TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (12 a 18 de Junho)

PIOR MASSACRE DOS EUA DEIXA CINQUENTA MORTOS

   Omar Siddique Matten (Foto), de 29 anos, invadiu a casa noturna Pulse, popular entre a comunidade gay da Flórida, nos Estados Unidos, na madrugada do domingo (12), e abriu fogo contra os frequentadores, matando 49 e ferindo outros 53. Antes do ataque, segundo meios de comunicação norte-americanos, o homem ligou para o serviço de Polícia 911 afirmando lealdade ao grupo extremista "Estado Islâmico". Matten, que já havia sido investigado pelo FBI por suspeita de envolvimento com extremistas, foi morto pela Polícia. Em entrevistas, o pai afirmou que o massacre não teria motivação religiosa, mas por uma crise de ódio gerada por um episódio recente, em que o jovem teria presenciado, junto com familiares, dois homens se beijando. Em pronunciamento, o presidente Barack Obama voltou a questionar a venda deliberada de armas. Países do mundo inteiro lamentaram o ocorrido. Na segunda-feira, o "EI" reivindicou a autoria do atentado. Autoridades norte-americanas devem investigar a autoria do massacre.

MP PEDE SUSPENSÃO DE CUNHA POR DEZ ANOS

   A proposta de suspensão dos direitos políticos do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), foi feita pelo Ministério Público de Curitiba, na segunda-feira (13). A ação civil pública, aberta na Justiça do Paraná, teve como base o crime de improbidade administrativa. Além da cassação por 10 anos, o MP pede que seja cobrada uma multa superior a R$ 100 milhões. No despacho, o órgão afirma que Cunha se valeu do cargo para sustentar o esquema de corrupção na Petrobras e obter vantagens ilícitas. Um dia depois, o Conselho de Ética da Câmara aprovou, por 11 votos a 9, o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), favorável a cassação do deputado. A defesa de Cunha afirmou que vai recorrer da decisão. Com a aprovação, o texto segue para votação no plenário, que deve decidir o futuro do peemedebista.

CBF DEMITE DUNGA APÓS FRACASSO EM TORNEIO

   Dois dias após o Brasil deixar a Copa América Centenário, ainda na primeira fase da competição, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, através de nota, a demissão do técnico da Seleção Brasileira, Dunga (Foto), na terça-feira (14). Na última partida do torneio, realizada nos Estados Unidos, a Seleção perdeu por 1 a 0 para o Peru, encerrando a segunda fase da passagem do ex-jogador como treinador, iniciada após a Copa do Mundo de 2014. Além Dunga, o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, também foi demitido após reunião com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. No mesmo dia, o ex-técnico do Corinthians, Tite, se reuniu com dirigentes da Confederação. O anúncio oficial da contratação foi feito no dia seguinte.

POLÍCIA ENCONTRA CORPO DE CRIANÇA MORTA POR JACARÉS NOS EUA

   O corpo de Lane Graves, de dois anos, foi encontrado na quarta-feira (15), após 16 horas de buscas em um lago artificial do Resort Grand Floridian, que fica no Complexo Disney World, em Orlando, na Flórida. A criança, que estava com a família em viagem de férias, brincava na parte rasa do lago, na noite anterior, quando foi arrastada por um jacaré com cerca de 2 metros de comprimento. O pai, pego de surpresa com o ataque, ainda tentou resgatar o menino, lutando contra o animal, porém, sem sucesso. Segundo o xerife responsável pelo caso, Jerry Demings, do condado de Orange, o corpo do menino foi encontrado intacto. O parque publicou nota de pesar pelo acontecido, o primeiro em toda a história do Complexo turístico.

TEMER PERDER MAIS UM MINISTRO INVESTIGADO NA "LAVA JATO"

   Eduardo Henrique Alves (PMDB/RN - Foto) pediu demissão do cargo de Ministro do Turismo, na quinta-feira (16), através de carta enviada ao Palácio do Planalto. O pedido ocorreu após o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, afirmar em delação que repassou cerca de R$ 1,5 milhão ao ex-presidente da Câmara dos Deputados. Com a decisão de Alves, o governo interino de Michel Temer perdeu o terceiro ministro em pouco mais de um mês. O deputado ainda é alvo de dois pedidos de abertura de inquérito, feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF, por crimes investigados pela operação "Lava Jato". As solicitações aguardam decisão do ministro relator da operação, Teori Zavascki. 

POLÍCIA CONCLUI INQUÉRITO É INDICIA SETE POR ESTUPRO NO RJ

   A Polícia Civil do Rio de Janeiro anunciou, na sexta-feira (17), a conclusão, após um mês de investigação, do inquérito sobre o estupro coletivo sofrido por uma adolescente de 16 anos em uma comunidade carioca, ocorrido em maio. Sete envolvidos serão denunciados aos Ministério Público por participação no crime: Raí de Souza, de 22 anos, preso desde 30 de maio, vai responder por estupro de vulnerável, produção e transmissão de cenas pornográficas; Rafael Belo, de 41, responderá por estupro e produção do vídeo. Outras cinco prisões foram pedidas pelos investigadores: O traficante Moisés Camilo Lucena, o Canário, Sérgio Luiz da Silva, o "Da Russa", Michel Brasil, de 20, Marcelo Miranda, de 18, e um adolescente conhecido por "Perninha". As penas máximas para os crimes de estupro, produção e transmissão de imagens são de 15, 8 e 6 anos, aproximadamente. 

"PROFESSOR GIRAFALES" É CREMADO NO MÉXICO

   O corpo do ator Rubén Aguirre (Foto), de 82 anos, foi velado e cremado, no sábado (18), na cidade de Porto Vallarta, no México. Ele morreu um dia antes, vítima de complicações causadas por uma pneumonia. Além do problema, Aguirre sofria de diabetes e coluna, esta última causada por um acidente automobilístico em 2007, que fez a esposa ter uma perna amputada. Nascido em 1934 na cidade mexicana de Coahuila, Rubén sempre trabalhou com comunicação, passando por várias funções em rádio e tv. No final dos anos 60, passou a trabalhar com o produtor e escritor Roberto Gomez Bolaños, que lhe proporcionou sucesso internacional ao interpretar o "Professor Girafales", na série "El Chavo del Ocho", e outros personagens no programa "Chespirito", exibido até 1995 na tv mexicana. 

Fontes: O Globo, Uol, Folha de São Paulo, Valor Econômico, El Pais Brasil.
Fotos: Omar Siddique Matten (My Space); Dunga (Extraída do site "Gláucia Lima"); Eduardo Henrique Alves (Extraída do site "Sincomam"); Rubén Aguirre (Extraída do site "Los Reportes de Lichi").

Comentários