TOP SEVEN - RETROSPECTIVA 2016

   Pois bem, chegamos ao término de mais um ano. O mundo ferveu, o Brasil também, e é chegada a hora de escolhermos os sete principais acontecimentos do ano que se encerra em dois dias. O Top Seven Retrospectiva 2016 selecionou momentos bons e ruins que marcaram os últimos 365 dias. O resultado, você confere nas linhas abaixo:

ESTADOS UNIDOS VIVEM PIOR MASSACRE DE SUA HISTÓRIA
 
   Omar Siddique Matten, de 29 anos, invadiu a casa noturna Pulse (Foto), popular entre a comunidade gay da Flórida, nos Estados Unidos, na madrugada do dia 12 de junho, e abriu fogo contra os frequentadores, matando 49 e ferindo outros 53. Antes do ataque, segundo meios de comunicação norte-americanos, o homem ligou para o serviço de Polícia 911 afirmando lealdade ao grupo extremista "Estado Islâmico". Matten, que já havia sido investigado pelo FBI por suspeita de envolvimento com extremistas, foi morto pela Polícia. Em entrevistas, o pai afirmou que o massacre não teria motivação religiosa, mas por uma crise de ódio gerada por um episódio recente, em que o jovem teria presenciado, junto com familiares, dois homens se beijando. Dias depois, em entrevista, uma ex-mulher do jovem afirmou que Matten tinha comportamentos homossexuais. Em pronunciamento, o presidente Barack Obama voltou a questionar a venda deliberada de armas. Países do mundo inteiro lamentaram o ocorrido. No dia seguinte, o "EI" reivindicou a autoria do atentado. 

BRITÂNICOS DECIDEM PELA SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA


O resultado final do plebiscito que decidiu o futuro do Reino Unido na União Europeia foi divulgado na manhã de 24 de junho. 51,9% dos britânicos optaram pela saída do país do bloco, enquanto 48,1% votaram a favor da permanência. Cerca de 30 milhões de eleitores foram às urnas, o que representa 71,8% de todo o eleitorado. A saída do Reino Unido da UE foi defendido pela Inglaterra e Gales. Por outro lado, Londres, Escócia e Irlanda do Norte pediam a manutenção do país. Após a decisão que tirou o país do bloco depois de 43 anos, o primeiro ministro britânico, David Cameron, sinalizou a futura renúncia do cargo. Os primeiros movimentos pessimistas na economia começaram após o anúncio do resultado. A Libra Esterlina, moeda local, caiu ao mais baixo patamar desde 1985, enquanto ações em toda a Europa tiveram queda. Os países que ficaram no bloco começaram imediatamente a busca por soluções que amenizem prejuízos com a saída do Reino Unido.

RIO DE JANEIRO SEDIA OS JOGOS OLÍMPICOS E O MUNDO APLAUDE

   Os jogos olímpicos tiveram início oficialmente no dia 5 de agosto e foram concluídos em 21 do mesmo mês, com as respectivas cerimônias realizadas no estádio do Maracanã. O evento reuniu cerca de 10 mil atletas, dezenas de chefes de estado e uma plateia com mais de 60 mil pessoas. A passagem da tocha olímpica, por sua vez, mobilizou uma operação em todos os estados do país. Em termos de segurança, milhares de homens da Segurança Pública e das Forças Armadas foram designados para fazer a escolta de delegações e a proteção da cidade. As cerimônias, que contaram com grandes nomes da música brasileira e desfiles das delegações, foram elogiadas pela imprensa internacional. No total, o Brasil ficou na 13ª colocação, somando 19 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. Estados Unidos, com 46, Reino Unido, com 27, e China, com 26 medalhas, ficaram nas primeiras colocações.
 
IMPEACHMENT É APROVADO, DILMA SAI E TEMER ASSUME O GOVERNO

   Após sete sessões, 61 senadores aprovaram a saída definitiva de Dilma Rousseff do governo. A votação teve início no final da manhã de 31 de agosto e foi conduzida pelo presidente do STF, Ricardo Lewandovski. Outros 20 parlamentares da casa foram contrários a perca do mandato. Apesar da cassação, Dilma não perdeu os direitos políticos por 8 anos, uma das penalidades sofridas pelo presidente cassado. Horas após o anúncio da aprovação do impeachment, Michel Temer foi empossado em cerimônia no Senado (Foto). Ele também afirmou em pronunciamento que iria colocar o país "nos trilhos". O processo de impeachment foi aberto pela Câmara dos Deputados no dia 17 de abril, após votação que parou o país. No total, 367 parlamentares votaram pela abertura do processo. 137 votaram contra, 7 abstenções. 2 deputados faltaram. Um mês depois da saída de Dilma, foi a vez de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara, perder o mandato. Ele foi condenado por mentir sobre a existência de contas bancárias na Suíça. Desde o dia 19 de outubro, o ex-deputado está preso.
 
