TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (21 a 27 de Setembro)

RECIFE PROMOVE DÉCIMA TERCEIRA PARADA DA DIVERSIDADE

   Cerca de 80 mil pessoas, segundo números da Polícia Militar, estiveram na orla da Praia de Boa Viagem para acompanhar a 13ª edição da Parada da Diversidade do Recife, no domingo (21). Além de shows musicais e números performáticos, doze trios elétricos desfilaram na principal via da zona sul da cidade. Os participantes do evento deste ano aproveitaram a ocasião para protestar contra os casos de homofobia ocorridos nos últimos meses. Os poucos casos de violência registrados durante o evento foram coibidos pela Polícia. 29 pessoas foram detidas e liberadas em seguida.

FORMANDOS SÃO SURPREENDIDOS COM FALÊNCIA DE EMPRESA NO RECIFE

   Centenas de estudantes universitários estiveram em frente à empresa de formatura W9, no centro do Recife, na segunda-feira (22), após um comunicado oficial anunciando o fim das suas atividades. Apesar da intensa procura de informações, nenhum funcionário da W9 apareceu para prestar informações. Eventos que estavam agendados foram cancelados sem qualquer notificação de ressarcimento. A Associação de Empresas de Formatura do Estado de Pernambuco (Aefe-PE) informou que a empresa tinha problemas cadastrais e não fazia parte da associação. Os estudantes lesados foram instruídos a procurar a assessoria jurídica da W9.

COALIZÃO INTERNACIONAL INICIA OFENSIVA COM “EI” NA SÍRIA

   Um bombardeio liderado pelos Estados Unidos, na terça-feira (23), deixou mais de 120 jihadistas mortos na Síria. Os cerca de 50 ataques atingiram as regiões norte e leste do país. Cerca de 300 pessoas ficaram feridas, entre elas, membros da Al Qaeda e do grupo “Estado Islâmico”, principal alvo da ofensiva. Os ataques, apoiados por vários países árabes, são respostas aos episódios envolvendo vídeos de decapitação, de cidadãos norte-americanos e britânicos, divulgados nas últimas semanas. A cidade de Raqqa, considerada a capital do grupo jihadista, foi a mais atingida pela ofensiva. Na quarta-feira, a França confirmou que Hervé Gourdel (Foto) foi morto por um grupo aliado ao “EI”. O cidadão francês foi sequestrado, na Argélia, no domingo.

ESTUDANTE MORTO NA USP É ENTERRADO EM SP

   O corpo de Victor Hugo Santos (Foto) foi enterrado, na quarta-feira (24), no Cemitério Alphacampus, na cidade de Jandira, em São Paulo. O estudante, que tinha 20 anos, sumiu durante uma festa no velódromo da Universidade de São Paulo na madrugada do dia 20 de setembro. O corpo foi encontrado na raia olímpica da instituição, na terça-feira. Cerca de 5 mil pessoas participavam do evento, que comemorava 111 anos do Grêmio Politécnico da USP. Agentes da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) informaram que o corpo continha lesões no olho e na boca. A Polícia aguarda o resultado da perícia, com a causa da morte, para traçar uma linha de investigação.

BANCÁRIOS FAZEM ASSEMBLEIAS E DECIDEM POR GREVE

   Em assembleias realizadas na quinta-feira (25), sindicatos de bancários em 19 estados e no Distrito Federal decidiram paralisar as atividades a partir da segunda-feira. A greve por tempo indeterminado visa conseguir um reajuste salarial de 12,5% e melhorias nas condições de trabalho para a categoria. A Federação Nacional dos Bancos, a Fenaban, havia proposto um aumento de 7%, que foi rejeitado pelos sindicatos. Tanto as instituições privadas quanto as públicas aderiram ao movimento. Os bancários do Espírito Santo, Pernambuco, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Goiás e Amapá não aderiram à greve.

JULGAMENTO DO “CASO QUEIMADAS” TERMINA COM CONDENAÇÃO A PB

   Eduardo dos Santos Pereira (Foto) foi condenado a 108 anos de prisão, na sexta-feira (26), pelos crimes de formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores, porte ilegal de armas e lesão corporal. Ele era o acusado de ser o mentor do estupro coletivo, ocorrido em 2012, que ficou conhecido como “Caso Queimadas”. Após 19 horas de julgamento, no Fórum Criminal de João Pessoa, o juiz Antônio Maroja Limeira Filho anunciou a sentença do réu. O crime, que resultou na morte de duas mulheres, teve repercussão nacional. Outros seis condenados cumprem penas entre 26 e 40 anos em um presídio de segurança máxima na Paraíba.

EX-SENADOR É PRESO BRASÍLIA

   A Polícia Federal prendeu, no sábado (27), o ex-senador Luiz Estevão (Foto), em Brasília. Ele foi condenado a 3 anos e 6 meses de prisão por falsificação de documento público. A acusação é de que o ex-senador se apropriou de R$ 169 milhões que seriam investidos na construção do Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo. Para justificar o desvio da verba, Estevão fez alterações no livro de contabilidade da sua construtora, responsável pela obra. O cumprimento imediato da pena foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal na sexta-feira, após a rejeição de um recurso da defesa. Luiz Estevão foi preso em sua casa e transferido para São Paulo, onde será levado para a prisão na segunda-feira.

Fontes: G1, JC online, Terra, R7, Uol, Portal Correio, Bol.
Fotos: Hervé Gourdel (Extraída do site “France 24”); Victor Hugo Santos (Extraída do site “Diário do Poder”); Eduardo dos Santos Pereira (Extraída do site “Mídia Paraíba”); Luiz Estevão (Extraída do site “Horia”).

Comentários