42º FESTIVAL DE JERICOS ATRAI VISITANTES A PANELAS

O evento foi criado para conscientizar a matança do animal na década de 70

   Realizado anualmente pela Prefeitura da cidade de Panelas, a cerca de 200 km do Recife, o Festival Nacional de Jericos chegou a sua 42ª edição entre os dias 30 de abril e 3 de maio. O ápice da festa, porém, aconteceu no dia 1º e atraiu uma multidão de várias cidades e estados. Trata-se do desfile de fantasias e da corrida de Jericos.

   A cidadezinha agrestina tem mais de 25 mil habitantes, é simpática e acolhedora, apesar do calor escaldante durante o dia, e recebe milhares de visitantes durante os a tradicional festividade. A visita de turistas a cidade movimenta o comércio local com a venda de artigos artesanais e mercado informal. É tanta gente que os só os restaurantes não dão conta da demanda. Por isso, moradores locais oferecem estadia e alimentação em suas residências.




   As ruas enchem e o destaque fica pelos shows musicais, que acontecem diariamente no horário da noite. São bandas de forró, brega, grupos de pagode, entre outros. Outro ponto turístico é o morro da cidade. A subida é longa e cansativa. Quem quiser mais comodidade pode pagar R$ 5 aos motoristas da região que transportam, aguardam e retornam com os grupos. A vista é fantástica, parece levar o visitante mais perto do céu e com uma imagem de tirar o fôlego, como é possível ver nas imagens abaixo.





   Entre Recife e Panelas, levamos cerca de 3 horas para chegar, com uma pausa para o lanche. Ao chegar a Panelas, nos deparamos com o ambiente festivo já nas primeiras horas da manhã. O primeiro evento do dia 1º foi o desfile de fantasias. Ao longo das principais vias da cidadezinha, grupos folclóricos se apresentam aos visitantes. Lembranças, como camisas, quadros e os mais variados itens têm impressas imagens em referência ao animal símbolo da festa.


   No desfile, cerca de 20 animais são caracterizados. Com em um desfile de samba, tudo é muito conceitual, há um título e uma ideia a transmitir aos espectadores, devidamente narrados pelo apresentador da competição. As homenagens são o forte da maioria das fantasias. Este ano, como não poderia deixar de ser, um dos Jericos carregava uma escultura do ex-governador, Eduardo Campos. Contudo, outras personalidades já falecidas foram lembradas, como o escritor pernambucano Ariano Suassuna, a apresentadora de tv, Hebe Camargo, o humorista mexicano Roberto Bolaños, representado em dois animais diferentes: Um fantasiado de Chaves e outro de Chapolim. A crítica também teve espaço, nas fantasias que representavam a presidente Dilma Rousseff e o aumento da conta de luz, por exemplo. Tudo com muita irreverência.













   Ao término da competição de fantasias, começaram os preparativos para o ponto alto do evento: A corrida de Jericos. Na sede da Prefeitura, os proprietários inscreviam seus animais a poucas horas da largada. A disputa teve início às 16h. Em cada “bateria”, cinco Jericos disputaram. Moradores e visitantes se espremem nas calçadas e nas arquibancadas montadas para a festa. De cada etapa, dois foram classificados. Os finalistas disputaram prêmios em dinheiro e troféus. Ao público, restou a diversão do evento.





   Este ano, o Festival de Jericos também foi palco da inauguração da praça da cidade, que foi revitalizada e recebeu o nome de Eduardo Campos. Para a reinauguração, estiveram presentes o atual governador do estado, Paulo Camara, o filho de Eduardo, João Campos, e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, além do prefeito da cidade, Sérgio Barreto de Miranda.


Fotos: George Luiz / G News Blog

Comentários