TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (31 de Agosto a 6 de Setembro)

TRAFICANTE MATA GAROTA DE NOVE ANOS NO RECIFE

   Vitória Batista Nascimento dos Santos (Foto), de 9 anos, foi atingida por vários disparos na cabeça, enquanto dormia em sua casa, no bairro do Ibura, zona sul do Recife, no domingo (31). Ela estava na mesma cama com a mãe e cinco irmãos quando dois homens invadiram a casa à procura de um irmão de Vitória, de 13 anos. O motivo da represália é uma dívida de drogas no valor de R$ 250. Além da menina, a mãe também foi atingida por disparos no ombro e nas costas. Ambas foram socorridas, mas Vitória não resistiu. Na quarta-feira, Roberto Domingo de Oliveira Filho, de 20 anos, foi preso. Ele foi reconhecido por testemunhas e é considerado pela Polícia o autor dos disparos. Roberto foi encaminhado para o Centro de Triagem de Abreu e lima (Cotel).

ASSASSINO DE GLAUCO É PRESO NOVAMENTE EM GO

   Um ano após ser solto de uma clínica do Programa da Atenção ao Louco Infrator, por um laudo de junta médica da Justiça de Goiás, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes (Foto), o Cadu, foi preso novamente, na segunda-feira (1), suspeito de matar duas pessoas, entre elas, um agente prisional. Cadu, réu confesso das mortes do cartunista Glauco Villas Boas e do seu filho Raoni, em 2010, foi preso junto com um comparsa, também suspeito pelos crimes da nova acusação. Eles estavam em um carro roubado, modelo Honda Civic, quando foram perseguidos pela Polícia. O dono do veículo, de 21 anos, foi morto no assalto. Em 2011, Cadu foi considerado inimputável por sofrer de esquizofrenia paranóide e por determinação do Ministério Público foi internado em um complexo médico penal.

GRUPO JIHADISTA PUBLICA NOVO VÍDEO DE DECAPITAÇÃO

   Os radicais do Grupo EL (Estado Islâmico) divulgaram, na terça-feira (2), o vídeo em que o jornalista americano Steven Sotloff (Foto), de 31 anos, é decapitado por um dos militantes. Com o título de “Segunda mensagem à América”, a filmagem mostra o momento em que o mesmo acusado de matar o fotógrafo James Foley, no mês passado, decapita o jornalista e ameaça matar outro refém, o britânico David Cawthorne Haines. As vítimas foram seqüestradas na Síria há um ano. O serviço secreto do Reino Unido reconheceu o autor das mortes como sendo o britânico Abdel-Majed Abdel Bary, de 23 anos. O ato é uma retaliação ao fato dos Estados Unidos continuarem atacando o norte do Iraque. Por outro lado, o governo norte-americano afirmou que não vai ceder aos radicais.

STJD DECIDE: GRÊMIO ESTÁ FORA DA COPA DO BRASIL

   O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva decidiu eliminar a equipe gaúcha do campeonato após os atos de racismo registrados durante a partida, válida pelas oitavas de final, contra a equipe do Santos. Na ocasião, torcedores do Grêmio chamaram o goleiro santista Aranha de “Macaco”. Para embasar a decisão, divulgada na quarta-feira (3), o STJD utilizou uma entrevista de Aranha e imagens do jogo, ocorrido na Arena Grêmio no dia 28 de agosto. O clube ainda foi multado em R$ 50 mil, enquanto os torcedores filmados durante a ação foram condenados a não assistirem os jogos da equipe em campo por 2 anos. Os árbitros da partida também foram condenados, com multas e suspensão, por não mencionarem o ocorrido na súmula do jogo. O Grêmio informou que vai recorrer da decisão.

JOAN RIVERS MORRE NOS EUA

   A humorista e apresentadora norte-americana, de 81 anos, morreu na tarde da quinta-feira (4), após uma semana em coma no Hospital Manhattan Mount Sinai, nos Estados Unidos. A notícia foi divulgada pela filha de Joan, Melissa Rivers. A comediante fazia um procedimento cirúrgico nas cordas vocais quando parou de respirar, no dia 28 de agosto. Joan Rivers (Foto) começou a carreira fazendo stand-up e fez sua estreia na televisão no programa “Tonight Show”, em 1965. Atualmente, Rivers apresentava o programa “Fashion Police”, no canal E!

QUALIDADE DE ENSINO CAI EM METADE DO BRASIL

   Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na sexta-feira (5), referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb 2013, mostraram que a qualidade do ensino médio estadual piorou em 16 estados do Brasil. O índice ficou em 3,4 pontos, abaixo da meta oferecida para o ensino médio, que é de 3,6. O Ideb mede a qualidade do ensino a cada 2 anos. Goiás foi o estado com melhor colocação, seguido por São Paulo. O maior crescimento, considerando a última medição em relação à de 2011, foi registrado pelo estado de Pernambuco: 0,5 pontos. 

MAIS UM ESCÂNDALO PARA A COLEÇÃO

   A “Revista Veja” publicou, no sábado (6), a informação de que o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, revelou uma lista de envolvidos em um esquema de corrupção dentro da estatal. A ação criminosa acontecerá no período em que ele era o diretor de distribuição da empresa, entre 2004 e 2012. Segundo o documento obtido pela “Veja”, a lista contaria com nomes de 25 deputados federais, 6 senadores, 3 governadores, 1 ministro do estado e 3 partidos políticos (PT, PMDB e PP). A revelação faz parte do acordo fechado por Costa de “delação premiada” com os promotores da “Operação Lava Jato”, da Polícia Federal. Com a delação, o ex-diretor terá direito a redução da pena. No esquema, os contratos da Petrobras eram superfaturados e o dinheiro a mais ia para os bolsos dos parlamentares. Entre os nomes citados está o do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em acidente de avião no mês de agosto.

Fontes: TV Jornal do Commercio, Terra, Bol, Folha de São Paulo, Ig.
Fotos: Vitória Batista Nascimento dos Santos (Extraída do site “Diário de Pernambuco”); Carlos Eduardo Sundfeld Nunes (Extraída do site “R7”); Steven Sotloff (Extraída do site “Click 2 Houston”); Joan Rivers (Extraída do site “La Patilla”).

Comentários