TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (2 a 8 de Novembro)

ELEIÇÕES NA UCRÂNIA DIVIDEM OPINIÕES

   A população das regiões de Donetsk e Lugansk foi às urnas, no domingo (2), durante as eleições presidenciais e legislativas no leste da Ucrânia. Apesar de registrar uma ampla participação e transcorrer sem nenhum problema, o pleito, vencido por Alexandre Zakhartchenko, foi contestado por algumas autoridades. Enquanto a Rússia afirmou respeitar a decisão dos moradores das áreas, a União Europeia considerou a eleição ilegal, assim como a Ucrânia. Como represália, na quinta-feira, o governo ucraniano isolou as regiões física e economicamente, impondo um controle de passaportes para quem entrar e sair da área. Há seis meses, separatistas pró-russos têm se enfrentado constantemente com o exército da Ucrânia. Cerca de 4 mil pessoas já morreram nos confrontos.

PRESIDENTE DA TRANSPETRO PEDE LICENÇA DO CARGO

   Sérgio Machado (Foto) anunciou afastamento de 31 dias da presidência da Transpetro, empresa vinculada a Petrobras e responsável pelo transporte de combustível e processamento de gás natural, na segunda-feira (3). Ele foi citado na denúncia do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, dentro do programa de delação premiada. Segundo Costa, Machado seria o responsável pelo pagamento de propina no valor de R$ 500 mil oriunda de contratos da Petrobras que supostamente foram faturados nos anos de 2009 e 2010. Em nota divulgada a imprensa, Sérgio Machado repudiou as denúncias, afirmou que sua gestão foi auditada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e informou que esclarecerá as informações, as quais julgou “caluniosas”.

GIL RUGAI TEM PRISÃO ORDENADA PELA JUSTIÇA

   Condenado a 33 anos e nove meses de prisão, pelas mortes do pai e da madrasta, ocorridas em 2004, o ex-estudante de teologia Gil Rugai (Foto) teve o direito de responder pelos crimes em liberdade revogado pela justiça, na terça-feira (4). O julgamento ocorreu em 2013, durou cinco dias e contou com 15 testemunhas. Segundo a defesa do ex-seminarista, no momento das mortes de Luis Carlos Rugai e Alessandra Troitino, Gil estava em seu escritório, porém, o Ministério Público defendeu que o crime teria ocorrido horas antes, com condições para participação do jovem. Outras teses da defesa não foram provadas e a condenação foi confirmada. Após a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que manteve a condenação, Gil Rugai foi levado para uma penitenciária de Tremembé, no interior do estado.

ADRIANO DESEMBARCA NO RIO APÓS DENÚNCIA DO MP

   O atacante retornou ao Rio de Janeiro, na quarta-feira (5), após ser denunciado pelo Ministério Público carioca por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Adriano (Foto) estava na França em negociação com o clube Le Havre quando ficou sabendo da informação. Promotores pediram o recolhimento do passaporte do jogador. Segundo a denúncia, em 2008, duas motos foram compradas por Marcos José de Oliveira em uma agência da zona norte do Rio. Uma delas foi registrada em nome da mãe de Paulo Rogério de Souza Paz, chefe do tráfico na comunidade da Chatuba, no Complexo do Alemão. As motocicletas foram utilizadas em atividades ligadas ao tráfico. Os dois envolvidos também foram denunciados. A 29ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio estuda se aceita a denúncia contra o jogador.

PETROBRAS ANUNCIA REAJUSTE DA GASOLINA E DIESEL

   A estatal anunciou o reajuste na venda dos combustíveis nas refinarias, na quinta-feira (6). A gasolina teve o valor reajustado em 3%, enquanto o diesel teve alta de 5%. Os novos valores começaram a valer a partir da sexta-feira. Um dia antes do anuncio, a prévia do aumento influenciou a queda de 1,98%, puxado pela Petrobras, na Bolsa de Valores de São Paulo. A expectativa é que o aumento nas refinarias seja repassado aos consumidores, porém, não com os mesmos percentuais.

MASSACRE DE ESTUDANTES COMOVE O MÉXICO

   A Procuradoria Geral do México, em entrevista coletiva na sexta-feira (7), anunciou que três traficantes do cartel denominado Guerreros Unidos confessaram o massacre dos 43 estudantes. Os jovens, todos homens e com idade entre 18 e 21 anos, ficaram desaparecidos por seis semanas, após viajarem a cidade de Iguala em busca de fundos para a escola rural Raúl Isidro Burgos, onde estudavam. O desaparecimento dos estudantes comoveu o país. Segundo os traficantes, os corpos foram queimados após os assassinatos. O prefeito e a primeira-dama de Iguala, José Luis Abarca e Maria de los Ángeles Pineda (Foto) são acusados de ordenar a matança. Eles foram detidos três dias antes em uma casa abandonada na Cidade do México.

ESTUDANTES REALIZAM O ENEM EM TODO O BRASIL

   O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, aconteceu no sábado (8), em todo o país. 8,7 milhões de estudantes se inscreveram para participarem dos dois dias de provas. O total de abstenções foi de 28,64%, inferior em relação ao registrado no ano passado, que foi de 29%. 1.519 candidatos foram eliminados, em alguns casos, pela utilização de celulares no momento dos exames. Estudantes chegaram a postar imagens de provas e gabaritos nas redes sociais. Entre as situações que chamaram atenção, esta o caso da estudante de 32 anos que sofreu um AVC, após cruzar o portão do local de prova, na cidade de Olinda, em Pernambuco. Apesar da tentativa de socorro, o jovem não resistiu.

Fontes: Uol, G1, Veja, Folha de São Paulo.
Fotos: Sérgio Machado (Extraída do Blog “Roberto Moreira”); Gil Rugai (Extraída do site “News Locker”); Adriano (Reprodução / Facebook); José Luis Abarca e Maria de los Ángeles Pineda (Extraída do site “Mexico News Daily”).

Comentários