TOP SEVEN (7 a 13 de Abril)

CORPO DE ZIRALDO É VELADO E CREMADO NO RJ

   Os funerais do cartunista foram realizados no domingo (7), no Rio de Janeiro. Após o velório, ocorrido no Museu de Arte Moderna, o corpo de Ziraldo (Foto) foi sepultado no Cemitério São João Batista. De acordo com a família do cartunista, ele morreu de causas naturais, por volta das 15h do dia anterior, em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul da capital fluminense. Ziraldo Alves Pinto tinha 91 anos, nasceu em Caratinga (Minas Gerais) no dia 24 de outubro de 1932 e era o mais velho de sete irmãos. Seu nome foi escolhido com a junção dos nomes dos pais, Zizinha e Geraldo. Leitor e desenhista assíduo desde criança, Ziraldo teve o primeiro desenho publicado aos 6 anos, no jornal "Folha de Minas", em 1939. A carreira profissional teve início na década de 1950, com passagens pelas revistas "Era uma vez...", A Cigarra" e "O Cruzeiro". 

   Em 1957 se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais e no ano seguinte se casou com Vilma Gontijo, com que teve os três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio. Além do trabalho como chargista político em veículos como "Jornal do Brasil", passou a produzir histórias em quadrinhos. "A Turma do Pererê", criada por Ziraldo, foi a primeira revista do gênero produzida no país. Mais tarde, lançou a própria publicação semanal: "O Pasquim", com textos humorísticos e ácidos sobre assuntos do cotidiano brasileiro. Durante o Regime Militar, Ziraldo chegou a ser detido, em 1968. Seu primeiro livro infantil, "Flicts", saiu no ano seguinte. Na linha editorial, o escritor produziu outro fenômeno: "O Menino Maluquinho". A história lançada em 1980 ganhou adaptações para televisão e cinema.

STF CONCLUI JULGAMENTO E NEGA PODER MODERADOR ÀS FORÇAS ARMADAS

  Último a votar no julgamento que analisou o papel das Forças Armadas no Estado Democrático de Direito, o ministro Dias Toffoli apresentou seu voto no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal na segunda-feira (8). Ele cravou a vitória por unanimidade do entendimento de que as Forças Armadas não são um poder moderador no Estado Democrático de Direito. A ação foi impetrada pelo PDT e teve como relator o ministro Luiz Fux. Ela questionava se as Forças Armadas poderiam promover uma "intervenção militar constitucional" ou uma "ruptura democrática" a partir da interpretação do artigo 142 da Constituição, como sugeriram membros do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro ao defenderem um possível golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. Toffoli classificou a hipótese levantada como "aberração jurídica" e afirmou que as próprias instituições que compõem as Forças reconheciam o entendimento do STF. 

TRE-PR REJEITA PEDIDOS DE CASSAÇÃO DE SÉRGIO MORO

   O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná concluiu, na terça-feira (9), o julgamento dos pedidos de cassação do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). As ações movidas pelos partidos PT, PL e pelo Ministério Público Eleitoral apontavam que o senador havia obtido vantagens sobre os candidatos nas eleições de 2022 por ter realizado pré-campanha à presidência e tendo gastos acima dos R$ 2 milhões. O relator da ação na Corte, desembargador Luciano Falavinha foi contra a cassação, rejeitou o argumento e foi seguido pelos ministros Claudia Cristofani, Guilherme Denz, Anderson Fogaça e o presidente do TRE-PR, Sigurd Bengtsson. Os desembargadores José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior concluíram que houve abuso de poder econômico e foram favoráveis à retirada do mandato. Com o placar final de 5 a 2, Moro comemorou a decisão e afirmou que as ações foram oportunismo dos opositores. PL e PT anunciaram que vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Até uma decisão final do TSE, Moro segue no cargo.

