RONALDO PENDURA AS CHUTEIRAS

O jogador Ronaldo, de 34 anos, anunciou, na manhã de segunda-feira (14), o afastamento definitivo do futebol profissional. A entrevista coletiva começou às 10h30 e aconteceu no CT Joaquim Grava, onde acontecem os treinamentos do Corinthians e mobilizou jornalistas do Brasil e do mundo. Antes, porém, Ronaldo se despediu dos companheiros de equipe. Dores musculares anteciparam sua aposentaria, antes, marcada para acontecer só no final do ano. O atacante também informou que tem hipotireoidismo, o que causa uma baixa produção de hormônios pela tireóide e que, seria a culpa do seu aumento de peso, que virou chacota nos últimos anos.

A ultima vez que entrou em campo, foi na derrota para o Deportes Tolima, da Colômbia. Quanto a isso, Ronaldo pediu desculpas aos torcedores e ao time pelo fracasso na Libertadores da América. Acompanhado dos dois filhos, Ronald e Alex, que foi recentemente reconhecido, Ronaldo finalizou sua despedida e foi aplaudido pelos colegas e comissão técnica do Corinthians.

A carreira do atacante começou no São Cristovão, time do Rio de Janeiro. Em 1993 estreou como profissional no Cruzeiro e começou a trilhar o caminho do sucesso. Um ano depois, foi convocado por Carlos Alberto Parreira para fazer parte do time tetracampeão na Copa do mundo de 1994, apesar de ter ficado no banco de reservas. Ronaldo saiu do país logo após a competição, indo para o PSV, da Holanda. Passou pelo Barcelona em 1996, ano em que foi eleito o melhor jogador do mundo. O título se repetiu em 1997. Em seguida, foi para o Internazionale, de Milão. Na Copa do Mundo de 1998, ficou marcado pelo problema de saúde às vésperas da final contra a França, quando o país perdeu a chance do penta campeonato. Começaram os problemas com o joelho, durante a passagem pela Itália ficou mais de um ano longe dos gramados. Na Copa de 2002 voltou a brilhar, sendo o artilheiro do mundial, com 8 gols. Depois foi para o Real Madri, da Espanha, onde ficou de 2002 à 2007, quando se transferiu para o Milan. Na copa do mundo de 2006, Ronaldo bateu o recorde de 15 gols em copas, se tornando o maior artilheiro de todas as edições da competição desde seu início.



Como os problemas estavam deixando-o mais fora de campo do que dentro, Ronaldo decidiu voltar pra casa e, em 2009, assinou contrato com o Corinthians. No primeiro ano, muitos gols e respeito da torcida, mas os problemas se tornaram constantes e Ronaldo voltou a se afastar. A derrota para o Deportes Tolima, na fase de classificação de grupos para a Taça Libertadores da América 2011 foi o fim da história do craque nos campos.

Comentários