TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (6 a 12 de Dezembro)

OPOSIÇÃO VENCE ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NA VENEZUELA
 
   O Conselho Nacional Eleitoral do país anunciou a vitória da Mesa de La Unidad Democrática (MUD) nas eleições legislativas ocorridas no domingo (6). 99 das 167 vagas na Assembleia Nacional serão ocupadas por membros do partido, que faz oposição ao governo de Nicolás Maduro. O bloco concorrente, denominado “Oficialismo”, que inclui o partido do atual presidente, o PSUV, ocupou 46 cadeiras na casa. Mesmo com a possibilidade de ter seu poder de atuação limitado, Maduro reconheceu a vitória e ressaltou a democracia do pleito. A votação, que não apresentou incidentes, contou com a participação de 20 milhões de venezuelanos e acabou com 16 anos de chavistas na Assembleia.
 
CARTA DE TEMER PARA DILMA VAZA E EXPÕE RACHA NO GOVERNO
 
   Uma correspondência destinada à presidente Dilma Rousseff, escrita pelo vice, Michel Temer, acabou vazando para imprensa na segunda-feira (7). Na carta, o peemedebista teria reclamado que Dilma não confiaria nele e no PMDB, que compõe a base governista. A assessoria de Temer informou que a carta foi entregue no Palácio do Planalto em caráter pessoal e que o vazamento surpreendeu o parlamentar. Em entrevista no dia seguinte, a presidente negou qualquer desconfiança com Temer e marcou uma reunião entre os dois. A situação gerou uma série de brincadeiras nas redes sociais.
 
STF SUSPENDE PROCESSO DE IMPEACHMENT
 
   A decisão foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, na terça-feira (8), em Brasília. Às vésperas da instalação da comissão que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o magistrado decidiu que a tramitação só deve continuar assim que a corte analisar e der seu parecer, o que deve acontecer no dia 16 de dezembro. A suspensão aconteceu no dia em que a Câmara dos Deputados elegeu, através do voto secreto, a chapa alternativa de parlamentares da oposição e de dissidentes da base aliada para a comissão especial, a chapa foi eleita por 272 votos.
 
ALIADOS DE CUNHA DESTITUEM RELATOR NO CONSELHO DE ÉTICA
 
   O deputado Fausto Pinato (PRB-SP) foi afastado da relatoria do processo contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, na quarta-feira (9). Ele, que estava a frente do trabalho no Conselho de Ética, foi substituído por Marcos Rogério (PDT-RR), que já sinalizou que deve votar a favor da investigação por quebra de decoro parlamentar. O motivo alegado pelo vice-presidente da mesa, Waldir Maranhão (PP-MA), que também é investigado na “Operação Lava Jato”, é que o Código de Ética impede que deputados relatem ações contra membros do mesmo bloco. Com a manobra, a análise do processo contra Cunha foi adiado pela quinta vez. A nova análise foi marcada para o dia 16 de dezembro.
 
CRIANÇA É MORTA DURANTE FESTA NO INTERIOR DE PE
 
   O corpo de Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, foi encontrado com marca de facadas, na noite da quinta-feira (10), nas dependências da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, no centro de Petrolina, no sertão de Pernambuco. O assassinato aconteceu durante uma aula da saudade da turma do terceiro ano. A menina estava na quadra da escola quando desapareceu. A Polícia ainda não sabe o que motivou o crime, porém, descartou a possibilidade de violência sexual. Beatriz era filha do professor de inglês da instituição, Sandro Romildo Mota. Investigadores da Delegacia de Homicídios trabalham nas imagens do circuito interno de TV para descobrir o autor do crime. O corpo de Beatriz foi enterrado sob forte comoção na tarde da sexta-feira, em Juazeiro, na Bahia, onde ela morava.
 
TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO VIRA ALVO DA PF
 
   O consórcio responsável por 2 dos 14 lotes que compõem o projeto de transposição do Rio São Francisco foram alvos da Operação “Vidas Secas”, deflagrada pela Polícia Federal com o intuito de investigar o desvio de R$ 200 milhões das obras. O grupo, formado pelas empresas OAS, Galvão Engenharia Barbosa Melo e Coesa, é suspeito de utilizar empresas de fachada pertencentes aos doleiros Alberto Youssef e Adir Assad para cometer o crime. Cerca de 150 agentes da PF cumpriram 34 mandados judiciais (Sendo 24 de busca e apreensão, 4 de condução coercitiva e 4 de prisão). As diligências ocorreram em Brasília e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Ceará e Pernambuco. O projeto tocado pelo Governo Federal desde o governo de Lula já tem 81% das obras concluídas.
 
PLENÁRIA DA COP 21 APROVA ACORDO GLOBAL DO CLIMA
 
   O documento elaborado após o encontro de vários chefes de estado na França foi aprovado, no sábado (12), em Paris. O acordo determina que os 195 países signatários promovam ações que diminuam a previsão de aumento da temperatura do planeta nos próximos anos, que é de 2º C. Além de frear o aquecimento, o texto prevê que o acordo também deverá ser revisto a cada cinco anos. Não há uma data definida de quando as emissões deverão parar de subir. Foi a primeira vez que todos os países chegaram a um consenso sobre a necessidade de desacelerar a emissão de gases do efeito estufa. Por outro lado, os cientistas criticaram a falta de meta para esta redução.
 
Fontes: Carta Capital, Jornal do Brasil, G1, Uol, NE 10, Estado de São Paulo.

Comentários