e consórcios estrangeiros arremataram seis. O acordo foi fechado em regime de partilha, nela, a vencedora do leilão se compromete a ceder um percentual para a União, no caso da Petrobras, que arrematou três blocos, foram oferecidos 80%. Os outros três blocos ficaram com a anglo-holandesa Shell e com a norueguesa Statoil. Enquanto Temer comemorou, analista afirmaram que o regime de partilha é menos vantajoso para o governo.

VICE-PRESIDENTE DA ESPANHA ASSUME COMANDO DA CATALUNHA

   Soraya Santamaría assumiu o comando da Catalunha, no sábado (28), um dia após o ex-presidente, Carles Puigdemont, ser destituído do cargo. Antes de sua vice assumir as rédeas, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, dissolveu o governo e o parlamento catalão, além de agendar novas eleições para dezembro. Todos os líderes foram afastados, inclusive o chefe da Polícia local, por não ter impedido o plebiscito que aprovou a separação da Espanha. Manifestantes a favor e contra a separação tomaram as ruas. Em pesquisa de opinião divulgada no mesmo dia, 46% da população afirmaram não se importar em continuar na Espanha, enquanto. Países condenaram a separação.

Fontes: Bol, G1, Estado de São Paulo, Uol.
Fotos: Maria Esperança Jimenez (Reprodução).

Comentários