TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (25 de Abril a 2 de Maio)

RÉPLICA DE TERREMOTO ATINGE NOVAMENTE O NEPAL

   O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS) informou que uma réplica do terremoto que matou milhares de pessoas um dia antes foi sentida, no domingo (26), no Nepal. O tremor de magnitude 6,8, com epicentro no noroeste de Katmandu, foi registrado a 10 km da superfície e também foi sentido na Índia. Além do abalo mais forte, a região teve registro de cerca de 30 réplicas de menos intensidade. A última atualização nas contagens apontam para mais de 5 mil mortos e 10 mil feridos. Equipes de buscas seguem procurando sobreviventes. O Consulado Brasileiro tem dado apoio aos cerca de 200 brasileiros que estão no país e aos familiares no Brasil.

PROFESSORES E POLÍCIA ENTRAM EM CONFRONTO NO PR

   Os professores da rede estadual de ensino do Paraná foram impedidos de entrar na Assembleia Legislativa, na segunda-feira (27), durante a votação do projeto de lei que transferiu mais de 33 mil aposentados e pensionistas do Fundo Financeiro para o Fundo Previdenciário de aposentadoria. O primeiro é custeado pelo estado, enquanto o segundo é dividido entre o governo e os próprios servidores. O projeto foi criado em função dos problemas de caixa que o Paraná está passando. Com a decisão, a administração estadual passa a economizar cerca de R$ 125 milhões por mês. A aprovação, porém, não agradou aos profissionais, que na tentativa de invadir o plenário, entraram em confronto com a Polícia, deixando dezenas de feridos. Na quarta-feira, a situação foi ainda mais caótica. Mais de 200 docentes se feriram e o texto foi aprovado em segundo turno. Um dia depois, o governador paranaense, Beto Richa (PSDB), autor da proposta, sancionou a lei.

SEGUNDO BRASILEIRO É EXECUTADO NA INDONÉSIA

   Oito pessoas, incluindo o brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte (Foto), foram executadas na terça-feira (28), na Indonésia. Mesmo com os repetidos apelos feitos pelo governo brasileiro e os exames médicos feitos no homem, atestando que ele sofria de esquizofrenia, o governo indonésio não comutou a pena capital, proferida um ano após a prisão, em 2004, quando Gularte entrou no país com 6 quilos de cocaína escondidos em uma prancha de surf. O homem de 42 anos foi o segundo brasileiro morto este ano por tráfico de drogas no país. Em janeiro, Marco Archer também foi executado por um pelotão de fuzilamento. O fato estremeceu a relação entre Brasil e Indonésia, que voltou a defender as execuções como parte de sua guerra contra o tráfico.  Em cima da hora, a filipina Mary Jane Veloso teve a execução adiada. A mulher responsável por enviar a jovem de 30 anos ao país, em abril de 2010, com 2,5 quilos de heroína, se entregou nas Filipinas.

CORPO DE ATOR É CREMADO EM SP

   A cerimônia de cremação do corpo do ator José Abujamra (Foto) ocorreu, na quarta-feira (29), no Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo. O diretor, ator e apresentador de 82 anos foi encontrado morto, na terça-feira, em sua casa no bairro de Higienópolis. O velório aconteceu no Teatro Sérgio Cardoso, também na capital paulista. Abujamra estreou do teatro amador na juventude e dedicou aos palcos maior parte da sua carreira. Na televisão, seu maior sucesso foi o personagem “Ravengar”, o bruxo da novela “Que Rei Sou Eu” (1989), da Rede Globo. Sua última novela foi “Corações Feridos” (2011), no SBT. Nos últimos 14 anos, ele apresentou o programa “Provocações”, na Tv Cultura.

RENAN CRITICA PRESIDENTE E TEM RESPOSTA AUTOMÁTICA DO VICE

   Durante reunião da mesa diretora do Senado, na quinta-feira (30), o presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), definiu como “ridícula” a decisão da presidente Dilma Rousseff em fazer o tradicional pronunciamento do “Dia do Trabalho” pelas redes sociais e não em cadeia de rádio e televisão. Horas depois, o vice-presidente Michel Temer, que faz parte da mesma sigla de Calheiros, respondeu as críticas em nota. Renan disse que o partido não podia servir como um RH do planalto, distribuindo cargos. A afirmação se refere ao fato do presidente do PMDB estar à frente da articulação política do governo. Temer afirmou em sua nota que não usaria seu cargo para agredir autoridades de outros poderes, em clara alusão às críticas do seu correligionário.

PRESIDENTE QUEBRA TRADIÇÃO EM PRONUNCIAMENTO À NAÇÃO

   Ao invés de fazer seu discurso de 1º de maio em cadeia de rádio e televisão, a presidente Dilma Rousseff (Foto) divulgou três vídeos nas redes sociais comemorando a data, na sexta-feira (1). No primeiro, ela destacou as propostas enviadas ao congresso de política de valorização do salário mínimo e correção da tabela do Imposto de Renda. No segundo, comentou sobre o projeto das terceirizações que está em tramite no Senado, destacando que deve haver diferenciações na regulamentação do trabalho entre as atividades-fim e meio dos setores produtivos. Por fim, falou sobre a repressão às manifestações que ocorrem em todo país, se colocando contra o uso da força policial a fim de impedir a liberdade de expressão. O fato de falar através das redes sociais fez com que a oposição a atacasse, como fez os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do Senado, Renan Calheiros, ambos do PMDB. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, chegou a destacar o 1º de maio como o “Dia da Vergonha”, ao dizer que a presidente de “acovardou” diante da população.

“PRINCESA DE CAMBRIDGE” NASCE NA INGLATERRA

   Kate Middleton e o Príncipe William deixaram o Hospital St. Mary’s, no sábado (2), com a nova integrante da família real britânica (Foto). Pesando 3,7 quilos, a irmã do príncipe George, primeiro filho do casal, ainda não teve o nome divulgado, mas será a quarta na linha de sucessão da coroa. Enfrentando menos problemas que na primeira gestação, Kate só chegou ao hospital horas antes de dar a luz. Durante dias, súditos da Família Real acamparam em frente à unidade médica, onde também nasceram os príncipes William e Harry, filhos da Princesa Diana e Príncipe Charles. As casas de aposta já começaram a se movimentar sobre o possível nome da menina. “Alice” é o mais sugerido pelos apostadores.

Fontes: Folha de Sao Paulo, G1, Reuters, R7, Veja, Uol.
Fotos: Rodrigo Gularte (Reprodução / Arquivo Pessoal); José Abujamra (Jair Bertolucci / Divulgação); Dilma Rousseff (Reprodução); Família Real (Suzanne Plunkett / Reuters).

Comentários