TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (23 a 29 de Abril)

FRANCESES VÃO ÀS URNAS PARA ESCOLHER NOVO PRESIDENTE

   Em uma das disputas mais acirradas dos últimos anos, 11 candidatos disputaram a preferência do eleitorado francês, durante as eleições presidenciais, no domingo (23). Além de não contar com o ex-presidente Nicolás Sarkozy e com o atual François Hollande, a campanha foi marcada por tensão nos debates e, por fim, com o atentado que deixou dois policiais feridos e um morto. Ao término da votação, a apuração terminou com vitória Emmanuel Macron (23,86%) e Marine Le Pen (21,43%). Ambos deverão disputar o segundo turno da eleição no dia 7 de maio. O resultado tirou do governo dois dos principais partidos do país, o Socialista e o Republicano. Algumas pesquisas realizadas pelo Instituto Ipsos, antes do pleito, simulando um segundo turno, apontaram para a vitória do ex-ministro da economia.

JERRY ADRIANI É ENTERRADO NO RJ

   O corpo do cantor foi velado e sepultado na segunda-feira (24), no Cemitério do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro. Jerry Adriani (Foto), de 70 anos, morreu no domingo (23), em decorrência de complicações causadas por um câncer no pâncreas, descoberto dias antes. Ele estava internado no Hospital Vitória, da Barra da Tijuca, na zona sul do Rio, desde o início do mês. Amigos e parentes lamentaram a morte nas redes sociais.  Jerry Adriani nasceu em 1947, no estado de São Paulo. Em 64 deu início a sua vitoriosa carreira musical, com o disco 'Italianíssimo". Ainda na década de 60, apresentou programas nas Tvs Tupi e Excelsior e ficou conhecido nacionalmente por fazer parte do movimento "Jovem Guarda". Também excursionou pelo cinema e novelas. Atualmente, o cantor estava em turnê comemorativa de 50 anos de carreira. 

PF ANUNCIA PRISÃO DE DEZ ENVOLVIDOS EM MEGA-ASSALTO NO PARAGUAI

   Em entrevista coletiva realizada na tarde da terça-feira (25), a Polícia Federal de Foz do Iguaçu confirmou a prisão de 10 dos 50 envolvidos no mega-assalto a uma transportadora de valores na divisa entre Paraguai e Brasil, na madrugada da segunda-feira. Na investida, o grupo roubou cerca de US$ 40 milhões, segundo informações preliminares. Há a expectativa que o valor seja maior. A Polícia Nacional deu início as investigações no dia do assalto e descobriu a casa onde funcionou a base estratégica dos criminosos. Um tiroteio em Itaipulândia terminou com três mortos e dois feridos, a PF garantiu que os homens tinham envolvimento com o assalto, considerado o maior já praticado no Paraguai. A PF confirmou que foram apreendidos 7 veículos, 2 barcos, fuzis e armamentos variados de grosso calibre.

SENADO APROVA FIM DO FORO PRIVILEGIADO

   Os senadores aprovaram, na noite da quarta-feira (26), a PEC do fim do foro privilegiado para políticos e autoridades. No total, foram 75 votos a favor da proposta e nenhum voto contra. A aprovação em primeiro turno ainda deve ser efetivada em nova votação e depois segue para a Câmara dos Deputados. Se aprovada na casa por 308 dos 513 parlamentares, a PEC vira lei. A analise foi realizada horas após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da casa. Foram excluídos da PEC os presidentes da República, da Câmara e do Senado em exercício de mandato. No mesmo dia, o Senado aprovou a modificação na lei de crime de abuso de autoridade. O texto foi aprovado por 54 senadores e reprovado por 19. A aprovação, porém, só aconteceu após o relator Roberto Requião (PMDB-PE) retirar trechos que intimidariam juízes e investigadores. A proposta também seguirá para análise da Câmara.

REFORMA TRABALHISTA É APROVADA NA CÂMARA

   Com 296 votos a favor e 177 contra, a proposta da Reforma Trabalhista foi aprovada na madrugada da quinta-feira (27), em Brasília. Com a reforma, que ainda deve passar pelo Senado antes de seguir para a sanção presidencial, os acordos entre empresários e representantes dos trabalhadores ganham status de lei. Dos 17 destaque apresentados (Proposta de alteração no texto original), apenas um foi votado, o que estabelece que nos processos trabalhistas, a penhora on-line seja limitada ao valor da dívida que a empresa tem com o funcionário. Os demais pontos foram excluídos, entre eles, o que mantinha a obrigatoriedade da contribuição sindical por três anos, com redução do valor nos três anos seguintes. A votação foi tensa, com protestos ao longo de toda a sessão. 

"GREVE GERAL" TEM ADESÃO EM TODO PAÍS

   A paralisação geral proposta por centrais sindicais suspendeu parte dos serviço públicos em várias capitais do país na sexta-feira (28). Os protestos tiveram como motivo as reformas da previdência e a trabalhista, que, segundo os manifestantes, retira direitos do trabalhador ao propor acordos entre empresários e funcionários. No Rio, os transportes foram afetados e comerciantes fecharam lojas. Em São Paulo, metrôs e ônibus funcionaram parcialmente e houve confronto entre manifestantes e policiais. O rodízio de carros foi suspenso. Em Brasília, houve protesto em frente ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubistcheck. No Recife, vários pontos da cidade foram fechados (Foto). Empresas de ônibus não colocaram os veículos nas ruas e o metrô funcionou parcialmente. O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, classificou a paralisação como "Baderna Generalizada".  

MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE COM ESCOLA DE SAMBA NO RJ

   A radialista Elizabeth Ferreira Jofre, conhecida como Liza Carioca, morreu na manhã do sábado (29), no Hospital Quinta D'or, em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Ela foi uma das vítimas do acidente envolvendo um carro alegórico da escola de samba Paraíso do Tuiuti, no domingo de Carnaval, em fevereiro. Na ocasião, o carro perdeu o controle quando fez a curva de entrada na passarela e imprensou cerca de 20 pessoas contra a grade do setor 1. A radialista teve a bacia esmagada e passou por 10 cirurgias. Tanto a Paraíso do Tuiuti quando a Liga das Escolas de Samba, a Liesa, manifestaram pesar pela morte através de Notas Oficiais. Quatro pessoas da escola de samba foram indiciadas pela Polícia Civil: O diretor de Carnaval, Leandro Azevedo, o diretor de alegoria, Jaime Benevides, o engenheiro Edson Gaspar de Andrade e o motorista Francisco de Assis Lopes. Eles responderão pelo crime de atropelamento envolvendo veículos terrestres, com penas que variam de 6 meses a 2 anos de prisão.  

Fontes: Folha de São Paulo, G1, Uol, Extra.
Fotos: Jerry Adriani (Divulgação); Paralisação no Recife (George Luiz / G News Blog);

Comentários