TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (13 a 19 de Dezembro)

MANIFESTAÇÕES PRÓ-IMPEACHMENT GANHAM RUAS NO BRASIL

   As primeiras manifestações após a abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff aconteceram no domingo (13) em várias cidades do país. No total, 22 estados e o Distrito Federal sediaram encontros de simpatizantes da decisão de Eduardo Cunha. Apesar do número baixo de adesões, as organizações dos atos acreditam que a quantidade deve aumentar em 2016. Em São Paulo, 40 mil pessoas, segundo a Polícia Militar (80 segundo a organização) foram para a Avenida Paulista, no centro da cidade. No Rio de Janeiro, outros 5 mil manifestantes ocuparam a Praia de Copacabana. Minas Gerais registrou 3 mil participantes. No Recife, a concentração foi no marco zero e reuniu entre 500 e mil pessoas. O número total ficou abaixo dos 2 milhões que foram as ruas nas manifestações de março de 2015. 

PRESIDENTES DOS EUA E CHINA PROMETERAM APLICAR MEDIDAS DA COP 21

   Em conversa telefônica na segunda-feira (14), os presidentes Barack Obama e Xi Jinping prometeram aplicar as medidas de contenção da emissão de poluentes em seus respectivos países. As medidas foram traçadas após a reunião da Cúpula do Clima, a COP 21, realizada em Paris há duas semanas. No total, 195 países assinaram o acordo para limitar o aquecimento global. Na China, a situação é critica em relação a poluição, tanto que o alerta vermelho, o maior, foi emitido duas vezes em um período de uma semana.

PF CUMPRE MANDADO JUDICIAL EM CASAS DE EDUARDO CUNHA

   Agentes da Polícia Federal cumpriram, na terça-feira (15), mandados de busca e apreensão nas casas de Eduardo Cunha em Brasília e no Rio de Janeiro. A ação, batizada de “Catilinárias”, faz parte das investigações da Operação “Lava Jato”. As buscas foram autorizadas pelo ministro Teori Zavascki, a pedido da Procuradoria Geral da República. Também foram alvos da ação a chefe de gabinete do peemedebista, Denise Santos, o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-MA), os senadores Edison Lobão e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), além dos ministros Celso Pansera (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Os 53 mandados judiciais foram cumpridos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal, e visam evitar que os investigados destruam provas.

STF DÁ INÍCIO A ANALISE DO PROCESSO DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

   Os dez ministros do Supremo Tribunal Federal começaram a analisar a ação aberta pelo PC do B contra o processo de impeachment da presidente, na quarta-feira (16), em Brasília. No mesmo dia, o ministro Edson Fachin deu o primeiro parecer, desfavorável a Dilma. No seu entendimento, Eduardo Cunha não deveria ouvir a defesa da presidente antes de abrir o processo. Ele também validou a eleição, através de voto secreto, da Comissão Especial da Câmara, que segue suspensa até o fim da votação do STF. No dia seguinte, houve reviravolta no caso. O STF anulou a votação da Câmara e determinou uma nova, com apenas uma chapa e em voto aberto. A decisão pelo andamento do processo ficará a cargo do Senado. Caso haja aprovação da abertura, Dilma será afastada por 180 dias até a analise do processo. Com a decisão dos magistrados, às portas do recesso parlamentar, a expectativa é que o assunto só volte a ser discutido após o carnaval.

JUSTIÇA BLOQUEIA E DESBLOQUEIA APLICATIVO NO MESMO DIA

   Quase 14 horas! Foi o tempo em que milhões de usuários do aplicativo WhatsApp ficaram sem se comunicar, na quinta-feira (17), em todo Brasil. A decisão de bloquear o serviço por 48 horas foi proferida pela juíza Sandra Regina Nostre Marques, da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Já a liminar que retomou as atividades do aplicativo foi expedida pelo desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. A ação teve destaque na imprensa mundial e teria sido tomada por uma negativa dos controladores do serviço em repassar informações de um usuário envolvido em investigação criminal. Mark Zuckerberg, dono da rede social Facebook, que comprou o WhatsApp, lamentou a suspensão do serviço no país.

GOVERNO ANUNCIA NOVO MINISTRO DA FAZENDA

   Nelson Barbosa substituirá Joaquim Levy no Ministério da Fazendo. O novo responsável pela pasta foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff, na sexta-feira (18), em Brasília. Barbosa gerenciava o Ministério do Planejamento e já havia sido secretário-executivo da Fazenda entre os anos de 2011 e 2013. O novo titular da pasta tem uma postura mais flexível que Levy e um relacionamento melhor na ala governista. Levy substituiu Guido Mantega, no final de 2014, com a missão de reequilibrar as contas públicas e convencer as agências a não rebaixar as notas do país, mas teve uma passagem com altos e baixos e não conseguiu realizar nenhuma das tarefas. Dyogo Henrique de Oliveira assume interinamente o Ministério do Planejamento até o anúncio do novo nome.

CANTORA SELMA REIS MORRE NO RJ

   O Hospital São José, localizado em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, informou que a morte de Selma Reis aconteceu por volta das 5h do sábado (19). Ela, que tinha 55 anos, estava internada há 15 dias na unidade e se tratava de um câncer no cérebro, descoberto em meados de 2014. Notabilizada pela força na interpretação das músicas, Selma gravou seu primeiro disco em 1987. No total, foram 11 trabalhos lançados, sendo o último gravado em 2009. Como atriz, ela também fez participações em novelas e minisséries da Rede Globo, como "Caminho das Índias" (Atualmente em reprise), "Presença de Anita" e "Chiquinha Gonzaga". O velório e enterro devem acontecer na segunda-feira.

Fontes: Uol, G1, R7.
Fotos: Eduardo Cunha (Extraída do site "GGN"); Nelson Barbosa (Extraída do site "Revista Nacional da Carne"); Selma Reis (Extraída do "Portal do Leblon").

Comentários