TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (30 de Novembro a 6 de Dezembro)

URUGUAIOS ESCOLHEM NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

   O governista Tabaré Vázquez (Foto) e o opositor Luis Lacalle Pou disputaram a preferência dos eleitores, no domingo (30), durante o segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai. Desde as primeiras pesquisas, Vázquez, que já foi presidente do país entre 2005 e 2010, apareceu como preferido da população. Os resultados oficiais começaram a ser divulgados no fim da noite do mesmo dia e confirmaram a vitória do candidato da coalizão de esquerda Frente Ampla (FA) com 56,1% dos votos válidos. Pou, do Partido Nacional, teve 41,1%. Vázquez substitui o atual presidente, Jose Mujica, a partir do dia 1º de março.

EXPECTATIVA DE VIDA AUMENTA NO BRASIL, DIZ IBGE

   O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou dados, na segunda-feira (1), que indicam que a expectativa de vida do brasileiro ao nascer aumentou de 74,6 para 74,9 anos. A estimativa, realizada anualmente, foi publicada no Diário Oficial da União e tem como base o estudo de 2013. O estado de Santa Catarina registrou o maior índice, com 78,1 anos, enquanto o Maranhão figurou como o último da lista, com 69,7. Os dois estados também ocupam os extremos no estudo sobre mortalidade infantil, que inclui crianças de até 1 ano de idade. Segundo o IBGE, o Maranhão é líder, com 24,7 mortes a cada mil nascimentos e Santa Catarina tem a menor taxa do país, 10,1. O índice nacional ficou em 15 mortes a cada mil nascidos.

EX-DIRETORES DA PETROBRAS SE ENCONTRAM EM BRASÍLIA

   A acareação entre Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró (Foto), ex-diretor de abastecimento e ex-diretor da área internacional da Petrobras, respectivamente, aconteceu na terça-feira (2), durante sessão da CPI Mista em Brasília. A ideia era esclarecer os pontos divergentes nos depoimentos prestados pelos dois anteriormente na mesma Comissão Parlamentar de Inquérito. Logo no início, Costa reafirmou que não responderia nenhuma pergunta, pois já havia esclarecido todas as dúvidas ao Ministério Público, a Polícia Federal e a Justiça do Paraná. Cerveró disse desconhecer a existência do esquema. Entre as afirmações, destacou-se a revelação de Costa de que todos os diretores da estatal, desde o governo Sarney, tiveram indicações políticas. Ele ainda afirmou ter se arrependido de assumir a direção da Petrobras.

CONFUSÃO MARCA VOTAÇÃO DE META FISCAL EM BRASÍLIA

   O congresso brasileiro teve um dia de caos, na quarta-feira (3), durante a votação do projeto que autoriza o governo a descumprir a meta de economia para quitar os juros da divida pública, conhecido como superávit primário. Por ser prioridade do governo, que pretende fechar as contas de 2014 utilizando esta manobra, a proposta foi votada no fim da noite, após 19h de discussão entre base e oposição. Durante a manhã, manifestantes exigiram o acesso às galerias do plenário para assistirem a votação, mas, em função de uma confusão ocorrida um dia antes, foram proibidos. Carros de parlamentares foram interceptados e houve embate entre as partes. Com a proposta aprovada, a meta que era de R$ 81 bilhões caiu para R$ 10 bilhões.

PF CONCLUI INVESTIGAÇÃO SOBRE CARTEL DE TRENS EM SP

   A Polícia Federal indiciou 33 pessoas por envolvimento no esquema que fraudou licitações de trens no Estado de São Paulo entre os anos de 1998 e 2008. A conclusão da investigação foi anunciada na quinta-feira (4). Entre os acusados estão o presidente e o gerente de operações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Mário Manuel Bandeira e José Luiz Lavorente, respectivamente. Diretores da CPTM que tinham dinheiro depositado na Suíça também entraram na lista, junto com executivos das empresas Siemens, Alstom, TTrans, Mitsui, CAF, Bombardier e Daym-Crysler. Todos foram indiciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, formação de cartel, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes licitatórios. O inquérito concluído foi entregue ao Ministério Público que deverá apresentar denúncia à Justiça. 

BRASIL PARTICIPA DE REUNIÃO DA UNASUL

   A presidente Dilma Rousseff (Foto) participou da reunião de cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), na sexta-feira (5), em Quito, no Equador. O encontro dos líderes de 12 países do continente aconteceu na sede do órgão. Em seu discurso, Dilma destacou os resultados das últimas eleições e defendeu uma maior integração entre os países componentes do bloco. Sobre a economia, a presidente também afirmou que a crise de 2008 está sendo recuperada aos poucos, mas reconheceu que atingiu profundamente o Brasil. Além da reunião, os presidentes participaram de um jantar oferecido pelo governo equatoriano.

JORNALISTA É MORTO DURANTE RESGATE NO IÊMEN


   Um resgate desastroso de reféns do grupo terrorista Al-Qaeda resultou na morte do jornalista norte-americano Luke Somers (Foto), segundo informações divulgadas pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, no sábado (6). Além de Somers, o sul-africano Pierre Korkie também foi assassinado pelos radicais durante a operação desencadeada por militares americanos no Iêmen. O fotojornalista, que trabalhava para jornais da região e veículos internacionais, foi sequestrado há um ano na cidade de Sana e já havia sido ameaçado de morte na quinta-feira. Em pronunciamento, o presidente Barack Obama lamentou os assassinatos e prometeu punição aos terroristas.

Fontes: O Globo, G1, Folha de São Paulo, Uol.
Fotos: Tabaré Vázquez (Extraída do site “Portuguese Independente News”); Roberto Costa e Nestor Cerveró (Fotomontagem / Reprodução / Site “Política Livre”); Dilma Rousseff e Rafael Correa (Roberto Stuckert Filho / PR); Luke Somers (AFP / Getty Image).

Comentários