TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (4 a 10 de Dezembro)

FERREIRA GULLAR MORRE EM HOSPITAL DO RJ
 
   Acometido por uma pneumonia, o poeta, dramaturgo e crítico de arte Ferreira Gullar (Foto) morreu, aos 86 anos, na manhã do domingo (4), no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro. Ele ficou 20 dias internado com insuficiência respiratória. Maranhense de naturalidade, Gullar nasceu José Ribamar Ferreira em 1930. Desde criança, tinha encanto por literatura. Passou por todos os campos da cultura, ganhando destaque dentro e fora do país. O poema mais famoso, "Poema Sujo", era uma crítica ferrenha a "Ditadura Militar", a qual o tinha feito de exilar na Rússia. Mesmo sendo simpatizante a causa comunista nos "anos de chumbo" o poeta também teceu críticas aos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff. Em 2014, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. O tempo de velório foi dividido entre ABL e o saguão da Biblioteca Nacional. O enterro ocorreu no Cemitério São João Batista na tarde da segunda-feira.
 
ASSASSINA DO CASO "YOKI" É CONDENADA EM SP

   O julgamento mais longo da Justiça de São Paulo terminou na madrugada da segunda-feira (5), com a condenação de Elize Matsunaga (Foto) a 19 anos e 11 meses de prisão. Foram sete dias de julgamento que resultaram nas penas para dois crimes: Homicídio (18 anos e 9 meses) Destruição e Ocultação de Cadáver (1 ano, dois meses e 1 dia). A sentença do júri, formado por quatro mulheres e três homens, foi lida pelo juiz Adilson Paukoski no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste da cidade. O crime contra Marcos Matsunaga, que foi morto e esquartejado, ocorreu em maio de 2012. Desde então, Elize está presa no presídio de Tremembé, no interior de São Paulo. A defesa afirmou que recorrerá da sentença, alegando que a pena foi aumentada.

AFASTADO DO SENADO, RENAN CALHEIROS RECORRE DE DECISÃO

   O presidente afastado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recorreu na terça-feira (6) da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, que pediu sua saída da função. A defesa alegou que Calheiros só poderia deixar o cargo se 2/3 da Câmara votasse a favor do afastamento. Por outro lado, o ministro do STF se baseou na premissa de que nenhuma autoridade que se tornasse ré na corte poderia estar em cargo pertencente a linha sucessória da presidência. Calheiros está sendo investigado no Supremo pelo crime de peculato (Desvio de dinheiro público) desde o dia 1º de dezembro. Horas após o pedido de recurso da defesa, o Senado anunciou que não afastaria Renan até que o pedido fosse votado pelo plenário do STF, o que aconteceu no dia seguinte.

NOVOS DESASTRES AÉREOS DENTRO E FORA DO BRASIL

   Duas novas tragédias envolvendo aeronaves foram destaques na quarta-feira (7). No Paquistão, um avião da Pakistan Airlines caiu em uma zona montanhosa do país matando os 47 ocupantes. O voo saiu da cidade de Chitral com destino a Islamabad. No Brasil, a aeronave de pequeno porte, modelo Embraer 721D, com matrícula PT-REI, caiu em uma área de floresta na zona centro-sul de Manaus, no Amazonas. Após cair, o avião explodiu matando as cinco pessoas, entre elas, uma criança, que viajavam de Manaus para a cidade de Novo Aripuarã. Uma sexta vítima, Jefferson Jazin, foi socorrida com 99% do corpo queimado ainda viva, mas não resistiu. O acidente será investigado pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos (Seripa VII).

TRUMP ANUNCIA NOME POLÊMICO PARA AGÊNCIA AMBIENTAL

   Defensores do Meio Ambiente foram pego de surpresa com o anúncio do presidente eleito Donald Trump do novo titular da Agência Ambiental, na quinta-feira (8). Scott Pruitt, crítico ferrenho das ações adotadas por Barack Obama com o intuito de diminuir o aquecimento global, assumirá a agência assim que Trump tomar posse do governo, o que acontecerá em janeiro. Pruitt atualmente ocupa o cargo de secretário de Justiça em Oklahoma e lutou contra as medidas. Trump já havia deixado claro que iria retirar o país do acordo do clima firmado em 2015 por 192 países. O país é o maior emissor de gases do efeito estufa depois da China. Ambos defendem que o aquecimento global é uma farsa.

LULA, MULHER E FILHO SÃO INDICIADOS NA "ZELOTES"

   O Ministério Público Federal formalizou a denúncia contra os ex-presidente Lula e seu filho, Luiz Claúdio Lula da Silva, o "Lulinha", na sexta-feira (9). Ambos, além de Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Lula já foi denunciado quatro vezes, as outras três em crimes investigados pela operação "Lava Jato". Todos são investigados pelo envolvimento na negociações irregulares que levaram a compra de 36 caças modelo Gripen pelo governo. Também são investigadas irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais a montadoras de veículos por meio de medidas provisórias. Em nota, a defesa de Lula afirmou que o MPF está fazendo um "Espetáculo midiático". As irregularidades também foram negadas.

PRIMEIRAS INFORMAÇÕES DE DELAÇÃO DA ODEBRECHT SÃO DIVULGADAS

   O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou no sábado (10) que pedirá investigação sobre o vazamento do anexo da "Delação Premiada" do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho. O documento de 82 páginas foi divulgado pelos meios de comunicação um dia antes. Em um trecho da "Delação", Melo afirmou que o presidente Michel Temer, quando era vice, pediu apoio financeiro ao PMDB ao presidente da Construtora, Marcelo Odebrecht. A notícia caiu como uma bomba no Planalto e uma reunião de emergência foi realizada no Palácio do Jaburu. A imprensa, Temer se mostrou indignado e pediu rapidez nas investigações.
 
Fontes: Folha de São Paulo, G1, Uol.
Fotos:  Ferreira Gullar (Fernando Frazão / Agência Brasil).

Comentários