O "DESCANSO" DE JOSÉ ALENCAR

Depois de 13 anos de luta, 17 cirurgias nesse período, O ex-vice-presidente da República José Alencar, de 79 anos, morreu na tarde desta terça-feira. A notícia foi dada por volta das 14h41 por médicos que o atendiam no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O ex-vice-presidente voltou a ser internado, às pressas, na tarde de segunda-feira (28), com fortes dores abdominais causadas por uma nova obstrução intestinal que foi seguida de sangramento. Ele chegou ao hospital acompanhado da mulher, filhos e netos e foi direto para a UTI. Alencar tinha recebido alta há 12 dias.

Em entrevista coletiva dada na manhã desta terça, os médicos disseram, através de boletim, que a situação era crítica e que estavam fazendo de tudo para diminuir o sofrimento de José Alencar, que estava sentindo muita dor. Os novos problemas foram seqüelas dos tumores cancerígenos do abdômen. A equipe responsável foi coordenada por Paulo Hoff, Raul Cutait, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão.

Foto: Keiny Andrade/AE
José Alencar Gomes da Silva nasceu em 1931 e foi um dos maiores empresários da indústria Têxtil do Brasil, Fundando a Coteminas. Hoje, o grupo foi entregue aos três filhos e fatura 2,4 bilhões por ano. Começou a trabalhar ainda na adolescência, aos 18 anos, abria sua primeira loja com a ajuda do irmão. Apesar das atividades de empresário, Alencar tinha desejo de migrar para a política. Foi Senador por Minas Gerais e integrou a chapa de Lula em 2002. Assumiu por diversas vezes a presidência do país durante os oito anos de governo. Seu quadro teve piora dias antes do natal e o impediu de comparecer a posse de Dilma Roussef no dia 1 de janeiro.

Uma das duas sedes da Coteminas, fundada por José Alencar

Lula e Dilma estão em Portugal, onde o ex-presidente foi receber o título de "Doutor honoris causa" da Universidade de Coimbra. Os dois adiantarão a volta para comparecer ao funeral. A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias pela morte de José Alencar.

O corpo do ex-vice-presidente deixou São Paulo no início da manhã desta quarta-feira (30) com destino à Brasília, chegando na capital do país por volta das 10h15. Ele será velado com honras de Chefe de Estado e foi recebido pelos principais líderes do país. O funeral segue em Brasília até amanhã, quando será levado para Minas, onde deve ser enterrado no mausoléu da família.


Comentários