TOP SEVEN (31 de Março a 6 de Abril)

MICRO-ÔNIBUS DESGOVERNADO ATINGE PROCISSÃO E MATA 5 EM PE

   O domingo de Páscoa (31) foi marcado por uma tragédia no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes. A caminhada "Cristo Vive", promovida pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, era realizada pelas ruas da localidade quando foi interrompida por um micro-ônibus desgovernado. O motorista perdeu o controle do veículo, que fazia a linha "Marcos Freire/Barra de Jangada", e desceu uma ladeira da Avenida Barreto de Menezes em alta velocidade, atropelando dezenas de fiéis. O acidente deixou cinco mortos e 27 feridos. De acordo com testemunhas, o condutor do veículo ainda tentou prestar socorro, mas foi agredido e precisou deixar o local. O primeiro atendimento foi realizado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os feridos com gravidade foram encaminhados para hospitais da Região Metropolitana do Recife. No dia seguinte, o motorista prestou depoimento e o veículo passou por perícia na Delegacia de Prazeres. De acordo com órgãos de trânsito de Jaboatão dos Guararapes, tanto os documentos do micro-ônibus quanto os do motorista estavam regulares. A principal tese é que o veículo tenha apresentado falha nos freios.

CONDUTOR DE PORSCHE ENVOLVIDO EM ACIDENTE SE ENTREGA EM SP

   Fernando Sastre de Andrade Filho (Foto), de 24 anos, se apresentou ao 30º Distrito Policial do Tatuapé, na segunda-feira (1º). Ele era o condutor do Porsche que se envolveu em um acidente, na madrugada do dia anterior, que matou um homem de 52 anos. Após colidir na traseira do veículo modelo Renault Sandero, na Avenida Salim Farah Maluf, o empresário deixou o local com a ajuda da mãe. Daniela Cristina de Medeiros Andrade afirmou aos policiais que levaria o filho a um hospital particular para tratar de ferimentos. Os agentes liberaram ambos e, minutos depois, ao buscá-los para seguirem com os trâmites, que incluiriam o exame de bafômetro, não os encontraram em nenhuma unidade de saúde. O corpo do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana foi enterrado na segunda-feira. A Polícia analisa o procedimento dos agentes. O caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar), lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e fuga do local do acidente. Após prestar depoimento, Fernando Sastre deixou a delegacia. A Justiça de São Paulo negou o pedido de prisão. A segunda vítima do acidente, Marcus Vinicius Machado Rocha, que também estava no Porsche, segue internado em coma induzido na UTI do Hospital São Luiz Anália.

INCÊNDIO EM BOATE EM OBRAS MATA QUASE TRINTA NA TURQUIA

   Vinte nove pessoas morreram após um incêndio atingir uma boate em obras no centro de Istambul, na terça-feira (2). O fogo se alastrou rapidamente no estabelecimento que fica no térreo de um edifício residencial de 16 andares. Além das mortes, o incêndio deixou uma pessoa ferida, que foi levada para um hospital local em decorrência da gravidade. No total, 86 agentes e 31 viaturas do Corpo de Bombeiros participaram da operação de combate às chamas. De acordo com o ministro da Justiça da Turquia, Yilmaz Tunç, cinco pessoas foram presas, incluindo o proprietário do clube e o responsável pela reforma. Após o término do incêndio, equipes de especialistas em segurança ocupacional realizaram uma vistoria e coletaram evidências que devem apontar as causas do fogo.

TERREMOTO MATA TREZE E FERE MAIS DE MIL EM TAIWAN

   O tremor de 7,4 de magnitude atingiu a costa leste de Taiwan na quarta-feira (3), levando caos à população, causando doze mortes e deixando 1.123 feridos. O terremoto ocorreu na Ilha de Ishigaki, a uma profundidade de 34,8 quilômetros, o que fez autoridades japonesas emitirem alertas de tsunami em duas de suas regiões. As Filipinas também alertaram para a formação de ondas gigantes nas áreas costeiras voltadas para o Oceano Pacífico. Todo território de Taiwan sentiu o tremor, mas Hualien, cidade mais próxima ao epicentro, foi a mais afetada pelo fenômeno. O município de aproximadamente 300 mil habitantes registrou a queda de aproximadamente 20 edifícios (Foto), sofreu com deslizamentos de terra, queda no fornecimento de energia e Internet, além do perigo de tsunamis em sua costa. Este foi o maior abalo sísmico em Taiwan desde 1999, quando um terremoto de magnitude 7,6 arrasou o país, matou 2,4 mil pessoas e feriu outras 10 mil. Na quinta-feira foi a vez do Japão sentir um tremor de 6,1 de magnitude. O epicentro ocorreu a 100 km da costa japonesa, próxima a ilha de Honshu. Não houve registro de feridos nem danos materiais. Em balanço divulgado na sexta-feira, Taiwan informou que 13 pessoas seguiam desaparecidas e outras 634 estavam presas em escombros. No sábado, o número de mortos subiu para 13.

