TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (3 a 9 de Julho)

ESTADO ISLÂMICO ATACA BAGDÁ E MATA MAIS DE DUZENTOS

   O massacre aconteceu, na madrugada do domingo (3), em uma movimentada sorveteria da cidade iraquiana de Bagdá. O ataque mais violento já praticado por militantes do grupo radical "Estado Islâmico" deixou 213 mortos e mais de 300 feridos, segundo o Ministério de Saúde do Iraque. Explosivos foram detonados por um homem dentro de um carro que passava pelo local, de predominância xiita, que estava movimentado em função das compras de final do mês sagrado muçulmano do Ramadã. No comunicado em que reivindicou a autoria do massacre, o grupo confirmou que o alvo eram os xiitas, classificados como "hereges" pelos extremistas sunitas.

OPERAÇÃO "LAVA JATO" CHEGA A 31ª FASE

   Agentes da Polícia Federal cumpriram, na segunda-feira (4), 35 mandados judiciais, sendo 4 de prisão preventiva (Por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco), 24 de busca e apreensão e sete de condução coercitiva. As diligências ocorreram nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Batizada de "Abismo", a operação investiga contratos da Petrobras firmados para a construção do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). O esquema, segundo o Ministério Público, consistia no pagamento de propina as empresas que desistissem da licitação da obra, aos diretores de Serviços da Petrobras e para Paulo Adalberto Alves Ferreira, ex-tesoureiro do PT, preso desde 24 de junho. Empresas do consórcio Cenpes também foram alvos da operação, como as sedes das construtoras Construbase, Construcap, Schahin, WTorre e as casas dos executivos das empresas. Ainda segundo o MPF, o esquema movimento cerca de R$ 40 milhões.

MORRE SEXTA VÍTIMA DE ACIDENTE NO PR

   Pedro Idalgo Filho (Foto), de 55 anos, morreu, na terça-feira (5), no Hospital Evangélico de Curitiba, após dois dias internado com 90% do corpo queimado em função do acidente na BR-277, em Morretes, no Paraná. A tragédia aconteceu no domingo, quando um caminhão tanque, transportando 44 mil litros de álcool, perdeu o controle e bateu em uma mureta. Em seguida, o caminhão explodiu, atingindo outros 12 veículos. As primeiras investigações da Polícia Civil apontam para problemas nos freios foram evidenciados no painel do caminhão. Pedro Idalgo foi a sexta vítima fatal do acidente, que matou mais duas mulheres, dois homens e um adolescente. Entre os sobreviventes está uma bebê de 19 dias, retirada pelo pai do carro da família. Os pais morreram no incêndio causado pela explosão. A garota recebeu alta na terça-feira.  

EX-MINISTRO DEFENDE DILMA EM COMISSÃO DE IMPEACHMENT

   José Eduardo Cardoso (Foto), advogado de Dilma Rousseff, leu a carta de defesa para os integrantes da Comissão que analisa o processo de impeachment, na quarta-feira (6), em Brasília. De última hora, Dilma decidiu não ir ao Senado para se defender das acusações de ter praticado "Pedaladas" e assinado decretos de ampliação de crédito sem autorização do Congresso. Sobre as "Pedaladas", que atrapalharam o "Plano Safra", Dilma afirmou que a gestão do programa é de responsabilidade do Ministério da Fazenda. Já sobre os decretos, ela alegou que não causaram impacto na obtenção da meta fiscal. No documento, Dilma reafirmou que o processo é um ato político, chegando a citar o episódio das gravações entre parlamentares peemedebistas que acordavam um pacto para frear a operação "Lava Jato". A defesa marca a última fase do processo. Oposição e defesa deverão apresentar suas alegações finais nos dias 12 e 27 de julho, respectivamente. Após isso, o relator Antônio Anastasia (PSDB-MG) deve apresentar o parecer final no dia 2 de agosto. A Comissão deve votar o parecer no dia 4. Se aprovado, o parecer segue para o plenário do Senado, que deve decidir pelo afastamento definitivo ou pelo retorno de Dilma ao Governo. O Senado trabalha com o dia 9 de agosto para a votação final.

GUILHERME KARAN MORRE APÓS DOIS ANOS INTERNADO

   O ator e humorista morreu, na manhã da quinta-feira (7), no Hospital Naval Marcílio Dias, onde ficou 2 anos internado, tratando a síndrome de Machado-Joseph. A doença generativa, que atinge o sistema neurológico, foi herdado da mãe, que também morreu por complicações causadas pelo problema, assim como outros dois irmãos. Ao longo da carreira, Guilherme Karan (Foto) fez teatro, cinema e televisão, mas se tornou conhecido pela participação em programas de humor, como o "Tv Pirata", da Rede Globo. Nas novelas, atuou em "Partido Alto", "Meu Bem, Meu Mal", "Explode Coração", entre outras. O último trabalho foi em "América", folhetim da Rede Globo produzido em 2005. Desde então, passou a sofrer com o avanço da doença, vivendo os últimos anos em uma cadeira de rodas. O corpo do ator foi enterrado na sexta-feira. 

AUMENTA NÚMERO DE POLICIAIS MORTOS EM ATAQUE NOS EUA

   A quinta morte foi anunciada pela Polícia dos Estados Unidos, na manhã da sexta-feira (8), horas depois do ataque ocorrido no final de um protesto na cidade de Dallas. Pessoas manifestavam contra as recentes mortes de negros causadas por policiais no país, quando Micah X. Johnson (Foto), de 25 anos, abriu fogo contra a multidão. No ataque, 12 policiais foram atingidos e quatro morreram na hora. Outros dois civis também se feriram. Segundo o chefe de Polícia de Dallas, David Brown, que conversou com o atirador, a motivação teria sido a decepção pelo comportamento dos policiais nas mortes dos homens negros. Ele afirmou que a intenção era executar policiais brancos. A Polícia usou um robô-bomba para matar o suspeito. As investigações apontaram que ele não tinha ligação com grupos terroristas. As mortes dos homens negros aconteceram em Louisiana e Minnesota e acalorou a discussão no país sobre justiça e raça. Este foi o ataque que mais vitimou agentes desde o 11 de setembro, em 2011. O presidente Barack Obama condenou os ataques.

HOMEM MANTÉM REFÉM EM LOJA DA AVENIDA PAULISTA

   O jovem que, segundo a Polícia, tem problemas mentais, manteve a funcionária de uma loja de chocolates da Avenida Paulista, em São Paulo, por cerca de duas horas. Portando uma faca, o homem entrou no estabelecimento por volta das 11h30. O Grupo de Ações Táticas Especiais, o Gate, foi acionado. isolou a área, que fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no sentido Paraíso, e deu início às negociações de resgate da vítima. Por volta das 13h40, o homem libertou a mulher, que ficou com a faca apontada para a garganta durante todo o tempo. A Polícia deteve o jovem, mas não informou as reais motivações para o ataque. Ele foi encaminhado a delegacia.  
Fontes: Terra, G1, Uol.
Fotos: Pedro Idalgo Filho (Reprodução); José Eduardo Cardozo (Ailton Freitas / Agência O Globo); Guilherme Karan (Divulgação); Micah X. Johnson (Reprodução / Facebook).

Comentários