TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (1 a 7 de Janeiro)

TRAGÉDIA EM FAMÍLIA DURANTE REVEILLON EM SP

   Doze pessoas, sendo sete da mesma família, foram mortas durante uma festa de réveillon, na madrugada do domingo (1), em Campinas, no interior de São Paulo. O ataque foi realizado pelo técnico em laboratório Sidnei Ramos de Araújo, de 46 anos. Ele se matou após o massacre. As primeiras investigações apontam como causa o fato de ele não aceitar a perca da guarda do filho, João Victor, de 8 anos. De todas as vítimas, o garoto foi o único com sinal de execução. Os corpos foram velados na noite do domingo e enterrados na segunda-feira. Todos na região de Campinas. A Polícia mantém a tese de crime premeditado. Em gravações, Sidnei falou do plano de matar todos no Natal, o que não aconteceu. O ataque aconteceu na casa da tia da ex-mulher, Isamara Filier. Já existiam denúncias anteriores contra ele, inclusive, de abuso sexual contra o filho. Com o assassino, foram encontrados uma pistola 9mm e dois carregadores, além de 10 bombas caseiras.

REBELIÃO TERMINA COM CENAS DE TERROR NO AM

   O motim no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, na cidade de Manaus, no Amazonas, foi encerrado na manhã da segunda-feira (2). Segundo o governo estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), foram 17 horas de rebelião que deixaram 55 mortos, metade deles com tiveram as cabeças decapitadas. Uma briga entre facções deu início ao motim, na tarde do dia 1º. Na confusão, 184 pessoas conseguiram fugir. 12 funcionários da unidade foram mantidos reféns. O presídio foi cercado pela Polícia e a aproximação de parentes e imprensa foi proibida. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) deve ficar com as investigações do caso, que ganhou repercussão internacional. Em menos de 24 horas, foram registradas três rebeliões no sistema carcerário de Manaus.

ACIDENTE RODOVIÁRIO MATA SETE PESSOAS NO PR

   Um ônibus que viajava de Foz do Iguaçu para Maringá tombou no quilômetro 207, da BR-158, perto da cidade de Campo Mourão, na madrugada da terça-feira (3), no Paraná. Após bater na alça de acesso à rodovia, o caminhão despencou de um barrando matando 7 dos 41 ocupantes. Segundo as primeiras investigações, o motorista estava em alta velocidade e perdeu o controle do veículo. O Corpo de Bombeiros fez o resgate e os feridos, alguns com gravidade, foram socorridos para hospitais de Campo Mourão.
CORPO DE PIONEIRA DA TV É ENTERRADO EM SP
   O enterro da atriz Vida Alves (Foto), que morreu aos 88 anos, aconteceu no Cemitério do Araçá, em São Paulo, na tarde da quarta-feira (4). Ela passou uma semana internada e teve falência múltipla de órgãos. A atriz marcou época na televisão brasileira ao protagonizar junto com o ator Walter Foster, em 1951, o primeiro beijo da TV, na novela "Sua Vida Me Pertence". Também foi com ela a primeira cena de beijo gay, no Teleteatro "A Calúnia", exibida pela TV Tupi na década de 60. Na história, ela beijava a atriz Géorgia Gomide. Após deixar o veículo, Vida fundou a Associação dos Pioneiros da Televisão (Pró-TV), além de se dedicar ao Museu da Televisão Brasileira.

GOVERNO ANUNCIA PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA

   Após se pronunciar sobre as rebeliões em Manaus, o presidente Michel Temer e o ministro da Defesa, Alexandre Moraes (Foto), anunciaram o "Plano Nacional de Segurança", na quinta-feira (5), em Brasília. O projeto tem três pilares centrais: Redução de homicídios, combate ao tráfico de drogas, armas e ao crime organizado e a modernização e racionalização do sistema penitenciário. A expectativa é que o plano seja colocado em prática a partir de fevereiro. Ainda sobre o massacre em Manaus, o ministro culpou a empresa Umanizzare, responsável pela administração da unidade. Por nota, a empresa se defendeu, afirmando que o comando e a segurança dos presídios cabe a um servidor indicado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

REBELIÃO DEIXA MAIS DE TRINTA MORTOS EM RR

   Mais uma chacina, agora na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima, deixou 33 mortos, na sexta-feira (6). O motim teve início durante a madrugada, quando o efetivo de agentes e menor. 30 dos mortos tiveram as cabeças decapitadas, alguns ainda vivos. Além disso, houve registro de detentos que tiveram órgãos arrancados. Vários vídeos com as ações foram enviados via redes sociais pelos próprios detentos, alguns alegando vingança por mortes de companheiros na rebelião de Manaus. As mortes, segundo as primeiras investigações, seriam uma retaliação do Primeiro Comando da Capital (PCC), contra a facção Família do Norte (FDN), ligada ao Comando Vermelho. O presídio, que tem capacidade para 700 presos, hoje comporta 1.700. O governo estadual investiga como a chacina aconteceu, já que em 2016 houve uma separação de presos ligados as facções. Membros do PCC foram para uma unidade e os do FDN para outra.

AEROPORTO É REABERTO APÓS TIROTEIO NOS EUA

   Os voos comerciais foram retomados às 5h do sábado (7) no Aeroporto Internacional Hollywood, em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos. O terminal estava fechado desde os tiroteios que deixaram cinco pessoas mortas e outras 8 feridas na noite da sexta-feira. Apenas o local do atentado permaneceu mais tempo fechado. O ataque foi realizado pelo veterano de guerra do Iraque Esteban Santiago, de 26 anos. Ele entrou no aeroporto e começou a atirar em todas as direções com uma arma semiautomática. O homem foi preso pela Polícia local. Após o ocorrido, familiares de Esteban afirmaram que ele começou a ter problemas mentais depois de servir o exercito e participar de uma missão no Iraque, em 2010, junto com a Força Nacional de Porto Rico, onde foi morar aos 2 anos. O jovem é natural de Nova Jersey.

Fontes: Uol, EBC, G1, O Globo.
Fotos: Vida Alves (Divulgação / Acervo Pró-TV); Alexandre Moraes (Andressa Anholete / AFP).

Comentários