TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (7 a 13 de Agosto)

CORPO DE PITANGUY É CREMADO NO RJ
 
   A cremação do corpo de Ivo Pintanguy (Foto) aconteceu na noite do domingo (7), no Cemitério Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro. Mais cedo, amigos e parente se despediram do cirurgião plástico mais conhecido do país durante o velório. Ivo Pintaguy morreu em casa, aos 93 anos, na noite do sábado, após uma parada cardíaca. A Academia Brasileira de Letras, da qual Pitanguy, que também era escritor, era considerado "imortal", decretou luto de três dias, colocando sua bandeira a meio mastro em memória. Patrono da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da American Society of Plastic Surgery, o médico fez sua última aparição pública um dia antes da morte, ao participar do revezamento da tocha olímpica.

BRASIL FATURA PRIMEIRO OURO NAS OLIMPÍADAS

   A judoca brasileira Rafaela Silva (Foto) venceu a da Mongólia, Sumiya Dorjsuren, e conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, na segunda-feira (8). A luta, válida pela final da categoria peso-leve, aconteceu na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico da Barra. Nascida e criada na Favela Cidade de Deus, também no Rio, a atleta de 24 anos comemorou a conquista, primeira desde que se tornou campeã mundial em 2013, junto com familiares que acompanharam a competição contra a líder do ranking mundial da categoria. Antes da final, ela havia derrotado a alemã Myriam Roper, na primeira fase, e a sul-coreana Jandi Kim, nas oitavas, a húngara Hedvig Karakas, nas quartas, e a romena Corina Caprioriu. O prêmio foi a segunda medalha do Brasil, que havia ganhado a prata com Felipe Wu na prova de tiro de 10m.

CUT PROMOVE PROTESTOS DURANTE VOTAÇÃO DE IMPEACHMENT

   Enquanto senadores votavam o relatório de Antônio Anastasia (PSDB-MG),  favorável ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no plenário da casa, na terça-feira (9), milhares de pessoas foram às ruas em 11 estados protestar contra o governo interino de Michel Temer. Em São Paulo, onde ocorreu o maior protesto, cerca de 1,2 mil pessoas foram às ruas, segundo estimativas da organização do encontro. A manifestação ocorreu de modo pacífico. Horas depois, o Senado aprovou o prosseguimento do processo por 59 votos a 21. Não houve abstenções, mas o presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) preferiu não votar. A sessão que transformou Dilma Rousseff em ré foi presidida pelo então presidente do STF, Ricardo Lewandovski. Dilma será julgada até o fim do mês. Uma última votação definirá o futuro da petista.

DESDOBRAMENTO DA LAVA JATO PRENDE EMPRESÁRIO NO RJ

   A operação denominada "Irmandade" foi deflagrada pela Polícia Federal e o Ministério Público na quarta-feira (10), no Rio de Janeiro. Nesta etapa, que faz parte de outro desdobramento da "Lava Jato", batizada como "Pyriat", foram cumpridos apenas um mandado de prisão e um de busca e apreensão, que tiveram como alvo o empresário Samir Assad, irmão do empreiteiro e lobista Adir Assad e acusado por 223 crimes. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Outras 11 pessoas são investigadas nesta fase da operação. Adir Assad é investigado nos escândalos da Petrobras, Eletronuclear e das obras da Construtora Delta no Rio. As investigações apontam desvios milionários na construção da Usina de Angra 3. O empresário foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal.

POLICIAL QUE ENTROU EM FAVELA POR ENGANO MORRE NO RJ

   Hélio Vieira (Foto) morreu no Hospital Salgado Filho, na quinta-feira (11). Ele acabou não resistindo ao tiro que levou na cabeça quando, junto com três agentes, entrou por engano no complexo de favelas da Maré um dia antes. Natural de Roraima e com 37 anos, o soldado da Polícia Militar foi enviado ao Rio de Janeiro para reforçar a segurança durante os jogos olímpicos. Durante uma ronda, os agentes se perderam, entraram em local dominado por traficantes e foram atacados a tiros. Em estado grave, Vieira ainda passou por cirurgia, mas o quadro acabou piorando. O diretor do Comitê Organizador Rio-2016, Mário Andrada, lamentou o ocorrido, enquanto o presidente interino Michel Temer decretou luto pela morte do policial. Já o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, expressou solidariedade a família.  

BRASIL BATE AUSTRALIANAS E VAI À SEMI NO FUTEBOL FEMINIMO

   Em um jogo emocionante, a equipe brasileira do futebol feminino venceu a seleção da Austrália, na noite da sexta-feira (12), em Minas Gerais. A partida, que foi acirrada do início ao fim, terminou empatada no tempo regulamentar e nos dois tempos da prorrogação. Nos pênaltis, a situação foi crítica no estádio "Mineirão", com direito a cobrança perdida pela estrela da equipe, a jogadora Marta. Coube a goleira Bárbara fazer as duas defesas que deram a vitória ao Brasil e levaram a seleção feminina às semifinais da modalidade. No pênaltis, o placar ficou 7 a 6 para as Brasileiras, que enfrentam a Suécia, na próxima terça-feira, a partir das 13h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

NO MASCULINO, SELEÇÃO VENCE SEM PROBLEMAS A COLÔMBIA

   Repetindo o bom desempenho da partida anterior, a seleção masculina de futebol do Brasil bateu a Colômbia na noite do sábado (13), na Arena Itaquera, em São Paulo. Dúvida até horas antes do confronto, devido a uma grave lesão, Neymar (Foto) não só entrou em campo como abriu o placar aos 11 minutos, levantando boa parte do público de quase 42 mil pessoas. O restante do primeiro tempo foi de jogo morno, com a seleção se defendendo dos ataques, inclusive físicos, dos colombianos. Na segunda etapa, o país ampliou o placar no chute de Luan (Foto), aos 37 minutos. O próximo jogo do Brasil, que será contra Honduras, acontece na quarta-feira, a partir das 13h, no Maracanã.
 
Fontes: Veja, Globo Esporte, Uol, Bol, Terra.
Fotos: Ivo Pitanguy (Agência O Globo); Rafaela Silva (Extraída do site "Entorno Inteligente"); Hélio Vieira (Extraída do site "Folha do ES"); Neymar e Luan (Extraída do site "Ubaitaba").

Comentários