TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (8 a 14 de Maio)

CAMPEONATOS ESTADUAIS DEFINEM SEUS VENCEDORES EM TODO PAÍS

   As principais competições estaduais do Brasil chegaram ao fim no domingo (8), apresentando seus campeões. Em São Paulo, a disputa acirrada entre Santos (Foto) e Audax, empatando por 1 a 1, terminou com a vitória do "Peixe", que levou seu quinto título na oitava final seguida. No Rio, o Vasco se tornou bicampeão mesmo empatado em 1 a 1 com o Botafogo. No Rio Grande do Sul, o Inter comemorou o hexacampeonato após partida contra o Juventude. O clássico baiano entre Bahia e Vitória terminou com festa para o Vitória, enquanto o troféu do goiano foi para o Goiás que conquistou seu 26º título. Na Arena Castelão, no Ceará, a festa ficou por conta do Fortaleza, que comemorou o bicampeonato, mesma comemoração do Santa Cruz, que venceu o Sport na final do Pernambucano. No Mineirão, O América voltou a levantar a taça após 15 anos, contra o Atlético Mineiro. Agora, as equipes se preparam para o Campeonato Brasileiro.    

PRESIDENTE INTERINO DA CÂMARA ANULA VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT

   O imprevisível aconteceu! Waldir Maranhão (PP-MA), anulou as sessões, incluindo a votação, que resultaram na admissão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, na segunda-feira (9). O motivo alegado pelo deputado foi de que os partidos não deveriam ter fechado questão ou orientado seus filiados a votar contra suas convicções. Ele também definiu que o processo, que já se encontra em etapa final para o afastamento de Dilma no Senado, retorne a casa para uma nova votação. Outra determinação é a de que os deputados não anunciem seus votos com antecedência e publicamente. Maranhão acatou o pedido da Advocacia-Geral da União. A oposição prometeu recorrer ao STF contra a decisão, comemorada com cautela pela presidente, durante evento no Palácio do Planalto. A anulação foi publicada no Diário da Câmara no dia seguinte.

MANDATO DE DELCÍDIO DO AMARAL É CASSADO

   A cassação do senador foi aprovada na terça-feira (10) em votação no Senado, em Brasília. 74 senadores condenaram Delcídio do Amaral (Foto) por Quebra de Decoro Parlamentar e o deixaram inelegível por 8 anos. Houve apenas 1 abstenção. Ninguém foi contrário a decisão. O ex-petista não esteve presente a sessão, que foi presidida pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele se defendeu das acusações no dia anterior, quando o parecer do Conselho de Ética foi aprovado. Delcídio foi acusado de conspirar para a fuga do ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, réu na operação "Lava Jato". Ele chegou a ser preso e foi solto em fevereiro deste ano. Em sua delação premiada, o ex-senador citou Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer. A vaga deixada por Amaral será preenchida pelo suplente, Pedro Chaves dos Santos (PSC-MG). A OAB publicou nota, após a votação, elogiando a decisão dos senadores.

STF AUTORIZA ABERTURA DE INQUÉRITO CONTRA AÉCIO NEVES

   A decisão do ministro Gilmar Mendes foi tomada na quarta-feira (11), no Supremo Tribunal Federal. A abertura do processo, que investiga se o tucano recebeu propina de Furnas, havia sido requerida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Além esse inquérito, há uma determinação do ministro para o desarquivamento de outras ações que têm Neves citado. Segundo a Procuradoria-Geral da República, outras acusações têm como base a delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral e informações do doleiro Alberto Youssef, que fazem parte da operação "Lava Jato". Janot ainda pediu uma investigação sobre o esquema de maquiagem de dados do Banco Rural para esconder o "Mensalão" de Minas Gerais, na época em que Aécio governava o estado. Em nota, o tucano afirmou que a investigação vai provar que as acusações são falsas. No dia seguinte, Mendes acatou os argumentos da defesa de Aécio e anulou a decisão.

SENADO ADMITE PROCESSO DE IMPEACHMENT E DILMA DEIXA O GOVERNO

   Já era manhã de quinta-feira (12), quando os senadores votaram a admissibilidade do impeachment de Dilma Rousseff (Foto). A sessão durou mais de 20 horas e terminou com o placar de 55 votos a favor e 22 contra o afastamento. Dois senadores não participaram por questões médicas: Jader Barbalho (PMBD-PA) e Eduardo Braga (PMDB-AM). A notificação chegou a Dilma no fim da manhã, logo em seguida, ela fez um discurso em que afirmou ser vítima de injustiça e deixou o Palácio do Planalto acompanhada de ministros e do ex-presidente Lula. Horas depois, Michel Temer assinou o termo e tomou posse interinamente do governo. Nesta etapa do processo, que pode durar até 180 dias, Dilma será investigada pelo Senado e pela Justiça. Um relatório final será votado, caso seja considerada inocente das acusações, Dilma retoma o mandato. Caso seja condenada por 2/3 da casa, deixará definitivamente a presidência.

TEMER FAZ PRIMEIRA REUNIÃO COM MINISTROS

   A primeira reunião ministerial do presidente interino, Michel Temer, aconteceu no Palácio do Planalto, na sexta-feira (13), em Brasília. O encontro teve o objetivo de definir ações iniciais para reorganizar o país.  Em entrevista, Romero Jucá, do Planejamento, anunciou uma redução de 4 mil cargos de confiança e a aprovação do projeto de lei que autoriza um déficit de R$ 96 bilhões. Segundo ele, o reajuste dos servidores, já em tramitação, será mantido. Henrique Meirelles, da Fazenda, disse que o governo trabalhará para diminuir a carga tributária, porém, afirmou que no primeiro momento pode haver um aumento. Sobre as contas públicas, ele disse não saber quanto tempo levará para saber as reais situações delas. O dia também foi de revolta para os artistas que questionaram a fusão dos Ministérios da Cultura com a Educação, Mendonça Filho chegou a ser vaiado em um compromisso. Já a pasta de transporte anunciou a duplicação da BR no trecho entre os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, além da retomada das obras da ponte do Rio Guaíba. O conjunto de ações será anunciado na próxima semana.

APÓS DEIXAR A LIGA DA UEFA, BARCELONA LEVA O ESPANHOL

   A equipe catalã se sagrou bicampeã do Campeonato Espanhol no sábado (14), vencendo o Granada por 3 a 0 (Aos 21, 38 minutos do primeiro tempo e aos 41 da segunda etapa). Todos os gols foram marcados pelo atacante Luis Suárez. O uruguaio, inclusive, foi o artilheiro do torneio, com 40 gols marcados. O Barcelona havia sido eliminado da Liga dos Campeões da UEFA nas quartas-de-final e amargava pequenas atuações, que geraram cobranças as principais estrelas do time. O Barcelona encerrou a competição com 91 pontos, um ponto a mais que o principal rival, o Real Madrid. Este foi o 24º título espanhol da equipe do treinador Luís Henrique.

Fontes: Folha de São Paulo; Ig, Uol,
Fotos: Santos (Divulgação / Santos); Delcídio do Amaral (Extraída do site "Jornal Opção"); Dilma Rousseff (Vanderlei Almeida / AFP).

Comentários