NOTAS DO BRASIL

FESTA PREJUDICADA

Um Incêndio de grandes proporções destruiu quatro barracões de Escolas de Samba do Rio de Janeiro na manhã da segunda-feira (7). O fogo se alastrou rapidamente devido a grande quantidade de material inflamável no local. O mais atingido foi o da Acadêmicos do Grande Rio, vice campeã do carnaval do ano passado. A cidade do Samba fica na Zona Portuário do Rio e comporta 14 barracões, construídos para abrigar os carros alegóricos e fantasias dos desfiles, esse ano, marcados para o início de março. Os outros barracões atingidos foram o da Portela, da União da Ilha e da própria Liga das Escolas de Samba, a Liesa.

No momento do incêndio, às 7h, alguns integrantes já estavam no local trabalhando, porém não existem registros de feridos com gravidade. O fogo só foi controlado cerca de 4 horas depois. Segundo o presidente da Liesa, Jorge Castanhera, o orçamento dos desfiles das escolas atingidas varia de 5 a 7 milhões de reais e já estava quase tudo pronto para o carnaval. A União da Ilha perdeu 900 fantasias e segundo o seu presidente, é impossível reconstruir o que foi perdido em 20 dias.

Apesar de todo o estrago causado, a Prefeitura do Rio e as demais agremiações prometeram ajuda as escolas atingidas, cedendo profissionais e dinheiro. Não existe a possibilidade de não desfilarem esse ano. A Liesa também decidiu que não haverá rebaixamento para o grupo de acesso, já que em termos técnicos, as três escolas seriam prejudicadas e correriam o risco de sair do grupo especial. Uma comissão está apurando o que causou o incêndio.

BEIRA-MAR TÁ LOGO ALI

Luís Fernando da Costa, o traficante Fernandinho Beira-Mar, está em outra prisão. Ele e mais quatro detentos foram transferidos para a Penitenciária de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, às 18h30 da noite de sábado (5). A operação, feita em sigilo, contou com uma aeronave da FAB, escolta de 20 agentes penitenciários federais no Paraná e outros 30 em Mossoró. Beira-Mar estava no Presídio Federal de Catanduvas, mas já havia passado por Bangu, no Rio de Janeiro, Maceió, Brasília e Florianópolis. A transferência faz parte do plano de mantê-lo em presídios diferentes e vem acontecendo desde 2006.

A Penitenciária onde ele deve passar os próximos meses é uma das cinco Federais espalhadas pelo país e a única da Região Nordeste. Tem capacidade para 208 homens, que ficam em celas isoladas, e está no complexo Mário Negócio, a 15 Km da cidade de Mossoró. Fernandinho Beira-Mar está preso há 10 anos e foi condenado a 120 por uma série de crimes, que vão desde tráfico internacional de drogas até assassinatos.

Foto: Rodrigo Vianna/G1

Comentários