TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (29 de Junho a 5 de Julho)

PSDB OFICIALIZA ALCKMIN CANDIDATO EM SP

   O evento que confirmou a candidatura de Geraldo Alckmin ao Governo de São Paulo aconteceu, no domingo (29), no Centro de Exposição Imigrantes, na zona sul da capital paulista. O atual governador do estado tenta a reeleição e tem o deputado federal Márcio França (PSB) como vice na sua chapa. A convenção (Foto) realizada pelo diretório estadual do partido contou com a participação do candidato a presidência, Aécio Neves, e do candidato ao Senado, José Serra. Os três discursaram e voltaram a atacar o governo petista. PMN, PTC, PSL, PTN e PPS também fazem parte da coligação do tucano.

ASSESSOR DA CBF É SUSPENSO PELA FIFA

   Rodrigo Paiva (Foto) foi suspenso por ter agredido com um soco o atacante chileno Maurício Pinilla, durante a partida entre Brasil e Chile, ocorrida no dia 28 de junho. Com a decisão, divulgada pela Fifa na segunda-feira (30), o assessor de imprensa da CBF recebeu suspensão por um jogo. Paiva alegou que houve uma briga generalizada em campo, no fim do primeiro tempo, e um dos jogadores chilenos tentou ataca-lo, o que gerou sua defesa.

JOAQUIM BARBOSA ENCERRA TRABALHOS NO STF

   A última sessão do Supremo Tribunal Federal com a participação de Joaquim Barbosa aconteceu na terça-feira (1), em Brasília. O ex-presidente do STF conduziu os trabalhos normalmente e deixou sua função sem nenhum tipo de cerimônia ou discurso de despedida. Joaquim Barbosa havia anunciado a aposentadoria no fim de maio. Com a saída do primeiro negro a presidir o STF, Ricardo Lewandowski passa a ocupar o cargo, após o recesso da corte. O ministro Gilmar Mendes classificou a era de Barbosa como a mais conturbada do Supremo.

EX-PRESIDENTE DA FRANÇA CEDE ENTREVISTA APÓS DETENÇÃO

   Nicolas Sarzoky (Foto) concedeu entrevista à emissora francesa TF1, exibida na quarta-feira (2), e se defendeu da acusação de tráfico de influência que o fez ser detido, por cerca de 10 horas, pela justiça francesa, um dia antes. O ex-chefe de estado se disse indignado com o caso e afirmou se tratar de uma ação que visou prejudicar sua reputação. As acusações dão conta de que o então presidente da França estaria prometendo cargos a membros da justiça em troca de informações sobre processos em que era investigado por financiamento ilegal de campanha. Caso seja condenado, Sarkozy pode ser condenado a até 10 anos de prisão, além de pagar multa no valor de 150 mil euros.

VIADUTO DESABA E MATA DOIS EM MG

   O acidente aconteceu, na tarde da quinta-feira (3), quando a estrutura desabou, atingindo quatro veículos, deixando 2 pessoas mortas e outras 21 feridas. O viaduto, que integraria uma das linhas do BRT de Belo Horizonte, era uma das obras criadas para a Copa do Mundo, foi financiada pelo Governo Federal e era de responsabilidade das Construtoras Cowan e Consol. Um comitê formado por técnicos da Prefeitura e das empresas responsáveis pela obra e pelo projeto do viaduto vai investigar as causas da tragédia. No sábado, foi iniciado o processo de demolição e retirada da estrutura.

NEYMAR FRATURA VERTEBRA E DEIXA O MUNDIAL

   A notícia foi dada pelo médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, horas depois de o jogador brasileiro ser atendido em um hospital de Fortaleza, na sexta-feira (4). Neymar (Foto) foi atingido pelo colombiano Zuñiga, aos 40 minutos do segundo tempo, na partida das quarta-de-final contra a Colômbia. Segundo os primeiros exames, o atacante fraturou uma vértebra e terá de usar colete por algumas semanas, sem a necessidade de cirurgia. Neymar voltou com a delegação brasileira para a Granja Comary, mas deixou a concentração, no sábado, seguindo para sua casa na cidade do Guarujá, em São Paulo. A saída precoce do artilheiro do Brasil na copa foi destaque em sites e jornais de todo mundo.

BEBÊ É ENCONTRADO EM BANHEIRO NO INTERIOR DE PE

   Um recém-nascido foi encontrado em um banheiro do mercado público da cidade de Cumaru, no Agreste de Pernambuco, na manhã do sábado (5). As duas mulheres que encontraram o menino disseram que ele ainda estava com o cordão umbilical, sujo de sangue e envolvido em um lençol. A Polícia Militar levou o bebê para a Unidade Mista de Saúde Santa Terezinha, onde ele passou por exames, e o colocou a disposição do Conselho Tutelar da cidade e da Justiça. A Polícia está à procura da mãe da criança.

Fontes: G1, Veja, Ig, BBC, Folha de São Paulo, Reuters.
Fotos: Convenção do PSDB São Paulo (Danilo Verpa / Folhapress); Rodrigo Paiva (Fotoarena / Imago); Nicolas Sarkozy (Extraída do site “Republica.com”); Neymar (Reprodução / Transmissão Fifa).

Comentários