TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (22 a 28 de Maio)

AUTOR DE ATAQUE A APRESENTADORA É VELADO EM MG

   O corpo de Rodrigo Augusto de Pádua (Foto à esquerda), de 30 anos, foi velado no domingo (22), no Cemitério Municipal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Familiares e amigos estavam consternados com a morte do jovem, ocorrida na tarde do sábado, em um hotel de Belo Horizonte. Ele é acusado de tentar assassinar a apresentadora Ana Hickmann (Foto à direita), o cunhado, Gustavo Correa, e a assessora Giovana Oliveira. Rodrigo, que se dizia fã da ex-modelo, havia se hospedado no estabelecimento usando identidade falsa e cartões de crédito do pai. Ao render o cunhado de Hickmann, ele ordenou que fosse levado até ela. Durante os minutos de terror, Rodrigo xingava e ameaçava a apresentadora com uma arma. Após efetuar dois disparos, que atingiram Giovana de raspão no ombro e barriga, Correa entrou em luta corporal, tirando a arma e em seguida disparando três vezes contra Pádua, que morreu no local. O corpo foi enterrado na segunda-feira. A Polícia classificou a morte como legítima defesa e concluiu as investigações.

PF DEFLAGRA 29ª FASE DA OPERAÇÃO "LAVA JATO"

   A nova etapa foi batizada como "Repescagem" e teve diligências nas cidades do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Recife, na segunda-feira (23). Os agentes da Polícia Federal cumpriram 6 mandados de busca e apreensão, 1 de prisão preventiva e 2 de prisão temporária (Por 5 dias). Em Brasília, foram presos o ex-tesoureiro do PP, João Cláudio Genu (Foto) e o sócio, Lucas Amorim Alves. Segundo a PF, há indícios que apontam que R$ 7 milhões, sem justificativa de origem lícita, movimentados por Genu, sejam parte do esquema de corrupção na Petrobras. O ex-tesoureiro foi preso em um hospital, enquanto acompanhava uma pessoa. Ele já havia sido condenado no julgamento do Mensalão, em 2012, mas havia recorrido e absolvido do crime de lavagem de dinheiro. A PF acredita que Genu recebia 5% de toda propina paga ao partido no esquema. No Recife, a PF não conseguiu prender Humberto do Amaral Carrilho. O empresário do ramo de postos de gasolina estava em viagem. O apartamento estava em reforma e não pode ser revistado. Carrilho foi considerado foragido. No dia seguinte, a PF deflagrou a 30ª fase, com investigações focadas no ex-ministro da casa civil, José Dirceu.

DIÁRIO OFICIAL PUBLICA EXONERAÇÃO DE MINISTRO

   Romero Jucá foi afastado, na terça-feira (24), do Ministério do Planejamento do governo Michel Temer, um dia após o vazamento de gravações em que ele falava de um possível esquema para evitar a "sangria" causada pela operação "Lava Jato". Segundo o informativo oficial, o desligamento teria ocorrido a pedido do parlamentar. Nas palavras do próprio senador do PMDB de Roraima, a saída foi para evitar "Manifestações Babacas". Na gravação da conversa entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, divulgada pela Folha de São Paulo, um dia antes, Jucá disse que o impeachment de Dilma e a posse de Temer facilitaria um grande acordo, incluindo membros do STF, para deter a operação da PF. Os dois também falaram dos esquemas de Aécio Neves, que o fariam ser o primeiro tucano "enquadrado". Após o vazamento, Jucá tentou se defender, mas a oposição começou a pressionar pela saída. Novas gravações surgiram durante a semana.

CONGRESSO APROVA ALTERAÇÃO NA META FISCAL DO GOVERNO

   Durou 16 horas e terminou na madrugada da quarta-feira (25) a sessão que aprovou o aumento da meta fiscal de 2016 do governo de Michel Temer. A votação, conduzida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi marcada pela tentativa da oposição de obstruir os trabalhos. Com a aprovação da matéria, proposta pelo ex-ministro do Planejamento Romero Jucá, o governo foi autorizado a apresentar um déficit de R$ 170,5 bilhões ao final deste ano. Antes, o deputado Dagoberto (PDT-MS) havia dado parecer favorável sobre o pedido de Temer, dizendo se tratar de um valor justo para o país. O aumento do déficit evita uma paralisação da máquina pública (O que afetaria investimentos em programas sociais e nos serviços) e uma atitude do governo que descumpra a lei de Responsabilidade Fiscal. Michel Temer comemorou o resultado da votação.

