TOP SEVEM - Apontamento de Notícias (25 a 31 de Janeiro)

GOVERNO DO JAPÃO CONFIRMA MORTE DE REFÉM PELO "EI"

   Em pronunciamento no domingo (25), o primeiro ministro japonês Shinzo Abe confirmou que o vídeo divulgado um dia antes pelo grupo extremista "Estado Islâmico", com a decapitação do refém Haruna Yukawa (Foto - à direita), era verdadeiro. Ele condenou a execução e expressou condolências a família do homem. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se colocou a disposição do país para ajudar no combate ao grupo. O "EI" havia pedido 200 milhões de dólares pela libertação do refém e do jornalista Kenji Goto (Foto - à esquerda). Uma negociação foi iniciada entre o Japão e o Estado Islâmico, mas sem acordo, os extremistas acabaram executando o segundo refém.

NEVASCA HISTÓRICA ATINGE OS EUA

   A tempestade de neve deixou sete estados em situação de emergência, no nordeste dos Estados Unidos, na segunda-feira (26). Ao todo, cerca de 30 milhões de pessoas foram afetadas pela nevasca. Em Nova York, a população foi orientada a não deixar suas casas e a cidade ficou paralisada. Apenas os serviços básicos foram mantidos. Nos aeroportos, mais de 6 mil voos foram cancelados, entre segunda e terça-feira, devido as más condições do tempo. Além do acumulo de neve, os estados atingidos sofreram com fortes ventanias.

INCÊNDIO NA BOATE KISS COMPLETA DOIS ANOS

   Uma série de ações lembraram os dois anos do incêndio na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (27). Parentes e amigos das 242 vítimas fatais promoveram missas, homenagens e uma caminhada até o Ministério Público, onde pediram agilidade nos processos e justiça. Os quatro réus do processo, dois sócios da boate e dois componentes da banda "Gurizada Fandangueira", responsável pelo incêndio, aguardam julgamento em liberdade. Paralelo ao processo do MP, tramita a investigação militar que tenta definir responsáveis do Corpo de Bombeiros que liberaram alvarás de funcionamento para a boate sem as devidas condições. A falta de provas tem dificultado a denuncia dos possíveis réus.

JUSTIÇA LIBERTA CONDENADOS POR MORTE DE FILHO DE ATRIZ

   O habeas corpus para Rafael de Souza Bussamra e Roberto Bussamra (Foto) foi expedido, na quarta-feira (28), pela Justiça do Rio de Janeiro. Rafael foi condenado a 12 anos e 9 meses de reclusão por ter atropelado e matado Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, em outubro de 2010. Roberto foi condenado a 8 anos e 11 meses por tentar subornar policiais militares, pagando R$ 10 mil, para liberar o jovem da cena do crime, em um túnel da Gávea, zona sul do Rio. Ambos estavam presos no Complexo de Gericinó, em Bangu, na zona oeste. A condenação foi anunciada pela 16ª Vara Criminal. Após a expedição do alvará de soltura, a Secretária de Administração Penitenciária, Seap, liberou pai e filho.

CORPO DE PROMOTOR É ENTERRADO NA ARGENTINA

   Alberto Nisman (Foto) foi enterrado, na quinta-feira (29), em um cemitério judaico na cidade de La Matanza, próximo a Buenos Aires, na Argentina. Tanto o velório como o enterro foram fechados e contaram apenas com parentes e amigos. Pessoas aproveitaram a ocasião para protestar, cobrando investigações pelas causas reais da morte. O promotor havia denunciado a presidente argentina, Cristina Kichner, por ter feito um acordo com o Irã para deixar impunes iranianos culpados pelo ataque a Associação Mutual Israelita Argentina, a Amia, que deixou 85 mortos em 1994. As primeiras perícias afirmaram se tratar de suicídio, contudo, a Polícia não confirmou a tese.

MAIS CONFUSÃO NO COMPLEXO PRISIONAL DO CURADO

   Em revista realizada na sexta-feira (30), homens do Batalhão de Choque, do Ciods e da Companhia de Policiamento com Cães encontraram duas bombas no Presídio Frei Damião de Bozzano, um dos três que compõem o Complexo Prisional do Curado, na zona oeste do Recife. Os artefatos seriam utilizados para derrubar parte do muro da instituição, mas acabaram não funcionando. Facões e celulares também foram apreendidos no presídio que tem 454 vagas e hoje comporta 1.800 presos. Um motim no sábado terminou com um detento morto e outros quatro feridos. O atraso no horário das visitas teriam motivado o tumulto. Horas após, uma nova confusão deixou mais três feridos. O governo pernambucano decretou estado de emergência nos presídios do estado dias após as rebeliões que mataram três pessoas, um policial e dois detentos. Um mutirão está revisando sentenças, uma das reivindicações dos detentos.

"SPIDER" VENCE AMERICANO E AFASTA POSSIBILIDADE DE APOSENTADORIA

   Anderson Silva voltou aos octógonos durante o UFC 183 (Foto), na noite do sábado (31), no MGM Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ele enfrentou o americano Nick Diaz. Após os cinco rounds, o brasileiro levou a melhor nos pontos e comemorou o retorno às lutas depois de 398 dias. "Spider" havia sofrido uma grave lesão na perna ao enfrentar Chris Weidman em dezembro de 2013. Além de Silva, os brasileiros Thales Leite e Thiago Pitbull venceram suas lutas no card principal. Com a vitória, Anderson Silva assinou contrato para 14 lutas pelo UFC. O próximo confronto ainda não tem data marcada.

Fontes: Terra, G1, Ig, Folha de São Paulo, Veja.
Fotos: Kenji Goto e Haruna Yukawa (Twitter); Rafael Bussamra e Roberto Bussamra (Montagem / G News Blog); Alberto Nisman (Extraída do site "Urgente 24"); UFC 183 (Divulgação / UFC).

Comentários