TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (18 a 24 de Dezembro)

REAL MADRID CONQUISTA MUNDIAL DE CLUBES NO JAPÃO
 
   Pela quinta vez, o Real Madrid (Foto) sagrou-se campeão do Mundial de Clubes 2017. A equipe venceu por 4 a 2 a equipe do Kashima Antlers, no domingo (18), no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. O Real abriu o placar aos 8 minutos com Benzema. Shibasaki deixou tudo igual antes do intervalo. Foi o japonês também o responsável pela virada no jogo, aos 7 minutos do segundo tempo. Apagado na partida, Cristiano Ronaldo deixou tudo igual novamente ao cobrar um pênalti ocasionado pela derrubada de Lucas Vázquez na pequena área. Terminando o tempo regulamentar em empate, a partida foi para a prorrogação. No tempo extra, o português marcou mais duas vezes e confirmou a preferência da partida. Com a quinta vitória, o Real Madrid superou o Milan, que venceu a competição por quatro vezes.

EMBAIXADOR RUSSO É MORTO NA TURQUIA

   Andrei Karlov (Foto) morreu, na segunda-feira (19), após ser atingido por disparos durante uma mostra de fotos em uma galeria de Ancara, na Turquia. O diplomata ainda foi levado para o hospital, mas não resistiu. O atirador, que era policial da Força de Choque de Ancara, fingiu ser segurança para ter acesso ao local. Durante o ataque, o homem gritava palavras como "Aleppo" e "Vingança". Ele foi morto pela Polícia logo em seguida. A embaixada russa afirmou se tratar de um atentado terrorista realizado por militantes do "Estado Islâmico". O acesso a informação através de redes sociais e notícias sobre a ação foram proibidos temporariamente pelo presidente do país, Recep Tayyip.

"ESTADO ISLÂMICO" ASSUME ATENTADO NA ALEMANHA

   O grupo radical islâmico assumiu, na terça-feira (20), a autoria do atentado que matou 12 pessoas, um dia antes, em Berlim, na Alemanha. No ataque, um suspeito avançou contra frequentadores da feira de Natal, realizada na Berlim Ocidental, a bordo de um caminhão. Além dos mortos, outras 48 pessoas ficaram feridas. Duas pessoas estavam no veículo, o copiloto morreu no momento do ataque. A Polícia chegou a prender um suspeito, mas liberou em seguida por falta de provas. O órgão não confirma que a ação tenha realmente ligação com o grupo. A procuradoria-geral do país ficará a cargo das investigações. Homenagens foram organizadas em várias partes da Alemanha para lembrar vítimas. A falta de resposta sobre o suspeito expôs fragilidades do governo de Angela Merkel. Partidos opositores já pedem novas políticas de segurança e imigração, além de pedir a renúncia da premiê.

NÚMERO DE MORTOS AUMENTA EM EXPLOSÃO NO MÉXICO

   O promotor do Estado do México, Alejandro Gómez, atualizou, na quarta-feira (21), o número de vítimas fatais na explosão no mercado de pirotecnia San Pablito, na cidade de Tultepec, um dia antes. Segundo o promotor, o número subiu de 31, contando os que morreram na hora, para 36. O acidente aconteceu quando um foguete aceso atingiu uma área com grande concentração de fogos. A série de seis explosões durou cerca de 1 hora, levantou uma nuvem de fumaça na região e deixou 72 pessoas feridas, sendo 37 homens, 25 mulheres e 10 menores de idade. Todos foram enviados para hospitais da região. O resgate foi feito por policiais e a Cruz Vermelha, que utilizou 25 ambulâncias. Em nota, o presidente mexicano Enrique Peña Nieto lamentou o ocorrido.

GOVERNO FEDERAL APRESENTA PROPOSTA DE "LEIS TRABALHISTAS"

   O presidente Michel Temer (Foto) e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, apresentaram o projeto que visa modernizar as leis trabalhistas na quinta-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília. Temer afirmou que os tópicos presentes na reforma foram amplamente debatidos com empresários e trabalhadores. Entre as novidades apresentadas, está a ampliação do contrato de trabalho temporário de 90 dias para 120 dias, podendo ser prorrogadas por mais 120, e a possibilidade de que acordos entre empresas e funcionários possam se sobrepor as atuais leis da CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). As propostas serão enviadas como projeto de lei ao Congresso em regime de urgência. Outras medidas, entre elas, o saque em contas inativas do FGTS, a ser definido em 2017, foram apresentadas durante o encontro com jornalistas.

AVIÃO SEQUESTRADO POUSA EM AEROPORTO DE MALTA

   A aeronave que fazia um voo de Sebha para Trípoli foi sequestrado por dois homens, pousou na manhã da sexta-feira (23) em Malta. O avião da Afriqiyah Airways viajava com 118 pessoas a bordo quando foi sequestrado pelos ex-partidários do regime de Muammar Khaddafi, assassinado em 2011. A tripulação chegou a confirma o sequestro a torre de controle de Trípoli. Ao aterrissar no aeroporto maltês, os passageiros ficaram em poder dos dois homens por cerca de duas horas até a rendição. Homens das tropas cercaram o avião momentos antes da liberação dos reféns. Eles afirmavam que iriam explodir a aeronave e utilizavam granadas para ameaçar. Segundo as autoridades da Líbia, os homens têm entre 20 e 30 anos e fazem parte do grupo étnico Tebu.

BANDIDOS EXPLODEM BANCOS COM MORADORES REFÉNS NO RS

   A população de São Sepé, cidade da região central do Rio Grande do Sul, viveu momentos de pânico na madrugada de sábado (24). Bandidos abordaram frequentadores de uma praça no centro da cidade e os usaram como escudo durante o assalto a dois bancos. Eles utilizaram explosivos para destruir as agências. Em seguida, fugiram levando duas pessoas, que foram deixadas em um posto de gasolina na cidade vizinha. Testemunhas afirmaram que os homens encapuzados gritavam e ameaçavam o tempo inteiro. A Polícia local iniciou um intenso tiroteio e dois agentes, além de um comerciante, acabaram feridos. Entre as armas utilizadas na ação estavam armas de calibre 30, 556 9mm. Ninguém foi preso. 
 
Fontes: Veja, G1, Uol,
Fotos: Real Madrid (Reuters / Kim Kyung-Hoon); Andrei Karlov (Russian Embassy in Turkey); Michel Temer (Beto Barata).

Comentários