FUGITIVOS DO PRESÍDIO DE MOSSORÓ SÃO PRESOS NO PA

   A Polícia Federal anunciou, na quinta-feira (4), as prisões de Rogério da Silva Mendonça, de 33 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 35, ocorridas na cidade de Marabá. Ambos haviam fugido do presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na madrugada do dia 14 de fevereiro. Os detentos haviam aproveitado falhas nos protocolos de segurança para abrir um buraco próximo a luminária da cela. Eles utilizaram ferramentas utilizadas em uma reforma e fugiram pelo teto. Luzes e câmeras não estavam funcionando no momento da fuga. Uma força-tarefa com centenas de policiais foi montada para recapturar os fugitivos e mais de dez pessoas foram presas por suspeitas de terem dado apoio logístico para eles. As Secretarias de Segurança Pública dos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte fizeram cercos e mais de cem agentes da Força Nacional participaram das buscas, entre os dias 19 de fevereiro e 29 de março. Rogério cumpre pena de 74 anos de prisão e responde a mais de 50 processos, enquanto Deibson tem uma condenação de 81 anos de prisão. Segundo a Polícia, ambos são ligados a facção criminosa "Comando Vermelho". Eles prestaram depoimentos e retornaram à unidade prisional de Mossoró, desta vez, em celas separadas.

ISRAEL ANUNCIA RESPONSÁVEIS POR ATAQUE A ONG EM GAZA

   As Forças Armadas de Israel anunciaram, na sexta-feira (5), as demissões de dois comandantes da operação que matou sete membros da ONG World Central Kitchen no início da semana. A equipe da organização não governamental foi bombardeada na Faixa de Gaza quando voltava de uma ação de distribuição de alimentos para os palestinos. O inquérito interno das forças de segurança israelense apontou que os militares confundiram os integrantes do grupo com terroristas do Hamas. A conclusão não foi aceita pela ONG, já que funcionários os mortos utilizavam coletes e trafegavam em um veículo identificado com o logotipo da organização. A WCK também cobrou uma investigação paralela e independente. O fundador do grupo afirmou que o bombardeio foi intencional e que os militares sabiam do trajeto da equipe na região. No comunicado, Israel confirmou a demissão do comandante de apoio da brigada, a destituição do chefe do Estado-Maior e a repreensão de outros comandantes.

EX-VICE-PRESIDENTE É LEVADO PARA PRESÍDIO NO EQUADOR

   Jorge Glas (Foto) foi levado no sábado (6) para o presídio de segurança máxima La Roca, que fica em Guayaquil. A transferência aconteceu horas após o ex-vice-presidente do país ser preso pela Polícia local quando estava na embaixada do México na capital equatoriana. Glas estava na sede da representação diplomática desde dezembro de 2023 e havia acabado de receber asilo político do governo mexicano. No momento da invasão, o chefe da Chancelaria e Assuntos Políticos da embaixada, Roberto Canseco, foi agredido pelos agentes ao tentar evitar a violação do espaço. Na sequência, o ex-vice-presidente foi levado para a sede do Ministério Público em Quito. Glas atuou nas gestões de Rafael Correa e Lenin Moreno e foi acusado de desviar recursos enviados para a reconstrução de cidades litorâneas atingidas por um terremoto em 2016. Ele chegou a cumprir condenações por associação ilícita e suborno agravado, mas havia recebido um habeas corpus no fim de 2022, prometendo não fugir do país. Com o acesso à embaixada, considerado território estrangeiro, a Justiça do Equador decretou a prisão preventiva de Glas. A invasão à embaixada fez o presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador anunciar o rompimento das relações diplomáticas entre México e Equador. No Brasil, o Itamaraty condenou a prisão e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade ao governo mexicano.     

Fontes: NE10, G1, Terra, Ig e Agência EFE.

Fotos: Capa (Arte / G News Blog); Fernando Sastre (William Santos / TV Globo); Terremoto em Taiwan (Reprodução / X); Fugitivos de Mossoró (Polícia Federal); Jorge Glas (API).     

Comentários