TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (15 a 21 de Setembro)

PARADA LEVA MULTIDÃO ÀS RUAS NO RECIFE

   A 12ª edição da Parada da Diversidade do Recife (Foto) aconteceu no domingo (15) e contou com a participação de 150 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. A organização do evento, por sua vez, falou em um número maior: 750 mil. O desfile ocorreu na Avenida Boa Viagem e foi conduzido por 12 trios elétricos. A festa contou com show da cantora Gaby Amarantos e participação de famosos e políticos. Cerca de 30 pessoas foram detidas por pequenos furtos e agressões.
COSTA CONCÓRDIA É RESGATADO
   A operação de regaste do navio Costa Concórdia foi realizada na segunda-feira (16), na Ilha de Giglio, na Itália. Cerca de 500 pessoas, de 26 países, trabalharam na ação que reergueu o navio. Desde o acidente, em 13 de janeiro de 2012, o Costa Concórdia estava inclinado, encostado nas rochas com as quais se chocou. 2 bilhões de dólares foram investidos no resgate. Das 4.200 pessoas que viajavam no cruzeiro, 32 morreram, duas delas nunca foram encontradas. O trabalho durou 19 horas.
MORTES E MISTÉRIO EM SP
   Cinco pessoas de uma mesma família foram encontradas mortas, na madrugada da terça-feira (17), na residência onde moravam em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo. Os corpos da mulher e dos quatro filhos, sendo três meninas e um menino, não aparentavam sinais de violência. A polícia trabalha com a hipótese de envenenamento e o namorado da mulher foi preso, suspeito do crime. Alimentos consumidos pela família foram recolhidos para exames toxicológicos. As vítimas tinham idades entre 9 e 42 anos. A morte por inalação de gás tóxico também é investigada.
VAI COMEÇAR DE NOVO...
   Doze réus no julgamento do “Mensalão” terão os processos revistos após a decisão favorável aos embargos infringentes do ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello (Foto). O último voto referente aos recursos foi anunciado na quarta-feira (18). Até então, a votação estava empatada, com cinco votos contra e cinco a favor. Com o novo julgamento, que só deve ocorrer em 2014, alguns réus poderão ter diminuição na pena e escaparem do regime fechado. Também há chance de prescrição de crimes.
BANCÁRIOS CRUZAM OS BRAÇOS
   A greve teve início na quinta-feira (19) e atingiu todas as capitais brasileiras. Contudo, a adesão da paralisação por tempo indeterminado foi maior nas instituições públicas. A decisão de parar as atividades ocorreu na semana anterior. A categoria reivindica reajuste salarial de 11,93%, o fim das demissões, melhores condições de trabalho, entre outras questões. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta de reajuste de 6,1% sobre todas as verbas salariais. No Recife, 600 agências participaram no primeiro dia do movimento grevista.
EMPREGOS REISTRAM NÚMEROS POSITIVOS
   O Ministério do Trabalho divulgou, na sexta-feira (20), números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que mostraram o crescimento na geração de empregos no país durante o mês de agosto. No total, 127.648 vagas foram abertas no período, o que representa um aumento de 0,32% em relação ao mês anterior. O setor de serviços foi o que liderou o ranking, com 64.290 postos gerados. A agricultura se destacou negativamente, perdendo mais de 12 mil postos de trabalho.
EM CIMA DA HORA
   A Síria entregou, no sábado (21), todas as informações sobre suas armas tóxicas a Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ). As informações serão analisadas pelo secretariado técnico do órgão. Os dados foram entregues na data limite imposta, pelo acordo entre Estados Unidos e Rússia, para evitar a ação militar proposta pelos norte-americanos. Os russos chegaram a ameaçar retirar o apoio à Síria, caso o país não entregasse o controle de suas armas químicas, estimadas em mil toneladas de toxinas.
Fontes: Pernambuco.com, G1, Ig, Bol, R7, Uol.
Fotos: Parada da Diversidade (Extraída do site “Blog Social 1”); Costa Concórdia (Andrew Medichini / AP); Celso de Mello (Fellipe Sampaio / SCO / STF).

Comentários