TOP SEVEN – APONTAMENTO DE NOTÍCIAS (20 a 26 de Janeiro)

SEGUNDO MANDATO DE OBAMA COMEÇA NOS EUA


   A cerimônia de posse, que durou dois dias, teve início no domingo (20), com o juramento. A primeira-dama Michele Obama e as filhas, Malia e Sacha, participaram do evento no salão azul da Casa Branca. O presidente Barack Obama (Foto) fez o juramento com a mão na bíblia, ato administrado pelo presidente da Suprema Corte do país. A segunda parte da posse foi marcada pelo discurso no capitólio, sede do congresso dos Estados Unidos.


INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA É IMPLANTADA EM SP

   A iniciativa entrou em prática, na segunda-feira (21), na capital paulista e é fruto de parceria entre o governo estadual e o Poder Judiciário. A partir de agora, se os familiares decidirem pela internação de um familiar dependente químico pode conseguir a internação compulsória. Cerca de 700 vagas foram colocadas à disposição das famílias. Houve protestos quanto à decisão. O Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) conta com a presença de juízes e promotores.

MARCOS VALÉRIO É CONDENADO POR FRAUDE

   A Procuradoria da República de Minas Gerais anunciou, na terça-feira (22), a condenação de Marcos Valério (Foto) pelo crime de fraude nas declarações do Imposto de Renda nos anos de 2001 e 2002. Além da pena de quatro anos de prisão, Valério deverá pagar 120 dias multa. O Ministério Público disse que a mulher de Valério participou da fraude, contudo, ela foi absolvida. A defesa já avisou que deve recorrer da sentença. Valério foi condenado, no ano passado, a 40 anos de prisão, pelo caso do “Mensalão”.

43° FÓRUM ECONÔMICO TEM INÍCIO NA SUIÇA

   O encontro entre empresários, líderes políticos e chefes de estado teve início na quarta-feira (23) e ocorreu na estação de esqui de Davos, na Suíça. Durante três dias, cerca de 2.500 participantes vão debater a realidade econômica mundial pós-crise. Apenas dois nomes representam o Brasil na reunião, os presidentes do Banco Central e do BNDES, Alexandre Tombini e Luciano Coutinho, respectivamente. A presidente Dilma Rousseff foi convidada, mas não compareceu.

JORNAL PUBLICA FOTO FALSA DE CHÁVEZ



   A fotografia que sugeria ser do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, entubado numa cama de hospital foi publicada, na quinta-feira (24), no jornal “El País” (Foto), da Espanha e causou polêmica logo após sua circulação. Após descoberta a farsa, o jornal retirou as edições das bancas e o post do site oficial. Um jornalista italiano, Tommasso Debenedetti, teria enviado as imagens para agências de notícias. As fotos seriam de um vídeo do You Tube, postado em 2008.


REBELIÃO DEIXA MAIS DE 50 MORTOS NA VENEZUELA


   O motim ocorreu na Penitenciária Centro Ocidental, na sexta-feira (25), após a notícia de que haveria uma inspeção para confiscar armas dentro da instituição. No total, 54 pessoas foram mortas, incluindo um membro da guarda nacional, e dezenas ficaram feridas. A guerra entre grupos rivais, unida à interferência dos soldados, teria causado a onda de violência. A carceragem venezuelana, atualmente, abriga cerca de 50 mil prisioneiros em 34 penitenciárias. 


FUGA DE PRESOS GERA TUMULTO NO RECIFE


   Vinte e um detentos fugiram do presídio Frei Damião de Bozzano, que fica no complexo prisional Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, zona oeste do Recife. A ação ocorreu na manhã do sábado (26), durante a visita íntima, quando parentes entravam no complexo. Cinco detentos e dois agentes ficaram feridos na investida e foram socorridos. Até o final da tarde, 16 fugitivos já tinham sido recapturados. A segurança no local foi reforçada.

Fontes: Portal Ig, EBC, Globo.com, BBC Brasil, Portal Ig, PE 360 graus.
Fotos: Barack Obama (Brendan Smialowski / Reuters); Marcos Valério (Lalo de Almeida / Folha); Fórum Mundial (Extraída do site “RFI português”); El País (Reprodução).

Comentários