TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (7 a 13 de Maio)

EMMANUEL MACRON VENCE ELEIÇÕES NA FRANÇA

   O candidato centrista venceu, por 66,06%, a ultradireitista Marine Le Pen (33,94%) após o segundo turno das eleições presidenciais francesas, no domingo (7). Desta forma, o ex-ministro da economia do país se tornou, aos 39 anos, o mais jovem presidente da França. Ao contrário de Le Pen, ligada aos presidentes Donald Trump e Vladimir Putin, Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron (Foto) sempre defendeu a permanência da França na União Europeia e a ajuda a imigrantes. Na segunda-feira, junto com o atual presidente do país, François Hollande, o eleito participou do seu primeiro evento após a vitória. A transferência de poder deverá ser realizada no dia 14 de maio. 

POLÍCIA IDENTIFICA ENVOLVIDOS EM ESTUPRO COLETIVO NO RJ

   Os agentes da Polícia Civil anunciaram, na segunda-feira (8), que identificaram cinco envolvidos no estupro coletivo de uma adolescente de 12 anos, ocorrido na semana anterior, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A jovem foi abusada por cinco homens, incluindo menores de idade. O crime foi gravado e postado nas redes sociais dias depois. A menina foi ouvida pela Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) e recebeu coquetel para prevenir possíveis doenças sexualmente transmissíveis. A família da vítima foi incluída no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte por precaução, uma vez que teme represálias por ter levado o caso a Polícia. No dia seguinte ao reconhecimento, um dos menores foi apresentado pelos familiares, que temiam represálias do tráfico de drogas caso a Polícia fizesse alguma operação na comunidade.

DESTAQUE DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA SÃO ANALISADOS

   A Comissão que cuida da Reforma da Previdência começou a analisar as 10 propostas de alteração no texto base na terça-feira (9), em Brasília. Só após a análise e aprovação das proposta, o texto segue para votação em dois turnos no plenário da Câmara. Um dos pontos polêmicos mais recentes, o pedido de agentes penitenciários para entrar no grupo de aposentadoria para policiais (Que podem se aposentar a partir dos 55 anos), ficou para ser decidido no plenário. A primeira proposta aprovada decidiu que as causas ligadas a acidentes de trabalho e aposentadoria por invalidez fiquem a cargo da Justiça do Trabalho compartilhada com a Justiça Federal nas esferas estaduais e não só com a Justiça Federal, como queria o relator, Arthur Maia (PPS-BA). O aumento da segurança, depois do episódio em que manifestantes invadiram a Câmara, na semana passada, foi duramente criticada pela oposição.

LULA PRESTA DEPOIMENTO A MORO SOBRE TRIPLEX NO PR

   O ex-presidente chegou a Curitiba em um jato particular na manhã da quarta-feira (10), no Aeroporto Afonso Pena, no Paraná. No local, foi recepcionado por apoiadores (Foto), entre eles, a também ex-presidente Dilma Rousseff. De lá, Lula foi levado para a sede da Polícia Federal, onde ocorreu a audiência. Esta foi a primeira em que o ex-presidente foi ouvido pelo juiz Sérgio Moro desde o início da operação "Lava Jato". Lula prestou esclarecimentos sobre o triplex no Guarujá, que teria sido conseguido em troca de vantagens para empreiteiras em contratos com a Petrobras. Na ação, Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Para o depoimento, um forte esquema de segurança foi montado nos arredores da sede a PF. Antes do depoimento, a defesa de Lula fez três solicitações de adiamento ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ), todos foram negados. No depoimento, que durou cinco horas, Lula se disse inocente das acusações e voltou a negar que o triplex fosse dele.

CORPO DE NELSON XAVIER É CREMADO NO RJ

   O corpo do ator foi velado durante toda a quinta-feira (11), no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. A cerimônia de cremação aconteceu por volta das 16h. Nelson Xavier morreu, na madrugada da quarta-feira, vítima de complicações de um câncer, descoberto há 14 anos. Nascido em São Paulo, Nelson Xavier tinha 75 anos e mais de 50 de carreira, em que alternou entre sucessos na televisão, teatro e cinema. O ator passou os últimos anos de vida vivendo na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Entre os maiores papéis da carreira, se destacam o cangaceiro Lampião, da primeira minissérie exibida pela TV Globo, "Lampião e Maria Bonita", em 1982, e Chico Xavier, no filme homônimo de 2010, revivendo o papel no longa "As Mães de Chico Xavier", no ano seguinte. O ator deixou a mulher, Via Negromonte, e quatro filhos.

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO QUE INVESTIGA FRAUDES NO BNDES

   Agentes da Polícia Federal deflagraram, na manhã da sexta-feira (12), a operação "Bullish", que investiga aportes fraudulentos concedidos ao Grupo JBS pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Os recursos, estimados em R$ 8,1 bilhão, que passarão por tramitação recorde, foram concedidos por meio da subsidiária BNDESPar a partir de junho de 2007, quando uma empresa de consultoria ligada ao ex-parlamentar Antônio Palocci foi contratada. Segundo a investigação, o dinheiro seria utilizado para compra de empresas do segmento frigorífico. No total, foram cumpridos 37 mandados de condução coercitiva (Sendo 30 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo) e 20 de busca e apreensão (14 no Rio e 6 em São Paulo). Entre os alvos da operação estavam Luciano Coutinho, que presidiu o BNDES entre os anos de 2007 e 2016, e os irmãos Wesley e Joesley Batista, responsáveis pela JBS. Joesley estava em viagem aos Estados Unidos e não foi encontrado.

ATAQUE CIBERNÉTICO CONTINUA ATINGINDO PAÍSES NA EUROPA

   Indústrias, escolas e hospitais da China e da Indonésia foram afetados, no sábado (13), pelo grande ataque cibernético ocorrido um dia antes em várias partes do mundo. Os incidentes aconteceram apesar dos danos causados pelo ataque anterior terem perdido forças. Segundo a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), o ataque infectou dezenas de milhares de computadores em pelo menos 100 países. Os maiores danos foram causados no sistema de saúde do Reino Unido. Os hackers enviaram a milhares de máquinas vírus incluídos em anexos que iam desde promoções comerciais a empregos. Em alguns casos, as infecções aconteceram sem nenhuma intervenção de pessoas. A expectativa das agências de segurança é que novos ataques ocorram nos próximos dias ou semanas.

Fontes: El País, EBC, Ig, G1, Uol, O Globo.
Fotos: Emmanuel Macron (Divulgação / Facebook); Lula em Curitiba (Arquivo Pessoal); Nelson Xavier (Renato Rocha Miranda / TV Globo).

Comentários