TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (10 a 16 de Maio)

DESLIZAMENTO MATA TRÊS DURANTE CHUVAS NA BA
 
   A tragédia aconteceu, no domingo (10), na Rua Coronel Pedro Ferrão, na Baixada Fiscal, em Salvador. O deslizamento de terra, ocasionado pelas fortes chuvas que atingem a Bahia, deixou três mortos: Um idoso de 64 anos e um casal de irmãos de 28 e 37 anos. O filho da mulher foi resgatado consciente após oito horas de buscas. Cinco casas foram destruídas na mesma rua. Segundo a defesa civil do estado, 161 ocorrências foram registradas. As chuvas deixaram ruas alagadas, vários desabrigados, além de causar o desvio nas rotas de alguns voos que chegaram à cidade. No mesmo dia, o prefeito de Salvador, ACM Neto, realizou uma reunião de emergência para avaliar os danos causados pelas tempestades.
 
MP DEVOLVE DINHEIRO DESVIADO A PETROBRAS
 
   A cerimônia de entrega simbólica de parte do valor resgatado pela operação “Lava Jato” foi promovida pelo Ministério Público Federal, na segunda-feira (11), em Brasília. Os R$ 157 milhões foram entregues pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot, ao atual presidente da Petrobras, Aldemir Bendine (Foto). O valor representa parte do que o ex-diretor de serviços da estatal, Pedro Barusco, admitiu ter desviado e prometeu devolver. A ação de repatriamento do dinheiro desviado da Petrobras está sendo conduzida pelo Ministério Público, Receita Federal e agentes da Polícia e da Justiça. O MP ainda espera recuperar cerca de R$ 600 milhões desviados nos esquemas de corrupção.
 
SENADO SABATINA INDICADO AO STF
 
   Luiz Edson Fachin (Foto), indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar a 11ª cadeira do Supremo Tribunal Federal, foi sabatinado por integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na terça-feira (12), em Brasília. Durante 11 horas, o jurista respondeu perguntas que iam desde sua ligação com o PT até sua visão sobre o papel da corte. Ele ainda elogiou o Congresso e destacou uma postura independente no exercício da função. Após a sabatina, os senadores fizeram uma votação, na qual 20 aprovaram e 7 foram contra a nomeação. A votação definitiva, de forma secreta, acontece no dia 19 de maio, no plenário da casa.
 
CÂMARA VOTA NOVO PONTO DO AJUSTE FISCAL
 
   Por 277 votos a favor, 178 contra e uma abstenção, o texto principal da Medida Provisória 664, referente ao ajuste fiscal do governo, foi aprovado na quarta-feira (13), em Brasília. O ponto em questão é relacionado ao pagamento da pensão por morte. A partir da sanção presidencial, só poderá ter direito ao benefício os conjugues que tenham mais de dois anos de união estável e o segurado ter contribuído por um ano e seis meses para o INSS. O texto do governo exigia um tempo mínimo de dois anos. Antes, não existia um tempo mínimo de contribuição para ter acesso à pensão. Logo após a aprovação do texto, sindicalistas que acompanhavam a votação protestaram, abaixando as calças, e foram retirados das galerias pela Polícia Legislativa.
 
BEIRA-MAR É CONDENADO POR QUATRO MORTES NO RJ
 
   O juiz Fábio Uchoa de Magalhães proferiu a sentença de Fernandinho Beira-Mar (Foto), na madrugada da quinta-feira (14), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O traficante foi condenado a 120 anos de prisão, pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe de quatro rivais, ocorrido durante rebelião no Presídio de Segurança Máxima conhecido como “Bangu 1”, também no Rio, em 11 de setembro de 2002. Beira-Mar foi julgado por sete homens e cinco mulheres. Das dez testemunhas chamadas para prestarem depoimentos, apenas uma compareceu, o que abreviou o julgamento. O traficante já cumpre pena de 133 anos, por outros crimes, no Presídio de Porto Velho, em Rondônia, pra onde foi transferido após um plano de fuga da unidade de Catanduvas, em São Paulo, ser descoberto. Beira-Mar se surpreendeu com a sentença e afirmou ser inocente das acusações.
 
LENDA DO BLUES MORRE NOS EUA
 
   Riley Bem King, o B.B. King (Foto), morreu aos 89 anos, na sexta-feira (15), em sua casa na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. A notícia foi divulgada pelo advogado do músico. Em sua carreira, King lançou mais de 50 discos, ganhou 15 prêmios Grammy e se tornou o maior guitarrista de todos os tempos. Ele sofria de diabetes tipo 2 e se tratava em casa, depois de uma rápida passagem pelo hospital no início de maio. Devido à doença, B.B. King cancelou uma turnê em 2014. Ele era membro dos Halls da Fama do Rock and Roll e do Blues. A morte do músico foi lamentada por várias personalidades, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No Brasil, o artista se apresentou pela última vez em 2012, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
 
ATOR ELIAS GLEIZER MORRE NO RJ
 
   Internado desde o dia 6 de maio, devido a uma queda em que fraturou várias costelas e perfurou o pulmão, o ator Elias Gleizer (Foto), de 81 anos, morreu no sábado (16), no Hospital Copa D’or, em Copacabana, zona sul do Rio. Ele teve complicações no quadro de saúde que resultaram em falência circulatória, causa da morte. Filho de imigrantes e batizado com o nome de Ilicz, Gleizer começou a carreira no fim dos anos 50 e passou pela TV Tupi, SBT e Rede Globo, onde fez a maioria dos seus trabalhos, inclusive o último, na novela “Boogie Oogie”, de 2014. O corpo do ator foi enterrado, no domingo, no Cemitério Israelita Vilar dos Teles, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
 
Fontes: O Globo, Band, Estadão, G1, Terra.
Fotos: Rodrigo Janot e Aldemir Bendine (Ed. Ferreira / Folhapress); Luiz Edson Fachin (Folhapress); Fernandinho Beira-Mar (Vitor Abdala / Agência Brasil); B.B.King (Extraída do site “Inquisitr”); Elias Gleizer (Extraída do site “Meio Norte”).

Comentários