JOVEM ESTUPRADA NA WEB É OUVIDA NO RJ

   A adolescente de 17 anos, cujo vídeo em que é violentada foi compartilhado nas redes sociais (Foto), prestou depoimento, na quinta-feira (26), na Delegacia de Repressão dos Crimes de Informática (DRCI), no Rio de Janeiro. Horas antes, ela havia sido atendida no setor de ginecologia do Hospital Maternidade Maria Amélia. Segundo as primeiras informações, a jovem havia ido a casa do namorado, o jogador Lucas Perdomo, de 20 anos, em uma comunidade da zona oeste da cidade. Ela foi dopada e acordou dois dias depois, em outra residência e nua. O vídeo em que a garota foi abusada por 33 homens repercutiu no Brasil e no exterior. A conta em que o vídeo foi postado acabou excluída e o Ministério Público entrou no caso. Quatro homens foram identificados e tiveram as prisões preventivas decretadas. A Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia do Rio de Janeiro (Alerj) avisou que prestaria apoio e acompanhamento a menina. Em reunião com secretário de segurança do Rio, na sexta-feira, o presidente interino Michel Temer ofereceu toda estrutura para a apuração do caso. Os primeiros suspeitos foram ouvidos na sexta-feira e liberados em seguida. Todos afirmam inocência nas acusações.

OBAMA FAZ HISTÓRIA EM VISITA A CIDADE NO JAPÃO

   Barack Obama foi o primeiro presidente norte-americano em exercício a visitar a cidade de Hiroshima, na sexta-feira (26), após o bombardeio com armas atômicas em 1945. Ele discursou no Memorial da Paz e, apesar de não pedir perdão pelos ataques que deixaram mais de 200 mil mortos em Hiroshima e Nagasaki, afirmou que o mundo deve procurar saídas para conflitos que evitem um novo sofrimento como o ocorrido nas cidades atacadas. A expectativa dos governos dos Estados Unidos e do Japão é que a visita abra o caminho para o fim de armas nucleares e a aliança dos países. Ainda no ato, Obama e o primeiro ministro japonês Shinzo Abe (Foto) cumprimentaram sobreviventes do bombardeio. Barack Obama também assinou o livro de visitas do monumento construído em homenagem as vítimas.

REAL MADRID E ATLÉTICO DE MADRID DISPUTAM FINAL A LIGA A UEFA

   Os dois clubes entraram em campo para a decisão da edição 2016 da Liga dos Campeões da UEFA, no sábado (28), no Estádio San Siro, em Milão, na Espanha. Antes, a cantora Alicia Keys e o cantor Andrea Bocelli se apresentaram no show de encerramento. Em campo, a partida começou equilibrada até os 14 minutos, quando o zagueiro Sérgio Ramos abriu o placar para a equipe de Zinedine Zidane. O Atlético apertou o jogo no final da primeira etapa, mas não conseguiu empatar. Na volta do intervalo, com 1 minuto de jogo, o árbitro marcou pênalti, após Pepe derrubar Fernando Torres na área, para o Atlético, mas Griezmann bateu forte e a bola foi na trave. O empate aconteceu aos 33 com o gol de Ferreira Carrasco. Mantendo-se iguais, os clubes foram para a prorrogação e para os pênaltis. Nas cobranças, o Atlético fez 3 gols (Griezmann, Gabi, Saúl Níguez) Juanfran bateu na trave. O Real marcou os cinco gols (Vázquez, Marcelo, Gareth Bale, Sérgio Ramos e Cristiano Ronaldo, que encerrou a partida). O Real Madrid conquistou o 11º título e se tornou o maior vencedor na história da competição.

Fontes: G1, MSN, Estado de São Paulo, O Globo, Folha de São Paulo. Globo Esporte.
Fotos: Rodrigo Augusto Pádua e Ana Hickman (Montagem / G News Blog); João Cláudio Genu (Divulgação / STF); Vídeo de Estupro (Reprodução); Shinzo Abe e Barack Obama (Reuters).

Comentários