CONTRARIANDO PESQUISAS, DONALD TRUMP É ELEITO NOS ESTADOS UNIDOS

   Passavam da 5 da manhã do dia 9 de novembro, no horário de Brasília, quando o magnata Donald Trump fez seu primeiro discurso após proclamado o vitorioso na eleição presidencial dos Estados Unidos. O 45º presidente do país somou 276 votos do colégio eleitoral, contra 218 da democrata Hillary Clinton. Visto como perdedor na maioria das pesquisas realizadas durante as campanhas, Trump surpreendeu até o mercado financeiro. Algumas bolsas, como a de Tóquio, apresentaram queda após o anúncio. Em seu discurso da vitória, Donald Trump pediu união ao país e afirmou que terá uma relação amigável com outros países. O magnata ficou conhecido no show business norte-americano e financiou a própria campanha. Ele tomará posse do mandato de quatro anos no dia 20 de janeiro de 2017, quando passará a viver na Casa Branca, sede do governo.
 
FIM DE UMA ERA EM CUBA, MORRE FIDEL CASTRO
 
   Um dos líderes mais controversos da América Latina, Fidel Castro morreu, aos 90 anos, em Cuba. A notícia da morte foi divulgada em 26 de novembro, pelo atual presidente do país, e irmão, Raúl Castro. Logo, a morte foi repercutida em todo o mundo, com mensagens de líderes de outros países, como o americano Barack Obama, e ex-líderes, como o russo Wladimir Putin, e os brasileiros Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Em Miami, cubanos comemoraram a morte de Castro. Horas depois do anúncio da morte, o governo cubano anunciou 9 dias de luto e um funeral que durará o mesmo tempo, cuidado por uma comissão especial. O corpo de Fidel será cremado, como pedido por ele em vida, e as cinzas viajaram por 13 das 15 províncias da ilha. Fidel Castro foi a figura mais importante da "Revolução Cubana"de 1959 e governou o país de 1976 a 2008, quando passou o bastão para o irmão. Amado por uns e odiado por outros, Castro nunca abandonou o estilo "durão". Mesmo fragilizado nos últimos anos, esteve a frente de decisões importantes do país, entre elas,  a retomada das relações com o Estados Unidos, estremecidas por 60 anos.
 
AVIÃO DO CHAPECOENSE CAI E MATA SETENTA NA COLÔMBIA

   A aeronave que levava a equipe do Chapecoense para disputar a final da Copa Sul-Americana caiu, na madrugada de 29 de novembro, na cidade de La Union, na Colômbia (Foto). Dos 77 ocupantes que viajavam, 70 morreram na hora da queda e o goleiro Danilo morreu no hospital horas depois. Os seis sobreviventes feridos foram levados para hospitais próximos a capital do país, Medellín. O Atlético Nacional, que disputaria o primeiro jogo da final com o clube, solicitou a Conmebol que o título seja entregue a equipe catarinense. A tragédia causou consternação em todo país. O presidente Michel temer decretou luto oficial de três dias. Além da Sul-Americana, a Copa do Brasil e as rodadas do Brasileirão tiveram os próximos jogos suspensos temporariamente. O diretor da Agência Nacional de Aviação da Colômbia, Alfredo Bocanegra, questionou a possibilidade de uma pane seca, já que não foram encontrados vestígios de combustível nas imediações do acidente. A afirmação passou a ganhar força com a divulgação dos contatos feitos pelo piloto minutos antes da queda, em que ele afirmou uma "pane total". Todos os corpos foram reconhecidos na quinta-feira e enviados ao Brasil por aviões da Força Aérea Brasileira.


Fotos: Boate Pulse (Reprodução); Brexit (John MacDougall / AFP); Olimpíadas 2016 (Divulgação); Dilma Rousseff (Globo News); Donald Trump (Chip Somodevilla / AFP); Fidel Castro (Extraída do site "Ig"); Chapecoense (Reprodução).

Comentários