TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (22 A 28 DE SETEMBRO)


MERKEL VENCE ELEIÇÕES NA ALEMANHA

   O terceiro mandato da chanceler alemã Angela Merkel (Foto) foi confirmado após as eleições legislativas do domingo (22). Foram 41,5% dos votos, oito pontos a mais do que o registrado pelo partido conservador nas eleições de 2009, contra 25,7% do partido social democrata. Merkel é a terceira líder a conquistar o terceiro mandato na história da Alemanha. Outra marca que poderá ser batida pela chanceler será o de líder europeia com mais tempo no poder, o recorde atual é da britânica Margaret Thatcher, que foi primeira-ministra da Grã-Bretanha por 11 anos.
POLÍCIA ENCONTRA ASSASSINA DA UNICAMP
 
   Anderson Mamede, de 21 anos, prestou depoimento à polícia, na segunda-feira (23) e apontou à namorada, Maria Tereza Peregrino, de 20, como autora da morte de Denis Casagrande (Foto), durante festa na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dois dias antes. Segundo o jovem, um desentendimento causou a briga. Anderson agrediu Denis com um skate. Já Maria Tereza desferiu o golpe alegando legítima defesa, já que a vítima teria tentado abraçá-la. Ambos foram presos temporariamente, por 15 dias, após decisão judicial, na sexta-feira. O casal não resistiu à prisão.
SEQUESTRO DE SHOPPING TERMINA NO QUÊNIA
 
   O presidente queniano, Uhuru Kenyatta, anunciou na terça-feira (24), o fim do sequestro no shopping Westgate, na cidade de Nairóbi. O estabelecimento foi invadido e tomado pelas forças de segurança do país após três dias do ataque. Durante a ação, fortes explosões destruíram três andares do shopping. O número total de mortos chegou a 72. Cinco integrantes do grupo radical Al Shabad, autor do atentado, morreram e outros 11 foram presos. No sábado, jornais informaram que governo foi alertado sobre um possível ataque, através do Serviço Nacional de Inteligência.
INCÊNDIO CAUSA PÂNICO EM SC
   A fumaça se alastrou por várias cidades, na quarta-feira (25), após a explosão e incêndio de um galpão de fertilizantes em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Centenas de famílias deixaram suas casas para evitar a inalação do gás. As cerca de 10 toneladas de Nitrato de Amônia pertenciam à empresa Global Logística. Só na sexta-feira, após 50 horas de trabalhos do Corpo de Bombeiros, a situação voltou ao normal na cidade. O governo do estado prometeu rigidez na fiscalização dos armazéns após o ocorrido.
LUTADOR BRASILEIRO MORRE AOS 26 ANOS
 
   Leandro Caetano de Souza, o “Feijão” (Foto), morreu momentos antes de uma pesagem para luta do Shooto 43, na quinta-feira (26), em Botafogo, zona sul do Rio. O lutador de 26 anos precisava perder 900 gramas e decidiu fazer sauna, onde acabou se sentindo mal. Feijão foi socorrido para o hospital, falecendo minutos depois. A causa da morte não foi confirmada. O evento, que aconteceria na sexta-feira, foi cancelado em função do falecimento de Leandro. O corpo do lutador foi enterrado neste sábado.
TERMINA JULGAMENTO DO CASO FRIBOI
 
   Após quatro dias de júri, os dois acusados de planejar e contratar os executores do assassinato do diretor executivo da Friboi, Humberto Campos Magalhães, foram condenados na sexta-feira (27). Giselma Carmem Campos (Foto), ex-mulher do executivo, recebeu pena de 22 anos e seis meses de prisão. Ela não foi presa, já que o STF concedeu liberdade enquanto o processo fosse julgado. Kairon Valter Alves, irmão dela, foi condenado há 21 anos. A defesa dos dois prometeu recorrer da sentença.
PAQUISTÃO SOFRE NOVO TERREMOTO
   Mais um terremoto atingiu o Baluquistão, no sudoeste do Paquistão, no sábado (28). O tremor, de magnitude 6,8 na escala Richter, não deixou feridos, destruição nem alerta de tsunami. A mesma região foi atingida, três dias antes, por um terremoto que deixou o saldo de 515 mortos e devastou a região de Awaran. O tremor, de 7,7 graus, foi tão grande que foi sentido na capital de Nova Déli, a centenas de quilômetros, e causou a elevação do mar, criando uma ilha de lama na costa do país.
Fontes: G1, Uol, O Globo, Estado de São Paulo, Veja.
Fotos: Angela Merkel (AP); Daniel Casagrande (Reprodução / Facebook); Leandro Feijão (Reprodução); Giselma Carmam Campos (Futura Press / Folhapress).

Comentários