TOP SEVEN ESPECIAL – IMAGENS DE 2015

   Estamos a dois dias de um novo ano. E pra marcar a transição, o “G News Blog” faz uma rápida retrospectiva do ano que se encerra. Confira abaixo as sete imagens que marcaram 2015 no Brasil e no Mundo:
 
VIOLÊNCIA NA FRANÇA
 
   Os franceses não terão motivos para lembrar com saudade deste ano. Desde janeiro, o país foi alvo de dois dos maiores atentados terroristas provocados em todo o mundo. O primeiro, a redação da “Revista Charlie Hebdo”, deixou 12 mortos, e o segundo, uma série de atentados em novembro que deixou cerca de 130 mortos. Grupos radicais reivindicaram os ataques, entre eles, o “Estado Islâmico”. Após o segundo atentado, o país entrou pra valer na zona de confronto contra o terrorismo.
 
DESASTRE NOS ARES
 
   Com 150 pessoas a bordo, o avião da empresa Germanwings, que operava o voo 4U9525, caiu, na manhã do dia 24 de março, no sul da França. O Airbus A320 viajava da Espanha com destino a Alemanha quando foi arremessado nos Alpes franceses. Gravações das caixas pretas mostraram o desespero de passageiros e tripulantes antes da queda. Promotores franceses confirmaram que o avião foi derrubado deliberadamente pelo co-piloto da aeronave, Andreas Lubitz.
 
PRISÕES NA FIFA EXPÕEM CORRUPÇÃO NO FUTEBOL
 
   Diligentes da Fifa foram presos em maio, suspeitos de envolvimento em um gigante esquema de corrupção dentro da entidade. Entre os detidos, estava o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. Segundo as investigações, havia pagamento de propinas para a transmissão de competições continentais e mundiais. Após ser preso na Suíça, o brasileiro foi levado para Nova York. As investigações foram feitas pela Justiça dos Estados Unidos. O atual ex-líder da Fifa, Joseph Blatter, renunciou ao cargo e logo depois foi banido do esporte por 8 anos, junto com Michel Platini.
 
GRÉCIA EM DESESPERO
 
   A crise iniciada em 2008 no país chegou a seu ápice em julho de 2015. Cobrado por todos os países da zona do Euro, o país viveu momento de caos com fechamentos de bancos, aumento do desemprego e ameaças de retirada do bloco. O calote ao Fundo Monetário Internacional agravou a situação. O acordo com credores aconteceu em agosto e contou com ajuda de outros países, como a Alemanha. Um pacote de medidas foi apresentado para garantir o cumprimento das promessas.
 
O DRAMA DOS REFUGIADOS
 
   A imagem abaixo comoveu todo o planeta em setembro e virou símbolo do sofrimento de refugiados do Oriente Médio em relação à tomada de países por grupos radicais, principalmente o “Estado Islâmico”. Aylan Kurdi, de 3 anos, escorregou dos braços do pai, durante viagem entre a Turquia e a Grécia. Além dele, o irmão, que tinha 5 anos, e a mãe acabaram morrendo. O corpo do garotinho foi resgatado por militares na Ilha grega de Kos.
 
GOVERNO X CÂMARA
 
   A situação política do Brasil chegou ao caos completo em 2015. O embate entre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o Governo Federal culminou com a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Por outro lado, Cunha também teve o nome envolvido em um escândalo. Mesmo negando contas misteriosas no exterior, a Suíça comprovou a existência de quatro contas em bancos do país. O nome do peemedebista também apareceu na Operação “Lava Jato”, com acusações de recebimento de propina. Com manobras no Conselho de Ética, Cunha conseguiu empurrar para 2016 a analise do pedido de investigação sobre a quebra de decoro parlamentar. As incertezas políticas e o cenário econômico fizeram duas agências de risco rebaixarem o grau de investimento no país.
 
LAMA TOMOU CONTA DE MARIANA
 
   A maior tragédia ambiental já registrada no Brasil aconteceu em novembro. Duas barragens da Mineradora Samarco, contendo rejeitos provenientes da mineração, se romperam jogando material tóxico contra cidades de Minas Gerais e Espírito Santo. A destruição atingiu principalmente a cidade de Mariana. 17 pessoas perderam a vida e 2 seguem desaparecidas. Toda a população da cidade ficou desalojada. A Justiça condenou a mineradora a indenizar as vítimas. Inicialmente, os desabrigados receberão R$ 20 mil. As famílias que perderam parentes receberão R$ 100 mil.
 
Fotos: Violência na França (Extraída do site “Jornal de Gramado”); Acidente Aéreo (Extraída do site “Renato Vargens”); Corrupção na Fifa (Efe); Crise na Grécia (Reuters); Aylan Kurdi (Extraída do site “Fatos Desconhecidos”); Eduardo Cunha (Lula Marques); Lama em Mariana (Christophe Simon / AFP).

Comentários