TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (1 a 7 de Março)

TROMBA D’ÁGUA ASSUSTA BANHISTAS DE PRAIA EM PE

  Frequentadores da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, foram surpreendidos por uma “Tromba D’água” (Vídeo) na manhã do domingo (1). O fenômeno teve início no mar e chegou a areia causando confusão entre os banhistas. Os ventos fortes levaram objetos, mas não deixaram feridos. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a APAC, a umidade trazida pela zona de convergência e vórtice ciclônico de altos níveis que se encontrava no estado foram os causadores do fenômeno.


BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS GANHAM NOVAS REGRAS

   O Ministério da Previdência Social colocou em vigor novas regras para a obtenção do auxílio-doença e da pensão por morte, na segunda-feira (2). Segundo o ministro da pasta, Carlos Eduardo Gabas, a atualização das regras para os benefícios visa acompanhar as transformações da sociedade e garantir a sustentabilidade da previdência. No caso do auxílio-doença, o valor a ser pago não poderá exceder a média das últimas 12 contribuições, a empresa pagará o salário integral durante os primeiros 30 dias de afastamento, e não 15, como antes. A perícia será realizada em convênios sob supervisão do INSS e não exclusivamente por médicos do órgão. Já para a pensão por morte, deverá haver a contribuição mínima de 2 anos, a não ser em casos de acidente de trabalho e doença profissional. Para o cônjuge, valem dois anos de casamento ou união estável, a exceção cabe para acidentes após a união ou para cônjuges inválidos.

SERTANEJO JOSÉ RICO MORRE EM SP

   José Alves dos Santos, o José Rico (Foto), morreu aos 68 anos, na terça-feira (3), no Hospital da Unimed de Americana, interior de São Paulo. Ele havia sido internado horas antes com problemas no coração, rins e joelho e sofreu um infarto no miocárdio às 14h18. O velório foi realizado na Câmara dos Vereadores da cidade e o enterro aconteceu na quarta-feira no Cemitério da Saudade, também em Americana. Aproximadamente 15 mil pessoas compareceram, entre anônimos e famosos, nos funerais do cantor. A dupla Milionário e José Rico iniciou a carreira nos final dos anos 60 e teve como principal sucesso a música “Estrada da Vida”. Segundo a equipe dos artistas, havia inúmeros compromissos firmados e afirmou que todos serão cumpridos.

STF EXTINGUE PENA DE JOSÉ GENOINO

   A pena de 4 anos e 8 meses, a qual José Genoino (Foto) foi condenado no julgamento do “Mensalão”, foi extinta na quarta-feira (4) pelo Supremo Tribunal Federal. O parecer favorável ao benefício foi expedido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base no indulto de natal, para presos do regime semiaberto e em prisão domiciliar, decretado pela presidente Dilma Rousseff no fim de 2014. Com a decisão, o ex-deputado federal pelo PT de São Paulo recebeu o alvará imediatamente. Pesaram a favor do petista o fato de já ter cumprido um quarto da pena. Genoino foi preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, em novembro de 2013, saiu em fevereiro do ano seguinte, por problemas de saúde, e retornou três meses depois. O advogado de defesa do parlamentar afirmou que ele deve retornar a São Paulo.

BATE BOCA DÁ INÍCIO A CPI DA PETROBRAS EM BRASÍLIA

   Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito começaram quentes em Brasília, na quinta-feira (5). Após o presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), anunciar a criação de quatro sub-relatorias para investigar os casos de corrupção na Petrobras, sem acordo prévio com partidos que dão apoio ao governo, o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) partiu para o ataque. A discussão ficou acalorada e outros parlamentares tiveram que intervir. Foram criadas relatorias para investigar o superfaturamento na construção de refinarias, as Sociedades de Propósito Específico (SPE), superfaturamento de afretamento de navios, a Sete Brasil, e a Venda de ativos da Petrobras na África. Dois grupos vão investigar a sistematização e outros dois vão planejar ações que evitem novos casos de corrupção na estatal. A criação das sub-relatorias foi criticada pela deputada Maria do Rosário (PT-RS). Também ficou definido que o período de investigação será entre os anos de 2005 e 2015.

SAI LISTA DE PARLAMENTARES ENVOLVIDOS NA “LAVA JATO”

   A Procuradoria-Geral da República divulgou, na sexta-feira (6), a relação de 47 parlamentares envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras descoberto pela Operação “Lava Jato”, da Polícia Federal. Segundo o Ministério Público, os políticos recebiam mensalmente uma porcentagem dos valores firmados nos contratos assinados pela diretoria da estatal. A relação conta com 22 deputados federais, 12 senadores, 12 ex-deputados distribuídos entre PT, PMDB, PSDB, PP, PTB e SDD. Entre os nomes, estão os da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o senador Fernando Collor e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, respectivamente, entre outros. A partir da abertura do inquérito, começa a fase de investigação de cada um dos supostos envolvidos.

SÉRIE DE ATAQUES DEIXA MORTOS EM SP

   Oito pessoas foram mortas em quatro ataques registrados na região do Jardim São Luis, na zona sul de São Paulo, no sábado (7). Somadas as 3 pessoas que morreram ainda na noite da sexta-feira, totalizaram 11 mortes. O pior atentado ocorreu por volta das 3h, quando um homem abriu fogo contra 7 pessoas na Rua José Sedenho, cinco acabaram morrendo. Até à tarde do sábado, a Polícia não tinha prendido o atirador e nem descoberto se os ataques teriam alguma ligação. Os casos serão investigados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo a Secretária de Polícia, cinco vítimas tinham passagens pela polícia por tráfico de drogas. O retrato falado do atirador (Foto), que aparentava cerca de 30 anos, foi confeccionado pela Polícia Civil com a ajuda de uma testemunha.

Fontes: G1, Portal Brasil, O Globo, Folha de São Paulo.
Fotos: José Rico (Leandro Moraes / UOL); José Genoino (Extraída do site “Capital Teresina”); Retrato Falado (Reprodução / Tv Globo).
Vídeo: Extraído do Youtube (Canal Adam Arcanjo).

Comentários