TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (5 a 11 de Outubro)

BRASILEIROS VÃO ÀS URNAS

   Cerca de 142 milhões de eleitores participaram das eleições presidenciais (Foto), no domingo (5), em todo o Brasil. Além do cargo máximo do Poder Executivo, os brasileiros também votaram para Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. No senado, foram renovadas 81 vagas, o que corresponde um terço da casa. Os eleitores que moram em outros países puderam votar nos consulados, porém, só em candidatos à presidência. Houve problemas com o sistema de biometria em algumas zonas eleitorais e a votação foi além do horário limite, às 17h. Antes da meia noite, os resultados já estavam definidos em quase todos os estados.

EM ASSEMBLEIA, BANCÁRIOS ENCERRAM GREVE

   Discussões em todo o país aprovaram o reajuste do piso salarial da categoria, de 9%, na noite da segunda-feira (6), encerrando a paralisação em vários estados do país. A proposta da Federação Nacional dos Bancos, a Fenaban, foi apresentada no fim da semana anterior. Além do salário, houve reajuste de 12,2% no vale-refeição e promessa de combate ao assédio moral e às metas abusivas. Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também apresentaram propostas específicas. No caso do BB, as propostas não foram aceitas nos estados da Paraíba, Roraima, Paraná e Rio Grande do Sul. Já a CEF teve problemas em Santa Catarina, Piauí, Amapá, Roraima e na Bahia. Na terça-feira, a maioria das instituições já funcionava normalmente.

METROVIÁRIOS CRUZAM OS BRAÇOS POR SEGURANÇA NO RECIFE

   A população da Região Metropolitana do Recife teve problemas, na terça-feira (7), com a paralisação dos metroviários. As estações ficaram fechadas e mais ônibus foram colocados em circulação para atenderem a demanda. Os profissionais exigiam mais seguranças nos terminais. O Sindicato da categoria também solicitou a retirada de caixas eletrônicos das estações, alvos de bandidos armados que aproveitavam para assaltar dentro e fora dos locais. Com a promessa, da administração central do Metrô do Recife, de que as reinvindicações serão sanadas, os metroviários encerraram a greve na noite da quinta-feira. No dia seguinte, os metrôs voltaram a circular.

LIBERIANO INFECTADO POR EBOLA MORRE NOS EUA

   Thomas Eric Duncan (Foto) morreu, na quarta-feira (8), vítima de complicações causadas pelo vírus Ebola, no Hospital Presbiteriano do Texas, em Dallas, nos Estados Unidos. O liberiano, que tinha 42 anos, passou cerca de uma semana isolado após a descoberta da doença, contraída durante sua viagem a Libéria. Duncan teria sido infectado ao socorrer uma mulher grávida dias antes de sua volta aos Estados Unidos, no dia 20 de setembro. Quatro dias após o regresso, o homem apresentou os sintomas e foi a um pronto socorro, onde tomou antibióticos e foi liberado. Dois dias depois, voltou ao hospital e teve a doença diagnosticada. Duncan foi cremado e as cinzas entregues à família.

PRIMEIRA PESQUISA DO SEGUNDO TURNO APONTA AÉCIO EM PRIMEIRO

   Divulgada na quinta-feira (9), a primeira pesquisa de intenção de voto à presidência da república no segundo turno, realizada pelo Datafolha e encomendada pela Rede Globo e Folha de São Paulo, apontou o candidato Aécio Neves empatado tecnicamente com a candidata à reeleição, Dilma Rousseff. Segundo os dados, o tucano tem 46%, contra 44% da petista. Com 2% de margem de erro para mais e para menos, os dois mantém o empate. 2.879 eleitores foram ouvidos entre os dias 8 e 9 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01068/2014.

BRASIL TEM PRIMEIRA SUSPEITA DE EBOLA

   O guineense Souleymane Bah (Foto), de 47 anos, foi internado e isolado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na Fiocruz, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (10). Ele foi transferido do Paraná, onde havia procurado uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após apresentar quadro de febre. O africado saiu da Guiné, um dos países atingidos pelo surto de Ebola, no dia 18 de setembro e chegou ao Brasil no dia seguinte. Divulgado no sábado, o resultado do primeiro exame de sangue do africano deu negativo para a doença. Bah será submetido a um novo exame de sangue e, se confirmada à ausência do vírus, terá alta médica.

BRASIL VENCE ARGENTINA EM “SUPERCLÁSSICO” NA CHINA

   A partida realizada no Estádio Nacional de Pequim, na China, no sábado (11), foi dominada pelos argentinos no início. A partir da metade do primeiro tempo, os brasileiros assumiram o domínio do jogo, selando o bom momento com um gol de Diego Tardelli, aos 29 minutos. A Seleção Brasileira (Foto) voltou ainda mais ofensiva na segunda etapa e ampliou o placar, novamente, com Tardelli, aos 18 minutos. Com a vantagem, a equipe treinada por Dunga levantou a terceira taça do “Superclássico das Américas”.  

Fontes: Reuters, O Globo, Folha de São Paulo, Uol, Veja, Ig, EBC.
Fotos: Urna Eletrônica (Extraída do site “Folha Brasileira de Notícias”); Thomas Eric Duncan (Reprodução / Facebook); Souleymane Bah (Reprodução / Tv Globo); Seleção Brasileira (Rafael Ribeiro / CBF).

Comentários