HISTÓRIA TELEVISIVA AO ALCANCE DE TODOS

Cinemateca Brasileira disponibiliza vídeos históricos

   Na semana em que se comemora 63 anos de inauguração da primeira emissora de televisão do Brasil, a Tv Tupi, o G News Blog traz uma dica especial para os saudosistas de plantão... e, porque não, para a juventude interessada em conhecer o passado do mais popular meio de comunicação do planeta no país.
   Imaginem ter a chance de ver um telejornal exibido há 40 anos e assistir notícias veiculadas num dia em que sequer havíamos nascido. Nos dias atuais isto já é possível graças aos canais de vídeos, nos quais usuários de diversas faixas etárias decidem compartilhar gravações antigas com outros saudosistas e curiosos.
   É evidente que por se tratar de gravações amadoras, o áudio nem sempre está afinado e as imagens têm problemas de visualização, entre outros problemas que atrapalham a vida do receptor. Contudo, um trabalho primoroso da Cinemateca Nacional está disponibilizando parte do acervo da emissora do Grupo Associados na rede, através do Banco de Conteúdos Culturais.
   Tudo começou quando o órgão estatal recebeu milhares de fitas e rolos de filmes com títulos que fizeram parte da história do canal. Após uma seleção, o material passou a ser digitalizado e disponibilizado na página da Cinemateca. Além os telejornais, as novelas da Tupi têm um espaço especial.
   Na página, o internauta pode encontrar capítulos inteiros das telenovelas apresentadas, a maioria com especificação do número do capítulo e a data de exibição. O mesmo ocorre com matérias jornalísticas, com direito até a reprodução dos roteiros de telejornais, que podem ser baixados pelos usuários. Uma verdadeira relíquia para estudantes de comunicação.
   Clássicos como “O Direito de Nascer”, “Éramos Seis” e “Beto Rockefeller” estão no acervo de novelas. Entre os vídeos do jornalismo, encontram-se matérias sobre a Copa de 70, entrevista com o ex-presidente chileno Augusto Pinochet e notícia sobre o da Argentina, Juan Domingo Perón.
   Todos os vídeos estão disponíveis na página da Tv Tupi, no site do Banco de Conteúdos Culturais, através do site: http://www.bcc.org.br/tupi.

Comentários