TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (5 a 11 de Junho)

EX-MINISTRO MORRE EM BRASÍLIA

   Jarbas Passarinho (Foto)  faleceu, no domingo (5), aos 96 anos, em Brasília. Segundo nota emitida pelo estado do Pará, estado que governou, Passarinho morreu em decorrência de problemas de saúde causados pela idade avançada. O velório e enterro do corpo aconteceu no mesmo dia na paróquia Militar do Oratório do Soldado e no cemitério Campo da Esperança, respectivamente. Apesar de ter nascido no Acre, em 1920, toda a trajetória política  de Jarbas foi vivida no Pará. Ele também foi ministro da Previdência e do Trabalho durante o governo de Costa e Silva, nos anos 60. Nos anos 70 integrou o governo de outro militar, Emílio Garrastazu Médici, como ministro da Educação. Nos anos seguintes esteve nos governos de João Figueiredo e Fernando Collor de Melo. Políticos enalteceram a figura do ex-ministro após o anúncio da morte.

VLT ENGUIÇA NO PRIMEIRO DIA DE FUNCIONAMENTO NO RJ

   Anunciado como um dos grandes investimentos e legados dos jogos olímpicos de 2016, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) enguiçou no primeiro dia de funcionamento, na segunda-feira (6), no Rio de Janeiro. O bonde elétrico circulava entre as estações Antônio Carlos e Aeroporto Santos Dumont quando a queda de energia causou a pane no funcionamento, segundo informou a Secretaria Municipal de Transporte. Os usuários tiveram de descer da composição e seguir o caminho a pé. O veículo voltou a funcionar 20 minutos depois. Ainda em fase de adaptação, o VLT circulará entre a Praça Mauá e o Aeroporto. O transporte havia sido inaugurado um dia antes pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, em meio a uma polêmica: O Ministério Público não deu o aval para o funcionamento por achar que a sinalização adequada não foi implementada para alertar sobre os riscos, já que o bonde passa em via pública e não há proteção para pedestres.

PGR PEDE PRISÃO DE RENAN, JUCÁ, CUNHA E SARNEY

   O pedido partiu do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e se baseia na suspeita de que os principais "caciques" do PMDB estariam articulando um esquema para atrapalhar as investigações da Operação "Lava Jato", da Polícia Federal. O estopim para o pedido foi o conjunto de gravações de conversas feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. As informações foram divulgadas pelo jornal "O Globo", na terça-feira (7), e confirmadas pelo governo. No caso de José Sarney, a solicitação é para o uso de uma tornozeleira eletrônica em prisão domiciliar. O pedido contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem como base a acusação de ele, mesmo afastado, continua interferindo no trabalho da Câmara dos Deputados, inclusive, em benefício próprio. Em delação, Machado afirmou ter dado R$ 70 milhões a políticos do PMDB. Os pedidos de prisão foram entregues ao ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki. Os pedidos de prisão de Renan Calheiros, Romero Jucá, Sarney e Cunha foram recebidos com cautela por membros do partido e da oposição.

ACIDENTE RODOVIÁRIO MATA DEZOITO EM SP

   Um ônibus com estudantes tombou na rodovia Mogi-Bertioga, entre as cidades de Biritiba-Mirim e Bertioga, no fim da noite da quarta-feira (8), deixando 18 mortos e 17 feridos. Entre os mortos, estava o motorista do veículo, Antônio Carlos da Silva, de 37 anos. Todos os dias os estudantes, que são da cidade de São Sebastião, faziam o mesmo percurso com destino a Bertioga, onde estudavam e duas universidades. 16 pessoas morreram no momento do acidente, outras duas não resistiram aos ferimentos e morreram horas depois, em unidades médicas das cidades do Guarujá e São José dos Campos, que também receberam e os 28 feridos. O ônibus, pertencente a empresa União do Litoral, era um dos seis que a prefeitura disponibiliza para estudantes e moradores da cidade, que decretou luto oficial de três dias. Em entrevista no dia seguinte, a prefeitura do litoral norte informou que o veículo estava regularizado, porém, em alta velocidade, como apontaram as primeiras investigação da Polícia. 17 equipes dos Bombeiros e 57 homens participaram dos regates dos corpos e feridos.  

MULHER DE CUNHA E MAIS TRÊS VIRAM RÉUS NA "LAVA JATO"

   O juiz Sérgio Moro, responsável pela operação "Lava Jato", que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, aceitou, na quinta-feira (9), a denúncia contra quatro pessoas: O ex-diretor da área internacional da estatal, Jorge Luiz Zelada, o lobista João Augusto Rezende Henriques, o empresário português Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira e a mulher do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Claúdia Cruz (Foto). Entre os crimes aos quais todos passam a responder estão o de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. No caso da jornalista, o Ministério Público afirma que ela tinha plena consciência dos crimes que praticava, além de ser a controladora da conta suíça da offshore Kopec, inclusive, pagando contas de cartão em torno de R$ 1 milhão entre os anos de 2008 e 2014. A defesa de Cruz afirmou que só se pronunciará quando analisar o processo.

MANIFESTAÇÕES CONTRA TEMER LEVAM MILHARES ÀS RUAS

   Os protestos foram convocados por sindicatos e movimentos sociais e registrados em 24 cidades e no Distrito Federal, na sexta-feira (10). Todos protestaram contra o governo que chamam de "ilegítimo" e pedem a saída do presidente interino Michel Temer. Em algumas cidades, como Palmas, no Tocantins, e Fortaleza, no Ceará, manifestantes protestaram ainda contra emissoras afiliadas a Rede Globo de Televisão, acusada de apoiar o que chamam de "golpe" contra a presidente afastada Dilma Rousseff. As invasões foram condenadas pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, a Abert. No Rio de Janeiro, o ato se concentrou na Cinelândia, enquanto em São Paulo, manifestantes tomaram a Avenida Paulista, com a participação do ex-presidente Lula. No Recife, os protestos ocorreram na Praça do Derby e terminou com caminhada pelo centro da cidade.

FAMÍLIA REAL COMEMORA 90 ANOS DA RAINHA ELIZABETH II

   As comemorações do aniversário da Rainha Elizabeth (Foto), que completou 90 anos em abril, foram marcadas por um desfile que contou com todos os membros da família real, no sábado (11), na Inglaterra. A data é comemorada anualmente após o mês de aniversário em função do clima mais ameno no Reino Unido. O ponto alto do dia foi a aparição de toda a família na sacada do Palácio de Buckingham. Em seguida, todos desfilaram em frente ao palácio junto com cerca de 1,5 soldados e oficiais. A rainha acenou para os súditos de uma carruagem, enquanto o príncipes Charles e William andaram a cavalo. Jatos e aviões compuseram as comemorações, que devem seguir por mais alguns dias.

Fontes: G1, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo.
Fotos: Jarbas Passarinho (Extraído do site "Jornal de Todos os Brasis"); Cláudia Cruz (Estadão Conteúdo); Rainha Elizabeth II (Reuters / Toby Melville).

Comentários