TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (3 a 9 de Maio)

CAMPEONATOS ESTADUAIS CONHECEM SEUS CAMPEÕES
 
 
   As vésperas do início da temporada 2015 do Brasileirão, os campeonatos estaduais chegarão ao fim no domingo (3). Em São Paulo, o Santos (Foto) bateu o Palmeiras na Vila Belmiro. Após vencer por 2 a 1 no tempo regulamentar, levando a decisão por pênaltis, o “Peixe” marcou 4 contra 2 do adversário. No Rio de Janeiro, o Vasco levantou a taça contra o Botafogo diante de um público de quase 70 mil pessoas. No Rio Grande do Sul, o Internacional levou a melhor sob o Grêmio e comemorou o pentacampeonato após 42 anos.  Na Arena Fonte Nova, o Bahia devolveu em dobro a goleada sofrida na primeira partida e venceu o Vitória da Conquista por 6 a 0. O campeonato cearense, diferentemente dos demais, terminou em confronto de torcedores após a conquista do título pelo Fortaleza, que venceu o Ceará na soma dos dois placares. Ao término da partida, as torcidas invadiram o campo e começaram a brigar. Em Pernambuco, o Santa Cruz venceu o Salgueiro no fim do jogo, por 1 a 0, e selou o 28º título estadual.
 
BALANÇO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA EPIDEMIA DE DENGUE
 
   Quase 750 mil casos de dengue foram registrados entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano. O balanço, divulgado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (4), confirma o crescimento de 234,2% no número de casos em comparação ao mesmo período de 2014. Apesar do crescimento, o índice é menor que o de 2013, em que foram notificados 1,4 milhões de diagnósticos. A incidência de casos no Brasil é de 367,8 doentes a cada grupo de 100 mil habitantes, bem acima da base utilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 300/100 mil habitantes, configurando, assim, situação de epidemia. 229 mortes foram confirmadas, 169 só em São Paulo, nas primeiras 15 semanas de 2015. Pernambuco registrou 24.340 casos da doença.
 
SELEÇÃO APRESENTA ELENCO DA “COPA AMÉRICA”
 
   Dunga realizou entrevista coletiva, na terça-feira (5), para apresentar os titulares da seleção na Copa América, que começa no dia 11 de junho, no Chile. Foram convocados os goleiros Jefferson, Diego Alves e Marcelo Grohe, os laterais Fabinho, Danilo, Filipe Luís e Marcelo, os zagueiros Miranda, David Luis, Marquinhos e Thiago Silva, os volantes Luis Gustavo, Fernandinho, Elias e Casemiro, os meias Willian, Philippe Coutinho, Douglas Costa e Everton Ribeiro e os atacantes Diego Tardelli, Firmino, Neymar e Robinho, novidade da equipe. Outra surpresa foi à ausência de nomes como Daniel Alves e Oscar. Este último sofreu uma lesão durante um treinamento do Chelsea e desfalcou a seleção, que disputará dois amistosos antes da estreia na competição continental. Joga com o México, em São Paulo, no dia 7 de junho, e com Honduras, em Porto Alegra, três dias depois.
 
CONGRESSO APROVA TEXTO-BASE DO AJUSTE FISCAL
 
   A Medida Provisória 665, que altera as regras de concessão de seguros-desemprego e auxílios-doença foi aprovada pelo Congresso Nacional na quarta-feira (6), em Brasília. A votação foi marcada por bate-boca e tumulto durante as cinco horas de sessão. No total, 252 deputados votaram a favor da medida, 227 se colocaram contra e um se absteve de votar. Desde o início, parlamentares e até o ex-presidente Lula entraram no jogo pela aprovação junto aos deputados dos partidos da base governista: PMDB e PT. A partir da sanção, o trabalhador terá um prazo de carência mínimo de 1 ano para solicitar o seguro-desemprego, seis meses a menos do que o governo queria e seis a mais do praticado até então. Para ter o abono salarial, o trabalhador precisava ter 30 dias de carteira assinada no ano anterior, agora precisará de 3 meses. O primeiro texto pedia seis meses de trabalho.
 
DESEMPREGO AUMENTA, DIZ PESQUISA
 
   O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira (7), dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnda Contínua) que registrou o aumento no índice de desemprego no país: 7,9%. A porcentagem é a maior desde o primeiro trimestre de 2013, quando chegou a 8%. No mesmo período de 2014, o índice foi de 7,2%. A pesquisa foi realizada em 211.344 domicílios particulares permanentes de 3.500 cidades. 7,93 milhões de pessoas estavam desempregadas no primeiro trimestre de 2015, 23% a mais que no último de 2014. A menor taxa foi registrada na Região Sul, com 5,1%, enquanto o Nordeste, o índice foi o maior: 9,6%. Entre os estados, o Rio Grande do Norte se destacou negativamente com índice de 11,5%. Santa Catarina teve o menor, com 3,9%.
 
EVITANDO PROTESTO, DILMA FALTA SOLENIDADE NO RJ
 
   A cerimônia comemorativa pelos 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial foi realizada, na sexta-feira (8), em Brasília, e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. Inicialmente confirmada para participar do evento no Rio de Janeiro, ela cancelou sua presença horas antes, segundo a Secretária de Imprensa do Planalto, pelo pedido de ex-combatentes para que a cerimônia ocorresse em Brasília. A informação foi desmentida horas depois. Alertada para a possibilidade de manifestações, a presidente decidiu ficar na capital do país. A comemoração contou com desfile militar, salva de tiros de canhões e entrega de medalhas de “Honra ao Mérito” aos participantes brasileiros nos combates. Em rápido discurso, Dilma falou sobre a necessidade da tolerância entre as nações e os esforços do Brasil pela paz mundial.
 
CULTURA PERNAMBUCANA PERDE SELMA DO COCO
 
   A cantora e compositora Selma do Coco (Foto) morreu no sábado (9), no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Ela estava internada desde o dia 9 de abril, em função de uma fratura no fêmur. Selma teve complicações e sofreu uma parada cardíaca acompanhada de falência múltipla de órgão. Nascida em Vitória de Santo Antão, Selma Ferreira da Silva chegou ao Recife aos 10 anos e teve 14 filhos. Após ficar viúva, aos 30 anos, se mudou para Olinda e passou a vender tapiocas. Se dedicando ao estilo musical Coco, Selma lançou o primeiro disco no final dos anos 90 e se consagrou com a música “A Rolinha”. Com o sucesso, viajou por todo o país e para o exterior, se tornando, assim, a “Rainha do Coco”. O corpo de Selma do Coco foi enterrado, no domingo, no Cemitério de Guadalupe, na cidade de Olinda.
 
Fontes: Globo Esporte, G1, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Portal Ig.
Foto: Santos (Danilo Verpa / Folhapress); Selma do Coco (Ricardo Fernandes / DP / D.A Press).

Comentários