TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (29 de Novembro a 5 de Dezembro)

QUATRO POLICIAIS SÃO PRESOS POR FUZILAMENTO NO RJ

   A Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou, no domingo (29), que quatro agentes foram presos em flagrante pelo fuzilamento de cinco jovens (Foto) que estavam em um gol, na noite do sábado, próximo ao Morro da Lagartixa, no Rio de Janeiro. O veículo, um Palio branco, foi atingido por mais de 100 tiros de fuzil. Além dos assassinatos, os PMs são suspeitos de forjar a cena do crime. Os jovens tinham ido ao Parque Madureira, na volta, foram atacados pelos PMs, que alegaram não serem atendidos ao pedir que o veículos parasse.Segundo familiares, Wilton Esteves Domingos Junior, que dirigia o carro, estava com a documentação em dia. Os corpos dos jovens, que tinham entre 16 e 25 anos foram enterrados na segunda-feira sob forte comoção. Os PMs deverão responder pelos crimes na justiça comum e militar.

INTEGRANTES DA COP 21 INCIAM OS TRABALHOS NA FRANÇA

   Cerca de 150 chefes de estado, incluindo a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, participaram a abertura da conferência da cúpula do clima (Foto), na segunda-feira (30), em Paris, na França. A sessão foi iniciada pelo ministro do meio ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal, que agradeceu pela decisão dos franceses em promover o encontro mesmo depois dos ataques que mataram 130 pessoas em novembro. Para a COP 21, a segurança foi reforçada, tanto no centro de convenções de Le Bourget quanto nos hotéis onde os líderes estiveram hospedados. Entre as evoluções sobre o assunto, ficou a promessa do Canadá, através do primeiro-ministro Justin Trudeau, de mudar a política do clima no país.

ALCKMIN PUBLICA PRIMEIRO DECRETO DE REORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL

   Segundo a medida, publicada no Diário Oficial da União, os professores funcionários da Secretária de Educação de São Paulo poderão ser transferidos de escolas, o que deve acontecer dentro do Plano de Reorganização Estudantil que fechará 94 unidades de ensino. Desde o anúncio do projeto, cerca de 200 escolas foram ocupadas por estudantes, que por diversas vezes entraram em confronto com a Polícia. Para o governo paulista, há movimentação política para evitar a reorganização. A ideia central do projeto visa organizar as escolas por ciclos, concentrando alunos de uma mesma faixa etária na mesma unidade. Se aprovada, a reestruturação começa já no ano letivo de 2016.

CONTRARIADO PELO PT, CUNHA ANUNCIA PROCESSO CONTRA DILMA

   Após receber votos de petistas a favor de investigação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que pode culminar com sua cassação, o presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ Foto), anunciou a abertura do processo de cassação da presidente Dilma Rousseff, na quarta-feira (2), em Brasília. A representação aceita pelo parlamentar foi assinada pelos advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior, Janaína Paschoal e corroborada pela oposição. Uma comissão com até 66 parlamentares, de todos os partidos, será criada para analisar o caso. O pedido de impeachment tem 30 dias para ser analisado, caso 342 dos 512 deputados optem por abrir o processo, Dilma será afastada até que o julgamento seja concluído. Se inocentada, reassumirá, se condenada, deixará a presidência e será substituída pelo vice, Michel Temer. Em discurso, Cunha negou que a decisão tenha sido por motivos políticos. Já o PT o classificou como “Chantagista”.

MAIS PRISÕES NA FIFA

   Uma operação conjunta entre Estados Unidos e Suíça prendeu, na quinta-feira (3), o vice-presidente da Fifa, também presidente da Concacaf, Alfredo Hawit, e o presidente da Conmebol, Miguel Angel Napout (Foto). Ambos estavam em um hotel de luxo em Zurique e são investigados por suposto envolvimento no esquema de extorsão, lavagem de dinheiro e fraude dentro da Federação. Napout e Hawit são acusados de receberem propinas milionárias em transações envolvendo a venda de direitos de transmissão da Copa do Mundo e outros torneios na América Latina. Eles estavam no país para participar de um congresso do Comitê Executivo da Fifa. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça dos Estados Unidos no dia 29 de novembro. A corte americana tem 40 dias para formalizar o pedido de extradição. Até agora, 9 dirigentes da Fifa já foram presos acusados de corrupção. No mesmo dia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, pediu afastamento do cargo para trabalhar na sua defesa, já que teve o nome incluído nas investigações de corrupção pela Justiça norte-americana. Marcus Antônio Vicente assume o cargo na entidade.

GOVERNO SUSPENDE REORGANIZAÇÃO DA REDE DE ENSINO EM SP

   O Governador Geraldo Alckmin anunciou a suspensão do Plano de Reorganização da Rede Estadual de Ensino na manhã da sexta-feira (4), em São Paulo. O anúncio foi feito durante um novo protesto nas ruas do centro. A concentração teve início às 7h e dois grupos tomaram as principais vias e locais da cidade, como a Rua da Consolação e a Praça da Liberdade. Eles se encontraram na Avenida Paulista, onde enfrentaram a PM, que utilizou escudos e bombas de gás lacrimogêneo. O vice-governador, Marcio França, já havia se posicionado a favor de uma suspensão para um diálogo entre governo e estudantes. Pelo plano, 92 escolas seriam fechadas e 311 mil alunos remanejados para outras instituições. Em um protesto realizado um dia antes, três pessoas acabaram detidas. Em pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, no mesmo dia, 30% dos paulistas classificaram o governo de Alckmin como “Ruim ou péssimo”, enquanto 40% definiram como “Regular”. Apenas 28% disseram ser “Ótimo ou Bom”. A pesquisa foi realizada nos dias 25 e 26 de novembro.

CORPO DE HUMORISTA É ENTERRADO NO RJ

   Parentes e amigos participaram, no sábado (5), das cerimônias de velório e cremação do corpo de Usliver João Baptista, o Tutuca, que tinha 83 anos e morreu na quinta-feira, no Hospital Barra D’Or, na zona sul do Rio de Janeiro. O funeral aconteceu no Crematório São Francisco de Assis, na zona norte. O humorista havia sofrido um AVC em 2014 e, desde então, sua saúde estava fragilizada. Tutuca começou a carreira no rádio ainda nos anos 50, depois, se transferiu para a televisão. Na telinha, ficou conhecido por personagens como Clementino, no programa “A Praça é Nossa”, do SBT. Nos últimos anos, integrava o elenco de “Zorra Total”, da TV Globo.  

Fontes: Estado de São Paulo, G1, Folha de São Paulo, Uol, Extra.
Fotos: Jovens mortos por PMs (Extraída do site “GGN”); COP 21 (Stephane Mahe / Reuters); Eduardo Cunha (Extraído do site “Pragmatismo Político”); Alfredo Hawit e Miguel Angel Napout (Montagem / G News Blog); Tutuca (Divulgação).

Comentários