TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (6 a 13 de Março)

EX-PRIMEIRA DAMA MORRE NOS EUA

   Nancy Reagan (Foto) morreu aos 94 anos, no domingo (6), após sofrer uma insuficiência cardíaca. Casada com Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos entre os anos de 1981 e 1989, Nancy se dedicou ao combate do abuso de drogas por crianças e adolescentes. Ela levou para as ruas, em meados da década de 80, a campanha "Just Say No" (Diga Apenas Não, em tradução livre). Do casamento com Reagan, ocorrido em 1952, quando ambos eram atores de Hollywood, nasceram dois filhos. O corpo de Nancy foi enterrado na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, em Simi Valey, na Califórnia, ao lado do corpo do marido, falecido em 2004 e considerado o maior ícone do conservadorismo na política americana.

TIROTEIO TERMINA COM DOIS MORTOS NA AUSTRÁLIA

   O ataque de um homem armado a um centro comercial em Inglebun, no sudoeste de Sidney, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas na Austrália. Após abrir fogo no local, o atirador foi encurralado pela polícia, fazendo três vítimas reféns. Depois de seis horas de negociação, os reféns foram liberados, em seguida, o atirador cometeu suicídio. A Polícia de Nova Gales do Sul não considerou o caso como ataque terrorista. Autoridades australianas ficarão a cargo das investigações.

MANIFESTAÇÃO DO DIA DA MULHER VIRA EMBATE POLÍTICO EM SP

   O dia Internacional da Mulher foi comemorado com uma manifestação em São Paulo, na terça-feira (8), contudo, foi marcada por confronto entre grupos pró e contra o governo de Dilma Rousseff. Do lado a favor, estavam centrais sindicais que lutavam contra o que chamam de golpe a presidente, enquanto grupos contra pediam a saída de Rousseff. Por volta das 16h, grupos se dividiram em frente ao Museu de Artes de São Paulo, o MASP, e houve princípio de confusão. A caminhada foi concluída em frente da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, na Praça da República.

PERCURSIONISTA NANÁ VASCONCELOS MORRE NO RECIFE

   O músico morreu na manhã da quarta-feira (10), aos 71 anos, em decorrência de complicações de um câncer no pulmão descoberto em 2015. Naná Vasconcelos (Foto) estava internado desde o dia 29 de fevereiro, quando passou mal durante um show em Salvador. O quadro teve uma piora quatro dias antes e ele foi levado para a Unidade de Tratamento Intensivo da Hospital Unimed Recife III. Desde os 12 anos, Naná teve envolvimento com a música, quando começou a tocar em bares e clubes. Foi na percussão que o artista se consagrou mundialmente, ganhado oito Grammys no decorrer da carreira. Por 15 anos, ele abriu o carnaval do Recife levando 300 batuqueiros ao marco zero da cidade. Artistas nacionais e regionais lamentaram a morte nas redes sociais. O Governo de Pernambuco decretou três dias de luto oficial. O enterro aconteceu no Cemitério de Santo Amaro, na quinta-feira, após o velório na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na região central do Recife. 

MP PEDE PRISÃO PREVENTIVA DO EX-PRESIDENTE LULA

   O pedido foi feito pelo Ministério Público de São Paulo, na quinta-feira (11), por supostos crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Tanto Lula (Foto) quanto a esposa, Marisa Letícia, são acusados de serem os verdadeiros proprietários de um triplex no Guarujá, que está em nome da Construtora Odebrecht, envolvida na Operação "Lava Jato". Outras 6 pessoas tiveram a prisão solicitada, entre elas, o presidente da Construtora OAS, Léo Pinheiro, e do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Os pedidos serão analisados pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, e ainda não tem previsão de data para a decisão. A investigação do caso do triplex corre paralelo as investigações da "Lava Jato". As prisões foram pedidas pelos promotores José Carlos Blat, Cássio Conserino e Fernando Henrique. O filho de Lula, Fábio Luis Lula da Silva, também foi denunciado. A defesa do ex-presidente refutou a denúncia e repetiu que o imóvel não pertence a Lula.

CHUVAS PROVOCAM CAOS NA GRANDE SP

   As fortes tempestades que atingiram o estado na madrugada da sexta-feira (11) deixaram mais de 20 mortos na Grande São Paulo e no interior. Foram registrados deslizamentos de terra em Mairoporã e Francisco Morato. Em Itatiba, na região de Campinas, um homem foi arrastado pelas correntezas. Mortes por afogamento também ocorreram nas cidades de Guarulhos e Cajamar. Uma reunião de emergência foi pedida pelo governador do estado, Geraldo Alckmin, para tratar do assunto. O contingente do Corpo de Bombeiros foi colocado a disposição para dar assistência nos resgates. As chuvas entre quinta e sexta-feira representaram 40% do esperado para o mês inteiro na cidade. No Centro de Entrepostos e Armazéns de São Paulo, a Ceagesp, o pavilhão de melancia ficou alagado e os comerciantes perderam todos os produtos. Vários pontos da capital foram interditados devido aos alagamentos. O mau tempo também causou atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos. No sábado, a presidente Dilma Rousseff sobrevoou as áreas atingidas e prometeu ajuda financeira.

JORNALISTA MORRE DE CÂNCER NO RJ

   Berto Filho (Foto) morreu às vésperas de completar 76 anos, no sábado (12), no Instituto Nacional do Câncer (Inca), na Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. O jornalista sofria com um câncer na garganta e no cérebro há dois anos. Chegou a ter uma melhora em 2015, na mesma época em que sua mulher acabou morrendo, mas a doença voltou. Após a morte da esposa, com quem viveu 55 anos, Berto foi morar no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Berto Filho fez história na Rede Globo, sendo o primeiro apresentador do "RJTV" e assumindo o "Jornal Nacional" e "Fantástico" nos anos 80. Um livro recém concluído deve ser lançado nos próximos meses.

Fontes: Ig, RTP, Diário de Pernambuco, Terra, Folha de São Paulo, G1.

Comentários