CÂMARA APROVA MANUTENÇÃO DA PRISÃO DE CHIQUINHO BRASÃO

   A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados votou, na quarta-feira (10), o parecer que pede a manutenção da prisão do deputado federal Chiquinho Brasão (Sem partido - Foto). Por 39 votos a 25, os integrantes da CCJ decidiram que o acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco deve seguir preso. O deputado federal João Leão (PP-BA) se absteve de votar. Com o fim da tramitação na principal comissão da casa, o parecer de Darci de Matos (PSD-SC) seguiu para o plenário da Câmara, onde precisava de 257 votos para ser aprovado. De acordo com a Constituição Federal, os deputados devem deliberar sobre prisões de parlamentares no exercício do mandato. Após a votação na CCJ, o parecer foi analisado no plenário da Câmara e, com 277 votos favoráveis, 129 contrários e 28 abstenções, a prisão foi mantida pela casa legislativa. Ainda na quarta-feira, o Conselho de Ética abriu o processo que pode cassar o mandato de Brasão. O parlamentar está preso desde o dia 24 de março por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. 

FAMÍLIA ANUNCIA MORTE DE O.J. SIMPSON NOS EUA

   A família do ídolo do futebol americano anunciou, na quinta-feira (11), sua morte aos 76 anos, vítima de complicações de um câncer de próstata. De acordo com o comunicado publicado em uma rede social, O.J. Simpson (Foto) morreu na quarta-feira em sua casa, na cidade de Las Vegas, cercado pelos filhos e netos. Orenthal James Simpson começou a jogar futebol americano durante os anos de escola e seguiu se destacando ao ingressar na universidade. Na década de 1970, O.J. se tornou estrela da equipe Buffalo Bills e da principal liga do esporte: A NFL. Ele foi indicado para o Hall da Fama do futebol americano em 1985 e também atuou em produções cinematográficas e séries de TV. 

   A trajetória de Simpson foi ofuscada quando ele foi acusado de cometer o assassinato da ex-mulher, Nicole Brown, e de seu amigo, Ronald Goldman, em 12 de junho de 1994. A caçada ao então suspeito rendeu uma das maiores perseguições da história dos Estados Unidos. Seu julgamento, no ano seguinte, também atraiu as atenções, com direito a transmissões por rádio e pela televisão. Ele foi absolvido das acusações. Anos depois, acabou condenado a 33 anos de prisão por crimes como sequestro, associação criminosa e roubo à mão armada. O.J. Simpson foi solto em 1º de outubro de 2017.

EMPRESÁRIO PASSA POR AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA EM PE

   Rodrigo Carvalheira (Foto) passou por audiência de custódia na sexta-feira (12), um dia após ser preso por suspeita de crimes sexuais. A Justiça manteve a prisão preventiva do empresário de 34 anos, que está no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna, o Cotel, na Grande Recife. As denúncias contra Carvalheira partiram de 3 mulheres que conviveram com ele e sofreram os abusos entre os anos de 2009 e 2019. De acordo com as vítimas, ele utilizava o mesmo "modus operandi": Primeiro dopava e depois abusava. Uma delas detalhou que o empresário lhe fez engolir um comprimido e desfaleceu. Ao acordar, ele estava por cima dela e com manchas de sangue pela casa. Em outro depoimento, a vítima foi levada a um motel contra a vontade após sair de uma festa na companhia de Rodrigo. O empresário e sua defesa negaram as acusações, que alegam ter "motivações políticas", e classificaram a prisão como "arbitrária". Além de ser proprietário de um restaurante e outros empreendimentos imobiliários, Rodrigo Carvalheira foi presidente do extinto PTB em Pernambuco e secretário de Turismo de São José da Coroa Grande, no litoral sul do estado. 

ATENTADO EM SHOPPING DEIXA SEIS MORTOS NA AUSTRÁLIA

   Um homem armado com uma faca atacou pessoas no principal shopping de Sydney, no sábado (13). De acordo com testemunhas, o agressor corria atrás dos frequentadores do Bondi Junction desferindo golpes. Além dos seis mortos, o ataque deixou outras oito pessoas feridas, incluindo um bebê de nove meses. Todas foram encaminhadas para hospitais da cidade pelo serviço de ambulância de NSW. Após o início do atentado, o complexo Westfield, onde fica o centro comercial, foi evacuado e fechado. A Polícia foi acionada e acabou matando o agressor a tiros. Até o fechamento desta postagem, a identificação do homem não havia sido divulgada. De acordo com as forças de segurança do país, o agressor agiu sozinho e nenhuma tese sobre a causa do ataque está descartada.

Fontes: G1, Veja, Uol, Ig e O Globo.

Fotos: Ziraldo (Divulgação); Chiquinho Brasão (Reprodução / TV Globo); O.J. Simpson (Reprodução); Rodrigo Carvalheira (Divulgação).    

Comentários