TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (8 a 14 de Setembro)

BRASILEIRO NO HALL DA FAMA DO BASQUETE
 
   Oscar Schmidt (Foto), de 55 anos, foi incluído no Hall da Fama do Basquete, no domingo (8). A cerimônia aconteceu na cidade de Springfield, nos Estados Unidos. Ele é o terceiro brasileiro a figurar entre os melhores do mundo. Os outros dois foram Ubiratan Maciel e Hortência. O “Mão Santa” recebeu o certificado das mãos de Larry Bird, um dos grandes atletas da história do basquete. Atualmente, Oscar luta contra um câncer no cérebro, descoberto há dois anos.
BAIXISTA DO CHARLIE BROWN JR SE MATA EM SP 

   O ex-baixista do Charlie Brown Jr, Luiz Carlos Leão Duarte Júnior, conhecido como “Champignon” (Foto), cometeu suicídio na madrugada da segunda-feira (9), em seu apartamento no Jardim Caboré, zona oeste de São Paulo. O músico, de 35 anos, deu um tiro na cabeça, após voltar de um jantar em companhia da mulher, que foi levada ao hospital em estado de choque. A morte de Champignon aconteceu seis meses após a de Chorão, vocalista da banda que durou 20 anos, vitimado por overdose de cocaína.
SÍRIA CEDE PRA EVITAR AÇÃO DOS EUA  

   O chanceler sírio Walid al-Moualem disse, na terça-feira (10), que a Síria aceitou a proposta da Rússia para colocar as armas químicas sob controle internacional. A decisão visa anular os motivos, levantados pelos Estados Unidos, para uma ação militar no país. Na quarta-feira, a Rússia, que sempre foi contra a ofensiva, entregou o plano do controle de armas químicas aos norte-americanos. A proposta fez Barack Obama suspender a possibilidade de ataque à Síria.
CADÁVER ERA DE ASSASSINO DO BOLIVIANO
   A morte de Diego Freitas Campos (Foto) foi confirmada, na quarta-feira (11), pela Polícia Civil de São Paulo. O jovem de 20 anos era acusado de ter dado o tiro que matou o boliviano Bryan Yanarico Capcha (Foto), de 5 anos, durante um assalto em 28 de junho. Diego havia fugido de um cerco policial na época do crime. O corpo foi encontrado cinco dias após, com 12 tiros de arma calibre 38. Dos cinco integrantes do assalto aos bolivianos, apenas o menor de idade está vivo, internado na Fundação Casa.
PASTOR É CONDENADO POR ESTUPRO

   Marcos Pereira da Silva foi condenado a 15 anos de prisão por estupro, na quinta-feira (12). A sentença foi anunciada pela 2ª Vara Criminal de São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Os crimes foram cometidos nas dependências da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), da qual Marcos é fundador e líder e a vítima era frequentadora. O pastor está preso desde 8 de maio em presídio do complexo de Gericinó, em Bangu. A defesa confirmou que irá recorrer da sentença, inclusive, em cortes internacionais.
CASO JUAN É ENCERRADO COM CONDENAÇÕES

   Os quatro policiais militares envolvidos na morte do estudante Juan Moraes (Foto) foram condenados, na madrugada da sexta-feira (13), após o júri na 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Edilberto Barros do Nascimento recebeu pena de 66 anos de prisão. Isaías Souza do Carmo e Rubens da Silva tiveram a mesma sentença: 36 anos. Por fim, Ubirani Soares foi condenado a 32 anos de cadeia. O crime ocorreu em 20 de junho de 2011 na favela do Danon. A família do menino, que está sob proteção, não acompanhou o júri. A defesa dos réus prometeu recorrer da decisão.
EX-MINISTRO DE LULA É ENTERRADO EM SP

   O corpo do Luiz Gushiken (Foto) foi enterrado no sábado (14), no Cemitério Redentor, em São Paulo. Ele morreu na sexta-feira, no Hospital Sírio Libanês, vítima de falência múltipla de órgãos, após onze anos lutando contra um câncer no estômago. Gushiken foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, na década de 80, e se tornou companheiro fiel de Luis Inácio Lula da Silva. Foi deputado federal e ministro da Secretária de Comunicação do Governo Lula. Teve o nome envolvido no “Mensalão”, mas foi inocentado pelo STF, em função da falta de provas.
Fontes: Bol, Uol, Yahoo, G1.
Fotos: Oscar Schmidt (Steven Senne / AP); Champignon (Extraída do site “Xtreme Ears”); Diego Campos e Bryan Yanarico (Montagem: George Luiz / G News Blog); Juan Moraes (Reprodução); Luiz Gushiken (Extraída do site “Isto É”).

Comentários