TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (27 de Setembro a 3 de Outubro)

HOMEM É ATINGIDO POR BALA PERDIDA NO RECIFE

   Ricardo Alves  da Silva foi atingido por uma bala de fuzil, no domingo (27), no bairro do Sancho, na zona oeste do Recife. Ele estava na própria residência, que fica a cerca de 300 metros do Complexo Prisional do Curado, quando foi alvejado pelo projétil, que foi disparado durante um princípio de tumulto no Presídio Frei Damião de Bozzano. O ambulante ainda foi socorrido, mas morreu no hospital. O corpo foi enterrado no dia seguinte. A investigação deve apontar a origem exata do tiro.

EX-PREFEITA FORAGIDA SE ENTREGA NO MA

   Acompanhada por três advogados, após passar 39 dias foragida, a ex-prefeita da cidade de Bom Jardim, Lidiane Leite da Silva (Foto), se entregou a Polícia Federal do Maranhão. Ela é suspeita de desviar milhões em verbas destinadas a educação na cidade. Com apenas 25 anos, Lidiane estava em seu primeiro mandato e gostava de ostentar uma vida de luxo nas redes sociais. O comportamento chamou a atenção, dando início as investigações. A ex-prefeita prestou depoimento e foi encaminhada ao quartel do Corpo de Bombeiros, onde ficará a disposição da justiça. Com a cassação do mandato pela Câmara Municipal, a vice Malriete Gralhada assumiu o cargo em Bom Jardim. A justiça revogou a prisão de Lidiane no dia 9 de outubro. Ela será monitorada por tornozeleira eletrônica.

POLICIA PRESTAM DEPOIMENTO SOBRE MORTE SUSPEITA DE JOVEM NO RJ

   Três dos cinco policiais da Unidade de Polícia Pacificadora do Morro da Providência, na área central do Rio de Janeiro, prestaram depoimentos na terça-feira (29). Eles são acusados de alterarem a cena de crime em que morreu Eduardo Felipe dos Santos Victor, de 17 anos. Toda a ação foi filmada por um morador da comunidade. Os PMs foram encaminhados ao Batalhão Prisional de Benfica, bairro da zona norte. O secretário de segurança do Rio, José Mariano Beltrame, lamentou o ocorrido e afirmou que a investigação será agilizada a pedido do Quartel Central da PM.

SOLDADO DUBLADOR É MORTO EM CONFRONTO NO RJ

   O policial militar Caio César Ignácio Cardoso (Foto), de 27 anos, foi morto durante confronto com traficantes, na quarta-feira (30), no Rio de Janeiro. Ele era integrante da Unidade de Polícia Pacificadora da Fazendinha e foi atingido por um tiro de fuzil no pescoço. Além dele, a troca de tiros também deixou morto o suspeito Deyverson Avelino, de 20 anos. Policial militar há 4 anos, Caio também era conhecido pelo trabalho de dublador. Entre seus trabalhos mais conhecidos está a saga do bruxo "Harry Potter". Tanto a autora dos filmes, J.K Rowling, quanto alguns atores da franquia lamentaram a morte de Caio nas redes sociais.

MAIS UM MASSACRE EM UNIVERSIDADE DOS EUA

   Um homem abriu fogo, na quinta-feira (1), na Faculdade Comunitária Umpqua, no estado de Oregon, nos Estados Unidos. Segundo as primeiras investigações, a motivação para o atentado seria de origem religiosa. Nove pessoas morreram e outras sete ficaram feridas. Chris Harper Mercer, que tinha 26 anos, cometeu suicídio após o massacre. Em pronunciamento a população, o presidente Barack Obama voltou a defender leis mais rígidas a favor do desarmamento. Segundo a Polícia, o autor do atentado possuía um arsenal. Seis armas encontradas em poder dele na cena do crime.

DILMA ANUNCIA MEDIDAS PARA ENXUGAR A MÁQUINA PÚBLICA

   Uma série de medidas internas foram anunciadas pela presidente Dilma Rousseff (Foto), na sexta-feira (2), em Brasília. Entre as ações, estão a extinção de 8 dos 39 ministérios, o fechamento de 3 mil vagas em cargos comissionados, o fim de 30 secretarias ligadas aos ministérios, redução de 20% nos salários do presidente, vice-presidente e ministros, além da revisão de contratos de aluguel do governo e de serviços terceirizados. Também foi anunciada a criação de uma Comissão Permanente da Reforma do Estado e de uma central de transporte por ministério, que visa diminuir a frota. As medidas serão temporárias durante o período de crise.

CUT REALIZA PROTESTO NO RECIFE

   Em ações orquestradas pela Central Única dos Trabalhadores, a CUT, diversos atos foram realizados, no sábado (3), em todo o Brasil. As manifestações visaram expressar o repúdio as medidas de ajuste fiscal impostas pelo governo que estão causando prejuízos aos trabalhadores. No Recife, centenas de pessoas participaram de uma caminhada, que saiu da Praça do Derby em direção ao centro da cidade. Além de repudiar o ajuste, os manifestante defenderam a Petrobras e o uso dos recursos dos Royalties do petróleo e do pré-sal na educação e na saúde.

Fontes: Jc online, R7, Diário de Pernambuco e G1. 
Fotos: Lidiane Leite (Reprodução); Caio Cesar (Reprodução / Facebook); Dilma Rousseff (Roberto Stuckert Filho / PR).

Comentários