TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (22 a 28 de Março)

CLÁUDIO MARZO MORRE NO RJ
 
   O ator estava internado desde o dia 4 de março e morreu, no domingo (22), após complicações de um efisema pulmonar na Clínica São Vicente, no bairro da Gávea, Rio de Janeiro. Claudio Marzo (Foto) tinha 74 anos e uma carreira vitoriosa no teatro, cinema e tevê. Foram dezenas de telenovelas em suas passagens pela TV Tupi, Globo e na extinta Rede Manchete, onde participou de seu maior sucesso, a novela “Pantanal”, em 1990. Também protagonizou o clássico “Irmãos Coragem”, em sua primeira versão, nos anos 70. O corpo de Cláudio Marzo foi velado e cremado no Memorial do Carmo, na Cajú, zona portuária do Rio, na quinta-feira.
 
INVESTIGADOS NA DECIMA FASE VIRAM RÉUS NA LAVA JATO
 
   As 27 pessoas investigadas na décima fase da Operação “Lava Jato”, que apura os crimes de formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro no esquema de desvio de dinheiro na Petrobras, tiveram a denuncia aceita pela Justiça na segunda-feira (23). Entre os nomes que constam na ação penal, pedida pelo Ministério Público Federal, estão o do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto (Foto), e dos ex-diretor de serviços e ex-gerente da Petrobras, Renato Duque e Pedro Barusco, respectivamente. Ao abrir a ação, o juiz Sérgio Moro disse haver provas documentais do repasse de parte da propina em doações eleitorais ao Partido dos Trabalhadores. As obras das refinarias Getúlio Vargas, no Paraná, e de Paulínia, em São Paulo, são investigadas nesta 10ª etapa da operação. Outras 24 pessoas entram na fase de depoimentos, defesas e indicação de testemunhas.
 
AVIÃO CAI E MATA CENTO E CINQUENTA PESSOAS NA FRANÇA
 
   A aeronave modelo Airbus A320, da companhia alemã Germanwings, desapareceu dos radares na manhã da terça-feira (24), durante o voo 4U-9525, entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha. 144 passageiros, 4 tripulantes e 2 pilotos estavam no avião, que caiu em uma área de difícil acesso na região dos Alpes Franceses. As condições meteorológicas da região eram favoráveis, contudo, a queda aconteceu em cerca de 8 minutos. Após a confirmação da tragédia, o presidente francês, François Hollande, e a Lufthansa, que controla a Germanwings, fizeram um pronunciamento lamentando o ocorrido. Na quinta-feira, após ouvir os primeiros registros das caixas-pretas, investigadores divulgaram a possibilidade de o copiloto ter derrubado o avião intencionalmente. A casa do alemão foi isolada por policiais horas depois das afirmações.
 
MINISTRO DA COMUNICAÇÃO SE DEMITE DO CARGO
 
   O terceiro ministro a deixar a função no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff é Thomas Traumann (Foto), do Ministério da Comunicação Social. A informação foi divulgada, na quarta-feira (25), pela Secretária de Imprensa da Presidência da República. Traumann, que é jornalista, foi porta-voz da presidente em seu primeiro mandato e titular da pasta por um ano. Além dele, já deixaram o governo os ex-ministros Cid Gomes e Marcelo Néri, do Ministério da Educação e Secretária de Assuntos Estratégicos, respectivamente. Os motivos do pedido de demissão não foram esclarecidos, contudo, o atual secretário-executivo da Secom, Roberto Messias, deve assumir a pasta interinamente. Na sexta-feira, o ex-tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff, Edinho Silva, foi convidado para assumir a pasta e aceitou o convite.
 
FRANÇA PERDE AMISTOSO CONTRA BRASIL EM CASA
 
   A Seleção Brasileira bateu a francesa em amistoso ocorrido na quinta-feira (26), no Stade de France, em Paris. A partida, que foi utilizada pelo técnico Dunga como treino para a Copa América, que começa em junho, no Chile, terminou com a vitória dos brasileiros por 3 a 1. A equipe da casa abriu o placar aos 21 minutos de jogo, com o gol de cabeça de Raphael Varane. Ainda no primeiro tempo, Oscar igualou a contagem, aos 40. Na segunda etapa, Neymar virou o placar, aos 11 minutos, que foi fechado por Luiz Gustavo, aos 23. Com a vitória, Dunga chegou aos 100% de aproveitamento nesta sua segunda fase a frente da seleção.
 
CORPO DE HUMORISTA É CREMADO NO RJ
 
   O velório e a cerimônia de cremação do corpo de Jorge Loredo (Foto) aconteceu no Memorial do Carmo, no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, na sexta-feira (27). O intérprete de “Zé Bonitinho”, que tinha 89 anos, morreu um dia antes, no Hospital São Lucas, na zona sul do Rio, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Ele estava internado desde o dia 3 de fevereiro, onde tratava de um efisema pulmonar. A morte do humorista foi lamentada por parentes e amigos. Formado em advocacia, o ator começou a carreira artística, participando de atividades em um hospital onde se internou, aos 20 anos, para tratar de uma tuberculose. Nos anos 50 estreou seu personagem mais famoso. Teve passagens Pela Tv Rio, Globo, Record e SBT, onde integrava o elenco do programa “A Praça é Nossa”.

EM MEIO A ELEIÇÕES, NIGÉRIA REGISTRA ATAQUES

   Postos eleitorais foram atacados, no sábado (28), deixando 15 pessoas mortas no nordeste da Nigéria. O país vive as primeiras eleições em que há uma forte possibilidade de vitória da oposição do governo de Goodluck Jonathan desde o fim do regime militar, em 1999. Além do principal ataque, houve a explosão de duas bombas e a tentativa de invasão, por hackers, ao site da comissão eleitoral nigeriano. Um dia antes, 23 pessoas foram decapitadas na cidade de Buratai, também no nordeste da Nigéria. Problemas nos cartões de eleitores prorrogaram a votação até o domingo. Em fevereiro, o líder do grupo armado islâmico Boko Haram, Abubakar Shekau, ameaçou interromper as eleições, em uma rede social, dizendo estarem em desacordo com o Islã.
 
Fontes: O Globo, Uol, Terra, G1,
Fotos: Claudio Marzo (Reprodução); João Vaccari Neto (Extraída do site “Enio Meneghetti); Thomas Traumann (Extraída do site “Prosa e Política”); Jorge Loredo (Montagem / G News Blog).

Comentários